Como Analisar Ações utilizando Sites Gratuitos - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Como Analisar Ações utilizando Sites Gratuitos

 Aqui vou mostrar como  Analisar Ações utilizando Sites Gratuitos.
 Começo de forma mais abrangente e vou me aprofundamento mais, ate conseguir chegar numa conclusão, de valor, saúde financeira, lucratividade, governança, gestão, perspetivas futuras e preço.


 

Sites para Analisar Ações

 

 Para analisar ações, utilizo os sites por essa ordem Fundamentus, Pense Rico, (Banco Data se for Banco), Sites de RI, BM&FBOVESPA, vou explicar como eu faço passo a passo.

Tem os sites aqui de lado no Blog ou então clicar nos links da postagem.

 

 

Fundamentus

 

  Só digitar no Google Fundamentus (ou clicar aqui) que aparece logo o site.

1ºPasso 

 

Começo sempre por este site, no canto superior direito onde diz Busca avançada por empresa, aqui posso colocar alguns critérios fundamentalista, que me ajudam a retirar da lista os chamados "micos", empresas que dão prejuízo, muito endividadas, esses critérios já me ajudam bastante numa pré analise para reduzir o tamanho da lista de maneira a ser possível analisar as empresas a fundo.




 2ªPasso

 

 Pego em cada uma das empresas que selecionei e vejo seus indicadores e seus múltiplos,  aqui também abro os gráficos para ver evolução ao longo dos anos do Património Liquido, da Divida, Receita Liquida, Ebit, Margens, Resultado Financeiro, Lucro Liquido e Dividendos, ROE e do ROIC.

Aqui tentamos ver se a empresa tem Lucro Liquido  subindo de forma consistente, ao longo dos anos, se sua Divida esta controlada, se as Margens e ROE estão altas.

Aqui tentamos também escolher uma empresa sem nenhum tipo de problema, de lucro ou dividas, (uso o DB/PL).

Aqui já fico com uma ideia da qualidade da empresa e do preço que está a ser negociada, olhando os  múltiplos de preço como  P/L, EV/EBIT, P/PVA, Dividend Yield.

 

3ºPasso

 

Analiso que tipo de setor a empresa esta inserido, existe determinados setores melhores para o longo prazo do que outros.

  Setores cíclicos e commodities, geralmente não são bons para longo prazo, pois seu preço varia muito ao longo do tempo, com os ciclos da economia e com o preço das commodities, seu lucro também varia, fica alternar entre anos de lucro e o prejuízo, interrompendo assim o pagamento de dividendos.

 Já empresas não cíclicas, como de utilidade publica, serviços financeiros, setor bancário, são mais estáveis no longo prazo, permitindo um lucro mais constante e um consequente pagamento de dividendo de forma mais constante sem interrupções.





4ºPasso

 

 Olho as empresas do mesmo setor, para ver se essa empresa que estou observando tem alguma vantagem competitiva em relação as outras empresas do mesmo setor. 

 Essa vantagem se faz notar, comparando a  empresa com as outras empresas do mesmo setor, se tem   margem mais elevadas, apresenta melhor ROE, é mais Lucrativa, tem divida controlada (DB/PL menor),  se seu lucro cresce de maneira consistente.

É importante analisar o setor de atuação da empresa, histórico de lucro e o Histórico de dividendos, também penso nas prestativas de dividendos futuras.

Por ultimo analiso as prestativas futuras da empresa, e os seus riscos

 Por ultimo reparo  na comparação do preço dessa empresa , e dos múltiplos de preço com as outras do mesmo setor para ver se ela está sendo negociada com algum desconto (esses múltiplos são P/L, EV/EBIT, P/PVA, Dividend Yield).

 Aqui o ideal é tentar encontrar uma das melhores empresas do setor, negociada por um preço abaixo do valor justo




Pense Rico 

 

 Poderá escrever no Google Plataforma Pense Rico (ou clicar aqui).



5ºPasso

 

 Depois de já ter escolhido a empresa e analisado no site Fundamentus, passo para o site Pense Rico, gosto deste site pois permite ver a evolução dos indicadores e do Balanços desde 2011 ate 2017.

Começo a analisar evolução dos Indicadores Informativos desde 2011 ate 2017, esses indicadores  são Patrimônio Liquido, Recita, Despesas Operacionais, Resultado Operacional, Lucro Liquido, Divida Bruta e Divida Liquida.

Aqui já fico uma noção bem completa da qualidade da empresa , bem mais profunda.



 6ºPasso

 

Aqui olho o Fluxo de Caixa, é bom saber o lucro da empresa, mas também é bom saber de onde vem o lucro da empresa e se ela consegue gerar caixa, empresas com forte geração de caixa costumam ser excelente empresas para se investir, pois assim conseguir ter dinheiro para pagar dividendos, ou investir para aumentar o negocio.

Aqui no Fluxo de Caixa, olho a evolução do Fluxo  de Caixa Operacional, Fluxo de Caixa Investimento, Fluxo de Caixa Financeiro, Variação Cambial, Fluxo de Caixa Total, Caixa Gerado, Caixa Livre, para saber se a empresa é boa geradora de caixa, e se seu lucro veio de um fato não recorrente (como por exemplo uma variação cambial).




7ºPasso 

 

Aqui olho a evolução desde 2011 ate 2017 dos indicadores Qualitativos relativos a saudade da empresa como evolução do DB/PL, LC, LPA, VPA, ROE, ROIC

Aqui já fico com uma boa noção se a empresa é financeiramente saudável.

 Eu gosto de empresas saudáveis, pois transmitem maior segurança ao acionista, pois tem reservas que permitiram passar os possíveis tempos de crise com maior segurança e tranquilidade.





8ªPasso 

 

Como já analisei a saúde da empresa, a hora de analisar o preço da empresa olho o Histórico desde indicadores P/L, EV/EBIT, P/VPA, DY).

Como já tinha analisado a saúde financeira e a qualidade da empresa antes, ao olhar o histórico destes indicadores (P/L,  EV/EBIT, P/VPA ,DY), se tiver mais baixo do que a media, poderá ser uma oportunidade para quem ficar com a empresa vários anos, pois poderá indicar que a empresa está barata e que no longo prazo ao fim (pode ser alguns anos) irá ser uma boa compra pois esta abaixo do valor intrínseco.





Banco Data (apenas para bancos)

 

Só escrever no Google Banco Data (ou então clicar aqui).

Este site só uso para Bancos, pois ele me da uma ideia da saudade financeira do Banco.

Mostra dois indicadores muito importante para Banco a evolução do Índice de Basileia,  do Índice de Imobilização.

Alem disso ainda mostra, o rating do banco, a evolução do Lucro Liquido e do Património Liquido, e dos ativos.

Quando é banco uso esse site alem dos outros em cima pois com um Índice de Basileia,  do Índice de Imobilização, alem do rating e do lucro liquido ajuda-me a ver a saúde financeira e qualidade do banco.




Sites de RI

 

 Só digitar no google o nome da empresa RI que aparece logo para você clicar e gerar no site de relação investidores das empresas


Agora vem o trabalho pesado, eu já analisei a empresa, comparei com as outras do mesmo setor, já analisei o histórico de resultados, e já tenho noção se está no preço justo, agora tenho de fazer o trabalho pesado e ir afundo descobrir e analisar tudo sobre a empresa, afinal é onde vou deixar meu dinheiro investido.



 Analise Qualitativa

 

9ºPasso

 

 Aqui eu analiso qual o rating da empresa,  qual o nível de governança da empresa, e olho qual o sócio maioritário, e quais são os sócios relevantes, afinal voce precisa de saber quem o sócio maioritário, para saber se confia nele e se ele vai fazer um bom trabalho, se tem histórico de escândalos entre outras coisas.

 Depois de descobrir quem o sócio maioritário, analise bem esse sócio, pois é ele que  vai mandar no seu dinheiro, para decidir se vale a pena por dinheiro naquela empresa ou não.


10ªPasso

 

Analise quem o Presidente, o CEO, Administração da empresa,  entenda se o Presidente e o CEO, são pessoas competentes e capazes de tocar muito bem a empresa e continuar fazendo dela um caso de sucesso daqui para a frente, analise o máximo que poder sobre elas, pois são elas quem vão gerir seu dinheiro se elas fizeram um bom trabalho na empresa voce terá sucesso no seu investimento se fizerem um mau trabalho na empresa voce terá fracasso, investir é trocar o nosso dinheiro por pedaços de uma empresa, empresas bem geridas compradas por valor justo lhe vão trazer muito retorno no longo prazo.


   

11ªPasso

 

Conheça mais sobre a empresa, leia a historia da empresa, a sua estratégia, e porque investir nela, para analisar bem uma empresa voce tem de conhecer bem essa empresa, qual seu modelo de negocio, o que faz dinheiro, quais são os perigos, quais são os desafios para a frente, prestativas futuras, porque estou interessado nessa empresa. 
 



BM&FBOVESPA

 

12ºPasso

 

Só escrever no Google  BMFBOVESPA (ou clicar aqui) , que entrar no site da BM&FBOVESPA.

 Depois de lado clique em empresa listadas, escreva o nome da empresa, depois clique na empresa.

 Já ira abrir a pagina da empresa, aqui encontra  a governança corporativa, Ações em circulação no mercado, Composição do capital social, além do dos 2 últimos períodos do Balanço Patrimonial  Demonstração de Resultado, Demonstração de Fluxo de Caixa.

 Depois clique Relatórios Financeiros, depois clique em DFP, clique em Histórico,  depois clique no ano que pretende ver.
Se quiser ver as trimestrais clique em ITR

 Outro caminho é clique de lado no blog em BM&FBOVESPA, escravo o nome da empresa, clique em Relatórios Financeiros, depois clique em DFP (ou ITR se quiser o Trimestral), clique em Histórico, e no ano que pretende ver. 

Também poderá ver o DFP e ITR no site de RI das empresas.




Relatório da Administração 

 

13ºPasso

 

 Abrindo a DFP, escolho em cima Relatório da Administração, e vejo o Relatório da Administração do ultimo ano e cada dos últimos 5 anos (ideal últimos 10 anos ), aqui encontro a evolução do lucro liquido, das receitas, da divida, do EBITDA, dos dividendos.

 Alem do números e dos gráficos, que mostram muita coisa, o administrador ainda fala, porque ocorrem esses números e as  perspectivas e projetos para o futuro.

A leitura deste relatórios ajuda na compressão e se será bom ser sócio/parceiro desta empresa.




DFP

14ªPasso

 

Depois na DFP passo a parte dos números aqui analiso o Balanço Patrimonial do Ativo, Balanço Patrimonial do Passivo, Demonstração do Resultado, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração de Valor Adicionado, do ultimo ano e de cada um dos ultimo 5 anos  (ideal últimos 10 anos).

Poderá fazer a sua própria planilha no excel, usando as DFP, escrevendo os dados nessa planilha, e depois calculando as métricas fundamentalista, para assim poder fazer seus gráficos, e a evolução dos números, antes de investir na empresa deverá fazer isso, pois assim fica com o histórico de numero e métricas fundamentalista para voce.




ITR

15ºPasso

 

Abro ITR, vejo o Relatório da Administração, para ter uma ideia mais pormenorizada sobre o ultimo trimestre e os anteriores,   para ver em mais ao detalhe, como a empresa esta neste trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.


16ºPasso 

 


Depois abro ITR e para ver o Balanço Patrimonial do Ativo, Balanço Patrimonial do Passivo, Demonstração do Resultado, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração de Valor Adicionado e ver a evolução mais de perto desse ano.



O mais importante é o DFP e o Relatório Administração anual, do ultimo ano e dos 5 anos anteriores, pois as DFP é que mostram a visão de mais longo prazo da empresa, se a empresa é solida financeiramente, consistente, e boa geradora de caixa, e de lucro,  e terá boas perspetivas no futuro.




Conclusão

 


Depois de analisar tudo isso voce já saberá se a empresa é boa, se tem boas perspectivas, a Saúde Financeira da empresa, Lucratividade , as Margens,  já entenderá o Negocio, e os Perigos da empresa, depois disso volte analisar o preço se tiver abaixo do valor intrínseco poderá ser uma boa escolha para longo prazo e se ficar muitos anos com essa empresa lhe trará um bom retorno como sócio/parceiro da empresa quer em termos de valorização e de  lucro, quer em termos de dividendos.



Aviso: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e  aprender máximo de educação financeira para tomar boas escolhas.




8 comentários:

  1. Excelente artigo e passo-a-passo mestre!

    Um estudo minucioso assim tende a revelar quais são as boas opções. Dá trabalho, mas eleva em muito a possibilidade de adquirir boas empresas.

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, pelo comentário, que bom que gostou.

    Uma das primeiras coisas que aprendi sobre investimento, foi a frase de Benjamin Graham "Uma operação de investimento é aquela que, após analise profunda, promete a segurança do principal e um retorno adequado"

    o que tentei passar neste artigo foi um passo-a-passo da minha analise profunda, para garantir a segurança do principal e um retorno adequado no longo prazo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Legal que você fez um roadmap partindo de boas análises mais generalistas, e isso ajuda muito na hora de filtrar as empresas não tão boas.

    Obrigado por compartilhar o conhecimento e a sua metodologia de análise!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo comentário

    eu que agradeço é um prazer compartilhar meu conhecimento e minha metodologia de análise com os meus leitores

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo excelente post... Desde já agradeçço o compartilhamento do conhecimento. Já tento buscar conhecimento sobre independência financeira a um tempo, leio bastante coisa na internet e esse seu compilado com certeza é um atalho a ser seguido para economizar tempo de pesquisa.

    Queria uma ajuda, você me indicaria alguma material (livro, blog, site, curso) onde eu passo aprender e me sentir seguro sobre cada um desses indicadores para fazer análise fundamentalista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário

      Você por começar o livro "O investidor Inteligente" pois ele foi considerado o melhor livro de investimento de sempre por Warren Buffett, esse livro já vai dar uma ótima noção do que é ser investidor fundamentalista a maneira de pensar.

      Depois você pode ler "Warren Buffet e a Analise de Balanços" ele vai te ajudar a analisar e entender os Balanços das empresas

      Depois começar a ler os Sites de RI e das empresas começar a olhar o Fundamentus e o Pense Rico

      Eu antes de começar simulei uma planilha no excel onde coloquei umas ações (pode ser entre 10 e 20 ações) e anotei o preço de compra e o dinheiro que coloquei em cada uma ai todo fim de semana atualizava o preço das ações,para me adaptar a volatilidade das ações.


      Analise Fundamentalista demora tempo a aprender, comece com pouco dinheiro (tenha só atenção para custo em corretagem não passar dos 3%) para ver como voce se sente quando uma ação desvalorizar, ser investidor fundamentalista também é aguentar uma excelente ação com bons fundamentos que desvalorizou

      Depois todos os livros que estão de lado na lista são bons

      Espero ter ajudado voce a começar investir, vá com calma e procedência

      Abraço e bons investimentos








      Excluir
  6. Parabéns pelo excelente artigo!

    Realmente esclarecedor.

    ResponderExcluir