Mercado de Ações: Como diferenciar Oportunidade de Furada - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Mercado de Ações: Como diferenciar Oportunidade de Furada

 Será quando preço das ações cai é oportunidade ou furada?
 Vou mostrar como diferenciar cada uma dos casos.





   Quando o preço das ações cai, ficamos tentados a comprar pois com o mesmo dinheiro conseguimos comprar mais quantidade de papeis, mas antes de comprar é preciso analisar se é uma oportunidade ou uma furada.

  Para ficar mais fácil de entender, vamos pensar num exemplo de um carro com valor de 20 mil reais.

  Vamos pensar nestas duas situações diferentes. 

  Na Primeira situação, aparece esse carro, do mesmo modelo e  ano,  com 20%  de desconto ou seja por 16 mil reais, de um dono que você conhece, que cuida muito bem do carro, faz as revisões bem cuidadas, e que só esta vendendo porque vai mudar de estado, uma vez que recebeu uma proposta de emprego melhor, e viajar nos próximos dias.

  Além disso, é um carro que lhe atende nas questões de consumo e economia de combustível, e na sua manutenção barata.

  Você levanta o dinheiro que tem com liquidez diaria, quer seja  tesouro Selic, ou Fundo DI e compra o carro na hora, pois a pessoa ira viajar em breve.

  Repare que você só conseguiu comprar o carro nesse preço, porque tinha dinheiro com liquidez diaria para aproveitar as oportunidades.

  Ai você fica vários anos com mesmo carro que está excelente, nunca teve da problemas de mecânica, e vem se a revelar uma excelente compra com 20% de desconto.




  Na segunda situação, voce encontra esse carro, do mesmo modelo e ano,  com 20% de desconto, porém você não conhece o dono, nem como a manutenção foi feita, e mesmo assim compra o carro.
   
  Ai passado uns meses esse carro, estava com bastante problemas, e acaba rebentando o motor, ai essa compra com 20% de desconto vem se a relevar uma péssima compra (uma furada), uma vez que os seus 16 mil reais viraram 0 reais, perdeu tudo.




  Apesar do preço ser o mesmo 16 mil reias, na primeira situação foi uma excelente compra com 20% de desconto, uma oportunidadena segunda situação foi uma furada, pois o carro rebenta o motor e você perde todo o dinheiro.

Você conhecia o  dono na primeira situação, que era honesto e competente, e na segunda situação o dono não era  honesto  ou não era competente na manutenção.





   Agora vamos fazer o paralelo com as ações imagine uma ação que caia 20%, que passe seu preço de 20 reias para 16 reais,  é oportunidade ou furada?

  Se sua administração for  honesta, competente e integra, seu tiver boa gestão, se não tiver problemas de endividamento, se tiver vantagem competitiva, se for lucrativa, boa geradora de caixa, margens altas, se o seu problema for passageiro, e se tiver caindo por um problema com o Brasil  ou com a política, então você deve ter um dinheiro no Tesouro Selic ou num Fundo DI de liquidez diaria para aproveitar as oportunidades e comprar uma vez que consegue comprar mais papeis com o mesmo dinheiro.

  Se a sua administração tiver problemas e escândalos, se tiver duvidas quanto a integridade, se tiver graves problemas de endividamento, não tiver lucro, não gerar caixa, não tiver vantagem competitiva, e o seu problema for estrutural, então é furada e o preço das ações pode cair de 16 reais ate 0 reias, ate sua falência, fazendo com que você perca todo o dinheiro que que investiu na empresa.

 Repare quando o preço cai, não podemos sair comprando, temos de tomar atenção qualidade da empresa, qualidade e honestidade da gestão, ao seu lucro, sua geração da caixa,  seu endividamento, se tem vantagem competitiva, as suas margens, e se seu problema é passageiro ou estrutural, se esta caindo por um problema político ou do Brasil ou por um problema próprio, temos de analisar tudo isso antes de comprar.


4 comentários:

  1. Perfeito DIL!

    Não se deve comprar qualquer papel pelo simples fato de ele ter tido uma queda brusca, pois se a empresa não for sólida, não há garantia que a ação irá se recuperar.

    O ideal é sempre estar estudando boas empresas e monitorando-as, assim, quando surgir um "desconto" pode-se comprar sem medo de ser feliz!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo excelente comentário, é exatamente isso, estou totalmente de acordo.

    Abraços e bons investimentos

    ResponderExcluir
  3. Ótimas observações. Estou começando a aprender sobre este mercado e ainda é difícil diferenciar uma empresa saudável de uma que não é, visto que muitos problemas são descobertos de uma hora para outra. Seu texto ajudou a esclarecer um pouco. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo comentário, melhor começar com calma, sem pressa.

    Há alguns dados que nos ajudam a diferenciar uma empresa saudável de outra que pode vir a ter problemas no futuro.

    Entre eles, podemos considerar histórico crescente dos lucros, boa geração de caixa, baixo endividamento, boas margens, ROE alto, vantagens competitivas.

    Podemos também ver quem está na Administração, o seu currículo, procurar se a empresa e os administradores tem histórico de escândalos no passado.

    Por fim, ter algumas empresas muito bem escolhidas na carteira para se uma tiver algum problema o lucro das outras compensaram.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir