Bolsa de Valores: Como se movimenta o mercado de ações - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Bolsa de Valores: Como se movimenta o mercado de ações

As variações diárias  e repentinas da Bolsa de Valores causa inquietação e ansiedade as pessoas, para se tornar mais calmo e  tranquilo, com essa variação é necessário conhecer como a Bolsa de Valores funciona, existem 2 variações distintas:
 As variações de curto prazo (diárias, semanais mensais), e as variações de longo prazo (ao longo dos anos).



Como se move a Bolsa no Curto Prazo?

 

  Para não ficar ansioso com  as variações diárias, semanais, e mensais da bolsas é preciso entender que elas são normais, que se uma ação no curto prazo, está caindo porque tem mais pessoas querendo vender do que a comprar, e se uma ação esta subindo tem mais pessoas querendo comprar do que a vender.


 A Bolsa no curto prazo move-se por:


-Antecipação - a expectativa de uma melhora economia no futuro precifica as ações no presentes, para cima (mesmo que o momento presente não seja muito bom), a expectiva de um balanço futuro bom empresa também a  precifica no momento presente para cima, (mesmo que essa expectativa se venha a confirmar).

 Da mesma forma que a expectativa ruim para a empresa, ou para o setor onde a empresa atua, ou ate mesmo para o Brasil, leva as ações a diminuir de Preço no momento presente, mesmo que depois no futuro essas expectativas ruins não se confirmem quando chegáramos a esse ano projetado.

 Um exemplo  foi a OGX que apesar de praticamente não ter lucros , as suas ações subiram muito desde o inicio de 2009 ate o final de 2010 porque muita gente lhe antecipava um futuro excelente, o que nunca se veio a confirmar levando a queda das ações ate sua recuperação judicial.

Eu não gosto de operar expectativas, só gosto de operar o que é real, é se tem lucros no presente ou não, os possíveis grandes lucros no futuro não se podem vir a confirmar. Não gosto de pagar antecipado por uma coisa que posso não vir a receber, a minha maneira de investir é em empresas com lucros consistentes,  e divida baixa, boa geração de caixa e preços abaixo do seu valor intrínseco,  isso diminui bastante as chances da empresa vir  entrar em falência, e aumenta as chances de ela me vir a dar um bom retorno no futuro.



-Especulação - Não podemos esquecer que o mercado financeiro tem muitos especuladores, traders, alguns deles olham apenas para o gráfico, para tirar as informações para operar.

 Se uma ação está em tendência de queda, eles vendem os papeis, ou operam vendido, porque acham que a ação vai cair mais no curto prazo, mesmo que seu lucro tenha aumentado e tenha bons fundamentos.

 Se uma ação está em tendência de alta, os especuladores e os traders compram essa, ação para vender mais a frente por um preço maior, o que faz com que gere uma pressão compradora que vai aumentando a cotação dia após dia, sem razão aparente, mesmo que a empresa não tenho lucro consistente.

Voltando ao exemplo da OGX desde o inicio de 2009 ate final de 2010 a cotação subiu muito, e apesar de praticamente não ter lucros, os traders compravam essa ação porque viam que estava em tendência de alta, para vender mais a frente por um preço maior, apesar de quase não ter lucro a empresa.
 Depois de 2011 os traders, ao reparam que no gráfico estava em tendência de queda, começaram a vender a empresa e a operar vendido fazendo com a ação cai-se muito rápido.




-Noticias - As noticias que aparecem nos diversos meios de comunicação acabam tendo influencia, no preço das ações, mesmo que essas noticiais não se venham a confirmar.
 A expectiva de sair uma noticia boa puxa a ação para cima, a expectativa de uma noticia ruim puxa a ação para baixo.
 Aqui é muito importante referir uma coisa quando a noticia sai e chega a voce já milhões de pessoas souberam,  logo se a noticia for boa já subiu tudo o que tinha a subir, e não adianta comprar, é provável você  vá perder dinheiro, se a noticia for ruim é provável que a ação  já tenha caído tudo o que tinha a cair.

 Por isso meu conselho é não opere noticias, porque quando a noticia chega a voce o mercado financeiro já há precificou antecipadamente.



 

Como se move a Bolsa no Longo

 

A Cotação das empresas no longo prazo segue os lucros das empresas.  

Se uma empresa tiver lucros crescentes, a sua cotação acabará crescendo ao longo dos anos.  Mesmo que existam anos que haverá uma distorção entre lucro e preço.

Isto não quer dizer que os lucros subam todos os anos, mas  se olharmos num histórico de 5 ou 10 anos notamos claramente uma tendência crescente,  mesmo que as vezes tenha um ano que o resultado fica abaixo da ano anterior.

 Este é o principio que Warren Buffet utiliza para escolher ações lucros crescentes, pois sabe que a cotação no longo prazo ira subir também a medida que o lucro aumenta.

A mesma coisa não queda se uma ação começar a perder seus fundamentos, suas bases, a sua cotação acabará caindo.

 Vou mostrar um exemplo como isto é verdade, não recomendo a compra desta ação, este exemplo tem  apenas função didática de aprendizado.


 Vou mostrar o exemplo da Cielo:

Gráfico da Cotação de cada ano e o gráfico do Lucro de cada ano

 A Cielo é um exemplo quase perfeito de como funciona a bolsa no longo prazo a medida que seu lucro crescia a sua cotação também crescia.
  Repare que uma vez ou outra acontece uma distorção. Em 2016 seu lucro aumento mas sua cotação diminui ligeiramente, essa distorção pode gerar oportunidades de comprar grandes empresas a baixo do seu valor intrínseco.
 Por isso afirmo que na grande maioria das vezes quando o lucro sobe o preço da ação também ira subir.



 Benjamin Graham falou o seguinte:
" no curto prazo o mercado é uma maquina de contagem de votos,  mas no longo prazo é uma balança"

 Isto é no curto prazo o mercado sobe ou cai se os "votos" (ordens de negociação) são mais de compra ou venda, já no longo prazo irá ser uma  "balança" os preços vão ter tendência a acompanhar os lucros.



Aviso: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e  aprender máximo de educação financeira para tomar boas escolhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário