Regra dos 100 ou Regra dos 80 versus Conhecimento e Experiência, Qual é a melhor? - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

sábado, 25 de março de 2017

Regra dos 100 ou Regra dos 80 versus Conhecimento e Experiência, Qual é a melhor?

Neste vou Post vou explicar a Regra dos 100, a Regra dos 80, versus a do conhecimento e experiência, para saber qual é a melhor.





Regra dos 100 o que é?

 

 Regra dos 100 é bem simples, para saber a sua percentagem que deve ter em Renda Variável na sua carteira de investimento, basta fazer 100-a sua idade atual.

Exemplo :

Renda Variável = 100 - idade atual
supondo que sua idade é 20 anos fica Renda Variável = 100 - 20 = 80%

quando tiver 50 anos fica Renda Variável = 100 - 50 = 50%

Basicamente a sua Renda Varíavel começa alta quando voce é novo e vai diminuindo ao longo do tempo.


E a Regra dos 80 o que é?

 

É basicamente a mesma coisa, só que agora a Renda Variável é 80-idade autal, esta regra é um pouco mais conversadora.

Exemplo:

Renda Variável = 80 - idade atual
supondo que sua idade é 20 fica Renda Variável = 80 - 20 = 60%

quando tiver 50 fica Renda Variável = 80 - 50 = 30%

basicamente a sua Renda Variável começa alta quando voce é novo e vai diminuindo ao longo do tempo, .



  E o Conhecimento e experiência o que é?

 Diz que o investidor deve começar com pouca percentagem na Renda Variável, é indo com calma aumentando a sua percentagem, a medida que vai ganhando conhecimento e experiência, eu aconselho  por cada ano de experiência aumentar 3% .

Exemplo:

Renda Variável =3 x anos de experiência em Renda Variável

Suposto de a pessoa tem 10 anos de experiência em Renda Variável vem

Renda Variável =3 x 10 = 30 % em Renda Variável


Suposto de a pessoa tem 25 anos de experiência em Renda Variável vem

Renda Variável =3 x 25 = 75% em Renda Variável


Basicamente a sua Renda Variável começa baixa e vai aumentando ao longo do tempo, por cada ano de experiência em Renda Variável aumenta 3%

Gráfico da Percentagem de Renda Variável versus a idade da pessoa


Conclusão

 

As Regras mais conhecidas são as Regra dos 10 e dos 80, mas para mim não faz muito sentido começar aos 20 anos , com 60% (no caso das Regra 100) ou 80% (no caso da Regra dos 80) quando ainda se tem pouco conhecimento do mercado de Renda Variável e quase nenhuma experiência.

 Por outro lado o que eu é defendo exatamente o contrario da Regra dos 100 ou dos 80, o investidor deve começar bem calmo e tranquilo com pouca percentagem da sua Carteira, e ir aumentando a sua percentagem em Renda Variável a  medida que ganha anos de experiência e conhecimento no mundo dos mercados, (eu aconselho a aumentar 3% por cada ano de experiência).

Um motivo pelo qual eu acho que a Regra dos 100 e dos 80 não faz sentido, por exemplo Warren Buffet com 86 anos devia ter 14% da sua carteira neste momento em Renda Variável pela regra dos 100, ou 0% em Renda Variável pela Regra dos 80.
 Amesma coisa com com Luiz Barsi tem 78 anos devia ter 22% da sua carteira neste momento em Renda Variável pela regra dos 100, ou 2% em Renda Variável pela Regra dos 80.

É exatamente o contrario que acontece, ambos tem praticamente ou ate 100% da sua carteira em Renda Variável, pois com 50 anos de experiência e conhecimento dos mercados, e de aprendizagem continua são muito melhores investidores hoje, do que quando começaram a carreira, para eles o mercado já não tem segredos.

Que sentido faria a medida que o tempo passa é você vai ficando bom investidor, e aprendendo mais, diminuir a percentagem em Renda Variável, é exatamente o contrario deve começar devagar e ir aumentando conforme cresce a sua experiência e conhecimento como investidor.







Aviso: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e  aprender máximo de educação financeira para tomar boas escolhas.





 


2 comentários:

  1. Pra mim faz todo sentido seu pensamento, concordo com você sobre a regra do conhecimento e experiência.

    Como sou menos avesso a risco (talvez mais doido por assim dizer), penso em usar essa regra multiplicada por um valor maior que 3, como 5 por exemplo.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário

      Legal que voce vai usar, pode ajustar a regra a sua medida.

      Abraço e bons investimentos





      Excluir