Day Trade ou Buy and Hold: Qual é o melhor investimento? - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Day Trade ou Buy and Hold: Qual é o melhor investimento?

Descubra qual é o melhor investimento: Day Trade ou Buy and Hold.



Embora sejam investimentos diferentes, eu vou passar a minha opnião sobre os motivos que eu prefiro investir no longo prazo através do Buy and Hold.

 As vantagens de investir em ações para o longo prazo (Buy and Hold) em vez de  fazer Day Trade:

Pagar menos Imposto de Renda 

 

  No Day Trade o imposto de Renda é de 20% sobre o Lucro enquanto que nas operações normais o imposto é apenas de 15%. Para vendas inferiores a 20 mil reais por mês, existe a isenção imposto de renda, isso quer dizer que o investidor ficara com o lucro da operação todo para ele que é uma grande vantagem.

  Por exemplo um investidor de  longo prazo compra um lote de 100 ações de uma  empresa  por 30 reais cada ação e vende mais tarde por 40 reais, como ele vai vender 4000 reais, ele não paga imposto de renda assim tem de lucro 1000 reais que corresponde a 33,33% de rentabilidade.

 Quem faz Day Trade, supondo que faz a mesma operação compra 100 ações por 30 reias e vende por 40 reais, tem de pagar imposto 20%  sobre o 1000 reais de lucro, ou seja 200 reais de imposto de renda, ficando com um lucro liquido de 800 reias que corresponde a 26,66% de rentabilidade.

 Nesta operação existe uma  vantagem de 6,67% de rentabilidade do investidor de longo prazo para o Day Trade.





Pagar menos taxas de Corretagem

 

 Quem faz Day Trade, opera mais logo tem de pagar mais taxas de corretagem o que encare-se as operações e diminui o lucro liquido. Já quem investe para longo prazo paga poucas taxas de corretagem, o que é uma grande vantagem. Poderá escolher uma corretora sem taxas de custodia, e assim só pagar uma taxa de corretagem na compra e outra na venda. 

 Usando o mesmo exemplo, um investidor que comprou o lote de 100 ações por 30 reais cada ação e vende passado 2 anos por 40 reais cada ação. Se a corretora não tiver taxa de custodia, e se a taxa de corretagem for 10 reais. O preço da operação sai por 3000reias mais 10 reias de corretagem de compra e 10 reais de corretagem de venda, que da um total de 3020 reais. Que da um lucro de 980 reais liquido, que corresponde a uma rentabilidade de mais de 32% liquida.



Receber Dividendos

 

 Quem faz Day Trade compra e vende no mesmo dia geralmente não recebe dividendos das empresas. Agora o investidor de longo prazo que fique 10 anos com uma empresa pode receber ate 10 anos de dividendos dessa empresa caso essa empresa tenha lucro e distribuía dividendos. 

 Outra grande vantagem é que os dividendos de algumas empresas crescem com o passar dos anos.

 Ficando com  as empresas nas suas carteiras muitos anos, se forem empresas rentáveis e com as finanças controladas, pode lhe trazer grandes benefícios, um grande crescimento do proventos recebidos,  poderá aproveitar os proventos para reinvestir, comprar mais ações e assim receber ainda mais proventos, efeito bola de neve.



  "No curto prazo a bolsa é uma mesa de votos, no longo prazo a bolsa é uma balança"  Benjamin Graham

 

 O que Benjamin Graham, o pai da analise fundamentalista quis disser é que no curto prazo o mercado é muito imprevisível, é muito difícil prever se a cotação de uma empresa vai subir ou descer num determinado dia, a medida que os anos passam a cotação da empresa segue os lucros, se o lucro sobe o preço das ações também sobe, por isso ele gostava de comprar empresas lucrativas, abaixo do seu valor justo.








Conclusão

 

 Eu gosto de analisar os balanços das empresas, também a sua administração e a sua diretoria, para além disso gosto de ser sócio de grandes empresas, receber os proventos dessa parceria ao longo do tempo, quer através de Dividendos e da valorização do preço ao longo do tempo.
 Também gosto de fazer grandes negócios, que é comprar grandes empresas abaixo do seu valor justo.

  Acho que cada investidor deve escolher aquilo que acha que é melhor, mais adequado ao seu caso, quem achar que é melhor  Analise Técnica, operar através do gráficos no Day Trade, poderá o fazer.

  Para mim faz mais sentido aprender com os grandes investidores de longo prazo da analise fundamentalista como Benjamin Graham, Warren Buffett, Charlie Munger, Peter Lynch, Lírio Parisotto, Luiz Barsi.





Aviso: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e  aprender máximo de educação financeira para tomar boas escolhas.





.

 

5 comentários:

  1. DIL,

    Não pode comprar Day trade com B&H. As estratégias são diferentes. O caso das taxas e corretagens são reais mas um trader pode te dizer que consegue fazer mil trades nos 10 anos que você citou que pode ficar com a ação.

    A análise técnica também é uma outra vertente dos investimentos.

    Como falei, os motivos para investir no longo prazo ao invés de DT são outros kkkkk.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por compartilhar sua opinião,

    eu prefiro Analise Fundamentalista para longo prazo, escola do Warren Buffett, Benjamin Graham, Luiz Barsi

    Aqui neste blog vou defender a Análise Fundamentalista para longo prazo, pois é algo que eu acredito,e sigo, pelo poder dos juros compostos.

    Acho que estes são motivos validos, quem seguir vai ter vantagens

    Mas respeito opiniões diferentes

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Estou deixando DT pois depois de muito estudo e dedicação cheguei a conclusão que prefiro estudar as empresas do que simplesmente uma AT do momento. Ganhei dinheiro com DT, ganhei...mas, na verdade eu quero ter vantagens de seguir a escola do Warren Buffett, Benjamin Graham, Luiz Barsi e ficar rico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário

      Você partilhou aqui a sua historia como investidor e sua experiência, foi muito legal.

      Também sou muito fã do Warren Buffet, Benjamin Graham e Luiz Barsi, leio muito sobre eles e seus livros, aprendo muito com esses fantásticos investidores, e utilizo estratégias parecidas de investimentos.

      Abraço e bons investimentos

      Excluir