Como começar a investir - Primeiros 5 anos - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

sábado, 1 de abril de 2017

Como começar a investir - Primeiros 5 anos

Descubra o que preciso fazer para começar a investir. O que fazer nos primeiros 5 anos.




Nesta serie de Post  vou transmitir um  passo a passo para ajudar as pessoas a se tornarem investidores  e atingirem os seus objetivos e sua independência financeira.

 

Primeiros Passos como Investidor - Primeiros 5 anos

 

 -Carreira Profissional -  Nesta fase você deve fazer o máximo possível de sacrifícios para aumentar o seu salário, pois o aporte é um dos fatores mais decisivos para acumular Patrimônio na vida de um investidor. 
  Primeiro passo para se tornar um investidor bem sucessivo é investir na sua carreira profissional e em você, faça cursos para melhorar seu inglês, ou outra língua estrangeira, aprenda mais sobre novas tecnologias, aprenda mais sobre a sua área, faça pós-graduação, mestrado, para se tornar um profissional mais valioso.
  Na sua empresa seja um profissional dedicado, e empreendedor, seja assíduo e pontual, se torne um profissional de mais valor, se no futuro sua empresa não lhe der um bom salário fique atento as outras concorrentes no mercado a ver se você poderá conseguir um salário melhor em outra empresa. 
 Todos os esforços seus nesses anos devem ser em melhorar sua carreira profissional.



-Finanças Pessoais - Comece por fazer uma planilha no caderno, ou no computador, ou então algum aplicativo de celular, anote todas suas despesas desde as maiores como alugueis, roupas, ate as menores como comida, café, todas mesmo.
 No final do mês, veja quanto você esta gastando e compare com seu salário liquido. Veja no que você pode substituir ou cortar de maneira a conseguir poupar todo o mês entre 10% e 25% do seu salário liquido. 
 Isto pode ser feito vivendo numa casa com um aluguel mais barato, cortar os almoços fora de casa substituindo por marmita, não gastando tanto nas baladas do fim de semana entre outras coisas, você que terá que analisar e fazer escolhas para ver onde pode economizar entre 10% e 25% do seu salário liquido para depois investir.



-Investimento - Nesta fase você só terá aprender o básico de Renda Fixa, que é como ter conta digital para não pagar TED nem DOC, como abrir conta numa corretora, Como Investir nos títulos do Tesouro Direto, o que são CDBs, LCIs. LCAs, Fundos DI e Fundos de Renda Fixa de baixa taxa de administração (menor que 0,6%) e rendimento maior que  95% do CDI, (para mais informações tem um post sobre como escolher Renda Fixa mais rentável).
  Nesta fase todo o dinheiro que você poupou dos 10% a 25% do seu salário, deverá ser distribuído entre 2 objetivos:
 -Primeiro criar uma reserva de emergência de 3 meses do custo vida mensal se  for trabalhador concursado, de 6 meses se for trabalhador de uma empresa privada, e de 12 meses se for autônomo.
-Segundo objetivo,  investir o resto do dinheiro em você mesmo, fazendo cursos, quer seja de pós-graduação, mestrados, de inglês, outras línguas estrangeiras, de novas tecnologias, para poder se tornar um profissional mais valioso para aumentar a sua renda mensal através do seu salário, pois quanto mais ganhar mais rápido crescerá o seu Patrimônio, aporte mensal dos fatores mais importantes no crescimento da riqueza.



-Lazer - Está uma das partes mais importantes da vida. Antes você devia gastar descontroladamente nos fins de semana nas baladas ou nas compras, ai o dinheiro acabava e no final do mês não sobrava nada para investir. 
 Se divirta mas controladamente, reserve 10% do seu salário liquido para lazer todo o mês, e faça com todo o dinheiro desses 10% seja bem gasto no lazer, com coisas que você realmente gosta.
 Se está gastando mais do 10%, substitua  as baladas,  as roupas,  as compras mais caras, por outras mais baratas, se for preciso corte numero de baladas,roupas ou compras.  
 Se divirta sem gastar muito, é possível, só ter um bom critério de escolha.



 Acompanhe as outras  postagens  desta serie:


   

Aviso: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e  aprender máximo de educação financeira para tomar boas escolhas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário