Bolsa de Valores: Oportunidades escondidas no meio da crise de um determinado Setor - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

sábado, 15 de abril de 2017

Bolsa de Valores: Oportunidades escondidas no meio da crise de um determinado Setor

As crises, são oportunidades de comprar grandes empresas a preço de "saldo", neste Post queria mostrar como achar essas oportunidades escondidas num determinado setor.




 O mercado financeiro é implacável quando as noticias, e as prestativas futuras são ruins, o mercado já castigas todas as empresas desse setor geralmente com quedas, porém vale a pena pensar em algumas coisas:


 Por surgir noticias ruins de um determinado setor, será que todas as empresas sofreram da mesma maneira?


  Lógico que não. As empresas mais fortes e blindadas, têm tendência a se sair melhor, pois tem menos divida, uma situação econômica mais estável, tem grande percentagem de mercado por sua conta, entre outras vantagens.

 Por exemplo em janeiro de 2016 o setor bancário, quase todas as empresas desse setor, desceram muito sua cotação, em alguns casos com quedas de mais de 30% do seu valor.
 Ai surgiu a oportunidade nos 3 grandes Bancos Brasileiros que estavam a preços de "saldo" que eram empresas muito lucrativas, sólidas, Blindadas, com vantagens competitivas enormes.


Será que o País poderá viver sem nenhuma empresa desse setor no Futuro?


 Se for um setor tradicional e essencial para  a vida, é lógico que tem de haver, algumas boas empresas, alguns desses setores, que são:

 Bancos, elétricas, saneamento, gás, entre outros, é impensável pensar numa pais moderno sem eles.
 Se pelo contrario for um setor de constante mudança e evolução, poderá ser que no futuro, esse produto e esse setor, seja substituído por outro, mais barato e mais eficaz. 

Voltando ao exemplo a cima dos Bancos em Janeiro de 2016, nenhum País moderno poderia viver sem Bancos, então pelo menos os grandes 3 Bancos Brasileiros teriam que sobreviver no longo prazo.



E se a Ação que eu comprar cair mais ainda ou não valorizar no futuro Próximo?


Aqui teremos de ter paciência e difícil acertar o  Fundo exato de uma ação é provável quando a gente comprar a ação ela desça mais um pouco e fique andando de lado por um tempo, até voltar ao seu valor intrínseco, pode demorar 1, 2 ou até mais anos ainda, o importante é ter paciência para esperar. 


Como vou saber se a empresa vai ser boa  no Futuro daqui a 10 anos?


 Esta resposta ninguém sabe ao certo.

 A melhor maneira de diminuir o risco é perceber o histórico passado da empresa, se ela foi lucrativa, no passado ate ao momento presente, tem um histórico de 5 a 10 anos de lucros consistentes, é bem provável que no futuro consiga continuar lucrando.
 Estudar além das Demonstrações Financeiras, a qualidade da sua administração, e seu negocio.
Além disso é ir acompanhando todos os anos o balanço, para se manter na empresas enquanto fizer sentido para voce, e tiver os bons fundamentos.
 A ação pode ser de uma empresa tão boa, blindada e lucrativa, que poderá ficar na carteira por 10 anos ou mais ainda quase toda a  vida..

Conclusão

 Com este artigo, quero mostrar, que quando vemos uma noticia ruim na empresa A, ela acaba tendo empato em todas as empresas do  mesmo Setor.

Porem temos de avaliar outros aspectos:
  •  Será que há outras empresas nesse setor que são sólidas lucrativas e blindadas e conseguiram continuar a lucrar.
  •  Será que esse setor é essencial para a economia,e que qualquer País moderno precisa de ter.
  •  Será que esse empresa será uma empresa boa no longo prazo é estou disposto aguentar essa empresa mesmo que não suba ou ate desça sua cotação no curto prazo.
Depois é só continuar na empresa enquanto ela continuar boa e tiver bons fundamentos, comprando a bom preço, lhe renderá bastante dinheiro no longo prazo.





Aviso: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e  aprender máximo de educação financeira para tomar boas escolhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário