Aprender a investir - Hora de Aprender dos 5 aos 10 anos investindo. - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Aprender a investir - Hora de Aprender dos 5 aos 10 anos investindo.

Aprenda a investir, como este post. Veja o que precisa melhorar dos 5 anos 10 anos investindo.


Nesta serie de Post  vou transmitir um  passo a passo para ajudar as pessoas a se tornarem investidores  e atingirem os seus objetivos e sua independência financeira.

Neste segundo Post vou falar sobre Hora  de Aprender dos 5 aos 10 anos de experiência como investidor.



Caso ainda não tenha lido, tem aqui a postagem anterior desta serie:

 

Hora de Aprender dos 5 aos 10  anos de experiência como  Investidor



-Carreira Profissional - Deverá continuar se esforçando ao máximo, para conseguir o melhor cargo possível, pois poderá ser a ultima chance de subir na carreira.
  Deverá ser objetivo e analisar o  que precisa de ser feito, que coisas precisa de aprender, para conseguir uma promoção.

 Deverá ser empreendedor no trabalho, ser um profissional de valor, para conseguir aumentar seu salário na sua empresa, e ficar atento se umas das outras empresas concorrentes no mercado lhe vão poder dar um salário melhor. 

 Se esforce ao máximo, através do estudo e de ser ótimo profissional, para ter o melhor salário possível pois um grande aporte mensal  é meio caminho andado para acumular Patrimônio, e ter uma vida financeira bem mais tranquila.





-Finanças Pessoais - Nesta fase deve continuar  anotar suas despesas na planilha, e ter um gastos equilibrados, deverá lhe sobrar todo o mês entre 10% e 25% do seu salário liquido. 
 
 O segredo nesta como nas outras fases, o melhor conselho é evitar dividas, se quiser comprar uma televisão, um carro, ou viajar, acumule dinheiro primeiro, depois pague a vista assim vai evitar pagar juros. 

 Lembre-se as finanças pessoais e as planilhas não são um sacrifício, mas sim uma maneira de ter as coisas que desejamos dentro das nossas possibilidades de maneira organizada e mais econômica possível.




-Investimento - Nesta fase você já domina a Renda Fixa ( Tesouro, CDB, LCI, LCA, Fundos DI, Fundos Renda Fixa), já tem Reserva de emergência acumulada.

 É a hora de estudar muito e aprender o máximo possível sobre Renda Variável.

Eu aconselho a ler alguns livros como:
-O Investidor Inteligente -  Benjamin Graham
-Analise de Balanços - Warren Buffet 
-Faça fortuna como ações antes que seja tarde - de Decio Bacin
-Investindo em ações para o longo prazo - Jerimy Siegel
-O jeito de Peter Lynch de investir - Peter Lynch
- Fundos Imobiliários - Investimento Inteligente em Imóveis - Danilo Bastos
 Estes são alguns livros que eu aconselho a ler, mas leia o máximo de livros possível sobre Ações e Fundos Imobiliários.


Meu Conselho que que comece investindo pouca percentagem do seu Patrimônio em Renda Variavel , e vá aumentando um pouco cada ano a medida que você ganha experiência como Investidor, e se tornando um investidor mais conhecedor e melhor. (para mais informações veja o Post sobre a regra do conhecimento e da experiência que eu explico melhor essa regra).

 Lembre-se no inicio todos cometem erros investindo em Renda Variavel, se investir pouco a pouco com calma e paciência, e com pouca percentagem  do Patrimônio, os seus erros vão lhe custar pouco dinheiro, e não vão por em causa seu futuro .

Está não é a hora de investir muito dinheiro mais sim de ler muito, aprender muito sobre analise Fundamentalista, analisar bastantes balanços das empresas, ganhar muita experiência, em Fundos Imobiliários e Ações. 

Eu aconselho a começar no mercado de Renda Variavel através de Fundos Imobiliários, pois são menos voláteis do que as ações, dão um rendimento de aluguel  todo o mês, depois que você já tiver confortável com Fundos Imobiliários, junte Ações a sua carteira de investimento mas sempre pouco a pouco com calma e com cuidado. 




-Lazer - Nesta fase continue gastando 10% em Lazer, opte por fazer menos coisas de lazer mas de mais qualidade, escolha sempre opções mais econômicas, se quiser fazer uma viagem no final do ano, ajuste ela no seu orçamento de maneira a conseguir viajar e não ter dividas. 

 Lembre-se sempre que um lazer de qualidade, não tem nada haver com quanto dinheiro se gasta, é possível ter um lazer de qualidade sem ter que gastar um fortuna (fiz um post sobre lazer  de qualidade do lazer).





Aviso: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e  aprender máximo de educação financeira para tomar boas escolhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário