Como posso me tornar um grande investidor? - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

sábado, 25 de março de 2017

Como posso me tornar um grande investidor?

Vou explicar o caminho para se tornar um grande investidor




 Para se tornar um grande investidor você vai ter de ter sucesso em varias áreas, vou passar a descrever:



 - Sucesso na sua Carreira Profissional - a maneira mais rápida de aumentar o seu patrimônio, e ganhar mais dinheiro, para assim poder investir mais, consequentemente ficar mais rico, para fazer isso você deve começar por investir em você mesmo, se tornando um profissional com mais conhecimento, seja fazendo Pós-graduação, mestrado, ou doutorado,  e também investindo em conhecimento de informática, novas tecnologias, e cursos de línguas, também são muito importantes.

No seu trabalho procure ser pontual e assíduo, fazer sempre um excelente trabalho e aprender mais,  assim voce será um profissional de mais valor, logo ao fim de algum tempo, poderá ter uma promoção se ela não acontecer na sua empresa, fique atento as outras empresas, para arrumar um trabalho melhor, só deixe o trabalho, quando tiver certeza de outro melhor.




 -Finanças Pessoais - Organize suas finanças de maneira a poder investir entre 10% e 25% do seu salário liquido todos os meses, poderá anotar as suas despesas numa caderno de papel, numa folha de Excel, ou através de um aplicado de celular, o importante é que anote tudo desde os valores grandes como alugueis, contas de agua e luz, ate valores pequenos como os lanches, com esse controle vai poder discutir quais as coisas que você gasta de mais e não tira muito proveito, podendo cortar essas despesas, fazendo com sobre dinheiro e não perca qualidade de vida.

 Preciso nem dizer que se você quer ser um grande investidor não tenha dividas, acabe com elas, a partir dai comece a fazer sua reserva de emergência entre 6 meses e 12 meses do seu custo mensal, para poder resolver os imprevistos, e depois disso invista todos os meses sem falta entre 10% e 25% do seu salário liquido, assim você acabará por ficar com bom patrimônio.




   -Conhecimento -  Depois de cumprir os dois passos que estão em cima, ai você deve passar para o terceiro passo, a busca de conhecimento, se você quer ser um grande investidor leia muito, leia os livros do Benjamin Graham ( investidor intelingente e o Security Analyses), leia muitos livros de Warren Buffet,(incluindo anlise de Balanços)  de Peter Lynch (incluindo o jeito de Peter Lych investir), David Dreman, de Decio Bazin (faça fortuna com ações antes que seja tarde) do Jerimy Siegel (Investindo em ações para longo Prazo), Fundos Imobiliários - Investimento Inteligente em Imóveis - Danilo Bastos, leia o máximo que poder dos grandes investidores mundiais.

  Agora para analisar empresas estude os balanços das empresas na pagina da Bovespa e CVM e nas paginas de RI das empresas, aprenda sobre contabilidade, e balanços com a pratica os relatórios financeiros das empresas ficam mais fáceis para voce.

Por ultimo tenha atenção com  quem está gerenciando seu dinheiro leia o máximo sobre os administradores e gestores das empresas que voce pretende investir para ter um conhecimento se ele são gestores de sucesso capaz de continuarem tendo bons resultados.

 Um conselho para se tornar grande investidor leia livros, artigos e analise os balanços das empresas.




 -Experiência - Aqui você deve de ir com calma quantos mais anos você tem de mercado financeiro, mais capaz você fica, e melhor investidor você se torna. Tenha capacidade de aprender e melhorar com as escolhas erradas, elas sempre acabam acontecendo.

  Os grandes investidor como Warren buffet, ou Luiz Barsi tem mais de 50 anos de experiência em mercado financeira, quando voce tiver décadas de experiência, estará no caminho certo, mais preparado para ser um grande investidor.

 Meu conselho comece com calma na Renda Variável e vá aumentando a sua percentagem em Renda Variável a medida  que sua experiência aumenta ( fiz um post anterior sobre isso falando da importância da experiência e do conhecimento).




 -Controle emocional - é muito importante,  Peter Lynch fala é preciso ter estômago para ganhar dinheiro.

 Controle emocional e estômago para quando o mercado cair,  não sair vendendo e aproveitar para comprar quando as boas companhias em a preço de "saldo".

Controle emocional para  não comprar quando o mercado esta em alta e esta todo mundo está comprando a preços altíssimos.

 No livro de Benjamin Graham O Investidor Inteligente, este termo de inteligente tem um significado de inteligente emocional para comprar boas empresas em mercado de baixa quando estão a baixo do seu valor intrínseco ou comprar mais das que já possuiu, e não entrar em euforia quando o mercado sobe, nem medo com mercado desce.

Você deve possuir muito controle emocional, para não se deixar levar nem por o medo nem euforia.




 -Disciplina - Você terá que ter disciplina para economizar todos os meses para investir, disciplina para seguir seus próprios critérios para escolher ações e ser fiel a eles, sem hesitar.



 -Persistência - Você terá de ser persistente para aprender ser mais, para quando errar continuar, para não se deixar levar para baixas do mercado, terá que continuar seu caminho para o sucesso poupando, investindo e aprendendo com persistência.

 -Paciência - é preciso ter paciência para esperar alguns anos até que uma empresa fique com um preço descontado, e é preciso esperar mais anos ainda até que uma empresa que voce comprou suba de valor.

 Preciso ter paciência para esperar o mercado baixar o preço das ações boas que queremos comprar com desconto as vezes leva vários anos quando essas oportunidades aparecerem não hesite compre ações boas a preço de "saldo", é preciso paciência para conseguir ficar rico no mercado de ações, leva muito tempo é um processo bem lento, se alguém lhe prometer dinheiro e riqueza rápido, fique desconfiado, e fuja, ser rico e grande investidor leva muito tempo, leva décadas, por isso tenha paciência.

Warren Buffet fala que prazo para se manter uma ação é no mínimo 10 anos ou então toda a vida.


Espero lhe ter ajudado a mostrar o caminho para se tornar um grande investidor, é um caminho difícil, longo e que lhe vai tomar muito tempo, para isso é preciso que você goste de investimentos e ações para o caminho do aprendizado seja mais tranquilo e prazeroso, porém lembre-se que este caminho leva tempo, se alguém lhe prometer riqueza rápido fique desconfiado e fuja.







Aviso: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e  aprender máximo de educação financeira para tomar boas escolhas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário