Ações: Preço importa ou não? - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

sexta-feira, 24 de março de 2017

Ações: Preço importa ou não?

Na hora de investir em ações, fica uma duvida, será que o Preço importa ou não?



Depois de ler muitos livros e artigos dos maiores investidores formei a minha opinião, respondendo a pergunta aqui em cima colocada.

 

O Preço das Ações Importa ou Não?


 Antes de mais, quero dizer, que gosto  seguir a Analise Fundamentalista, mais concretamente a  filosofia do Value Investing e o Buy and Hold.

Tenho como referencias grandes Investidores como Benjamin Graham, Warren Buffet, Peter Lynch e Luiz Barsi.

Mas respeito todas as opiniões sobre o assunto.



Preço Importa para Warren Buffett


Vejamos o que os maiores investidores tem a dizer sobre o tema:

se estamos falando de meias ou ações eu gosto de comprar a mercadoria de qualidade quando mercado está em baixa - Warren Buffett

Muito melhor comprar uma companhia maravilhosa a um preço justo do que uma companhia justa a um preço maravilhoso - Warren Buffett

 Por essas duas frases retiramos que Warren Buffett o maior investidor do mundo, olha a qualidade da empresa, quando diz que  gosta de comprar empresas excelentes, mas também olha o  preço, tem de ser justo ou a baixo disso.


 Vou dar um exemplo, imaginemos a "Ação A" ,depois de analisarmos a empresa, chegamos a conclusão que ela é uma empresa maravilhosa,  e que o seu  valor justo seria 20 reais, segundo Warren Buffet ,podemos comprar essa empresa por 20 reias, seria um valor justo ou ate por menos, quando está em baixa.

Porém se comprarmos essa empresa por 40 reais, deixaria se ser um bom negocio. Porque está ao dobro do valor justo. Por isso, seja ações ou meias prefira comprar quando o mercado está em baixa.



Outro exemplo, ainda mais pratico para todos entenderemos, se comprarmos uma casa excelente, com boa solidez, com bom condomínio, com tudo excelente, mas que o seu valor  seja 1 milhão e  a comprarmos por 2 milhões, talvez nunca essa casa se valoriza-se até aos 2 milhões.

Assim sendo, você não terá rentabilidade, ou então que demore muitos e muitos anos ate que isso aconteça e você vai perder dinheiro em termos de custo de oportunidade desses anos todos.




Preço Importa para Luiz Barsi



 Agora Luiz Barsi que tem a falar  sobre o preço, o maior investidor pessoa física do Brasil:

Eu acho que não consideração do preço não é uma atitude das mais recomendáveis. - Luiz Barsi

Eu acho que o preço é um fator que influencia no yield. Ele é um dos determinantes do yield. - Luiz Barsi

  Esse motivo é fácil de entender, vamos pegar no exemplo acima da "Ação A" ,que  distribui de dividendos  1 real  por ano.

Se o preço  for 20 reias o seu Dividend Yield vai ser 5%, mas se ela manter 1 real por ano dividendos e voce comprar a ação por 40 reais, o seu Dividend  Yield vai ser de apenas 2,5%.

Por aqui se vê que quanto mais cara a ação o Dividend Yield fica menor, por isso ele diz que torce para que o mercado caia para poder comprar mais ações.






Preço Importa para Benjamin Graham



  No Livro Investidor Inteligente Benjamin Graham, ele recomenda que as pessoas comprem ações abaixo do seu valor intrínseco, para ter uma margem de segurança.

Por aqui se vê, que o preço é fundamental para ele. O preço tem de estar sempre abaixo do valor da empresa.

Uma empresa pode ser excelente, mas se o preço for muito alto acima do valor intrínseco, já pode não ser um bom investimento.

Essa empresa não tem margem de segurança, é arriscada, logo ele não aconselha a comprar.



Conclusão


 A minha opinião sobre esse assunto é que o preço importa,  devemos analisar sim com muito cuidado saúde e solidez financeira, quanto a empresa lucra, qualidade da administração e da gestão, perspectivas futuras da empresa e do setor,  mas também é essencial que a gente pague um preço justo ou abaixo do preço justo.

Para termos uma margem de segurança, que nos permita ter um retorno no futuro.





Aviso: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e  aprender máximo de educação financeira para fazer boas escolhas.




4 comentários:

  1. Bacana esse post! Acabei de fazer um semelhante no meu blog. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário.

    Legal ter feito um post com a sua opinião sobre o mesmo assunto.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  3. O preço também importa para o Bastter, hehehehe...
    Só que ele não admite. Mas merece o mérito porque conseguiu construir uma cápsula que "esconde" o preço da ação por meio do Bastter System.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá, Duda obrigado pelo comentário.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir