Investimento em ações para longo prazo. Será que nenhuma Ação é para Sempre? - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Investimento em ações para longo prazo. Será que nenhuma Ação é para Sempre?

Será que isso é verdade para todas as Ações ou existem exceções a regra.






  É sabido que devemos monitorizar a nossa carteira de ações. 

 Uma empresa boa com o passar do tempo se pode tornar uma empresa ruim, então devemos estar atentos as "fotos" da qualidade da empresa que são os "balanços trimestrais e anuais, aos fatos relevantes, a qualidade da sua administração, além das prestativas futuras da empresa e do setor que está inserida.

 Pois é Buy and  Hold (compra e segura)  não é Buy and Forget (compra e esquece) e sim Buy and Homework (compra e faz o trabalho de casa).



 Mas isso levanta uma questão, será que não haveria algumas empresas tão boas que conseguissem viver mais de 100 anos, mais do que a vida de uma pessoa, conseguindo que a pessoa fica-se para  sempre (ou seja durante a vida toda) com essa ação recebendo os proventos da parceria com a  empresa.






Características das Ações para Sempre (Perene - para toda a vida)

 

  -Perenidade do setor que estão envolvidas - é muito importante que o setor  delas seja um setor tradicional que exista há centenas de anos, e no qual não conseguimos viver sem eles, entre esses setores podemos destacar Setor Bancário (sempre as empresas e algumas pessoas vão precisar de empréstimos de dinheiro), Setor Elétrico (as pessoas precisam de energia para tudo), Setor de Agua e Saneamento (sem agua as pessoas não conseguem viver).


 -Ser uma das maiores do Setor -  Quando se trata de sobreviver para longo prazo o ideal que seja uma das maiores, porque tem mais percentagem de mercado, tem mais patrimônio, tem mais dinheiro caso precise de comprar outras empresas. Tamanho é muito importante, pois todos sabemos que é mais fácil derrubar uma moto de que um caminhão.


 -Vantagem competitiva - isto faz com que a empresa tenha margens mais altas e lucros maiores, levando a empresa se tornar ainda mais rica e lucrativa no longo prazo.


 -Baixo endividamento  - isto faz com sejam empresas mais seguras e melhores para longo prazo, já que tem maior facilidade em passar as crises sem "quebrar".

 -Administração Competente  e honesta - São eles que vão tomar conta do seu dinheiro, é importante que sejam competentes e honestos, para levaram a empresa a um bom resultado. 

 -Histórico continuo de Lucros  tendencialmente Crescentes - é importante que esse histórico seja bem grande de pelo menos 10 anos, quanto maior for esse histórico maior a probabilidade de sucesso da empresa no longo prazo. Se esses lucros forem crescentes melhor ainda.

-Empresa ter muitos anos de Historia - quanto mais velha melhor, mais tradicional, já superou muitas crises e sobreviveu, isto é sinal de resiliência, e também mostra capacidade de inovação e de adaptação aos novos tempos.

-"Ter um risco próximo do risco soberano do País" - Há empresas tão seguras, tão antigas e tão sólidas que o risco é tão baixo, que de certa forma podemos dizer "tem um risco próximo do risco soberano do País".

-Preservativas Futuras favoráveis para a empresa e setor no longo prazo - é importante escolher empresas e setores que no futuro estejam tão bem ou melhor do que hoje. Não podemos escolher empresas e setores que no longo prazo possam deixar de existir, ou então com um  futuro muito difícil.






Exemplo de uma Ação para Sempre (Perene - para toda a vida)

 

   O exemplo aqui exposto é apensas didático não é recomendação de compra/manter/venda.
   O resultado passado não é garantia de  resultado futuro. Os resultados do futuro sempre mudam.


  O Banco do Brasil foi fundando em 12/10/1808 ou seja tem 208 anos de histórica (bem mais do que a vida de qualquer pessoa) por isso podemos consideram Perene (para sempre toda a vida).

  Ele está inserido num Setor Perene, há bancos desde há muitos séculos, e a preservativa que no futuro vai continuar a haver, pois algumas pessoas e empresas precisam de empréstimos.

  É um dos três maiores Bancos juntamente com Itaú, Bradesco.

  Tem vantagens competitivas, uma vez que no Brasil são cobradas altas taxas de juros nos empréstimos, fazendo aumentar os lucros dos Bancos.

  O fato de ser o maior Banco publico do Brasil o torna quase impossível de "quebrar". O risco é muito baixo.

  Tem Histórico de mais de 10 anos de lucros (com tendência ) crescente que é um sinal de força e pujança da empresa.

 Preservativas de tudo se manter igual ou até melhorar no futuro.




Ficar para sempre  com uma Ação Perene  pode ser muito rentável? 

 

  Para esse exemplo imaginei que uma pessoa tenha comprado ações do Banco do Brasil por 3,97 reais  (peguei a cotação de fechamento de 30/12/2003) e as manteve ate ao dia de 24/07/2017 por aproximadamente 13 anos e 8 meses.

   A cotação do Banco do Brasil é de 29,08 reias (cotação de fechamento de 24/07/2017).

 Os proventos neste período de 13 anos e 8 meses foram um total de 24,05 reais.





 A rentabilidade do Banco do Brasil acumulada sem proventos é de aproximadamente 632%, rentabilidade ao ano sem proventos é de 15,69%.


Rentabilidade =((Preço atual da Ação / Preço pago pela Ação) -1) x 100

Rentabilidade =( (29,08 / 3,97) - 1) x 100 = 632%


Se descontarmos a inflação no período para ter uma rentabilidade real sem proventos acumulada é de 140,90% é rentabilidade real sem proventos  6,64%

 Rentabilidade Real é quanto o investidor ganhou acima da inflação. 

 Formula da Rentabilidade Real (descontando a inflação)

Rentabilidade Real =(( 1 + Rentabilidade Nominal ) / (1+ Inflação )) -1



 Podemos ver que 15,69%  ao ano, já uma boa rentabilidade, uma rentabilidade real de 6,64% ano  já é bastante bom..




 Se agora juntarmos os Proventos (24,05 reais)  a rentabilidade total  acumulada (valorização da cota + Proventos)  foi de 1238%, que da uma rentabilidade com proventos ao ano de 20,90%

 Rentabilidade com Proventos = (( 29,08 + 24,05) / 3,97) -1) x 100 = 1238%



Teremos uma rentabilidade real (descontando a inflação) acumulada de 340%, que faz uma rentabilidade real ao ano de 11,45%.




 Como vimos ao juntar os proventos a rentabilidade ao ano aumentou bastante para 20,90% e rentabilidade real também aumentou muito para 11,45%.


 Quando as ações são sólidas, seguras e boas pagadoras de proventos, ganham em duas frentes na valorização das ações e nos seus proventos, isto no longo prazo, pode ser  uma grande vantagem para o acionista.





 
  Se for um investidor inteligente não vai ficar com os proventos parados na conta perdendo para a inflação, vai usar os proventos para reinvestir.

  Se o investidor não achar nenhuma alternativa mais rentável em Ações ou Fundos Imobiliários, vai reinvestir o seu dinheiro no Tesouro Selic ou num Fundo DI, para não perder da inflação e fazer juros compostos.
 Para este exemplo considerei que o investidor não achava nenhuma alternativa mais rentável em Ações ou Fundos Imobiliários e reinvestia os Proventos no tesouro Selic.


  Como  a Taxa Selic era bem alta nesta época os 24,05 reais de proventos se fossem reinvestidos no Tesouro Selic se transformariam em 60,91 reias (afinal são 13 anos e 8 meses dá para fazer muitos juros compostos).




Rentabilidade acumulada reinvestindo os  proventos 2166% , que da uma rentabilidade ao  ano  reinvestindo os proventos de 25,65%


Rentabilidade Reinvestindo os Proventos =( ( 29,08 + 60,91 ) / 3,97) -1 ) x 100 = 2166%



Descontado a inflação no período a Rentabilidade Real reinvestindo os Proventos é de 645% que faz Rentabilidade Real ao Ano de 15,83%.




 Como vimos é muito importante reinvestir os proventos, eles passaram de 24,05 reais para fantásticos  60,91 reias por causa dos juros compostos.

  Se tivéssemos achado alguma Ação ou Fundo Imobiliário mais rentável do que Tesouro Selic o resultado podia ser ainda melhor.

  Se não acharmos nada mais rentável o Tesouro Selic e o Fundo DI são boa alternativa, ate acharmos Ação ou Fundo Imobiliário mais rentável.



  Reinvestindo os proventos conseguimos uma rentabilidade maravilhosa ao ano de 25,65% , é uma rentabilidade real ao ano de 15,83% que é fantástico.
  

 Só para ter uma ideia quem tivesse investido 50 mil reais e reinvestido os proventos hoje teria mais de 1 milhão  (1 133 435 reais ).


  Não estou dizendo para comprar/manter/vender esta Ação ate porque o passado não se repete no futuro, voce terá de analisar e escolher por si próprio suas ações.




Conclusão 

 

  Se encontramos empresas  envolvidas num Setor Perene,  que sejam uma das Maiores do Setor, com Vantagens Competitivas, Baixo Endividamento, Administração Competente e Honesta, Histórico Continuo de Lucro tendencialmente Crescente, Com muitas Anos de Historia,  com "risco próximo do risco soberano do País",  e com Perspectivas Futuras Favoráveis para a Empresa e o Setor no Longo Prazo, essa empresa pode ser para toda a vida  (Perene).

  Se encontramos empresas assim, se elas mantiveram  excelentes, poderão dar rentabilidade fantásticas como vimos no exemplo em cima, desde que tenhamos paciência para manter para longo prazo (durante muitos anos, para toda a vida se a empresa continuar boa e rentável).

   O Fato dessa empresa ter hoje essas características, teremos sempre de acompanhar de perto e olhar os resultados trimestrais e anuais, além dos fatos relevantes, uma vez que empresas boas se podem transformar em empresas ruins,  caso a empresa tenha ficado ruim, teremos de abandonar a parceria com a empresa.







Aviso: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e  aprender máximo de educação financeira para tomar boas escolhas.




 












2 comentários:

  1. Talvez não exista, mas empresas comoa General Electric estão por ai a um bom tempo.
    No caso da BBAS3, 11% real ao ano é realmente mind blowing...nunca tinha feito esta conta. Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade existem empresas bem antigas, com séculos de historia, bem mais do que a vida de uma pessoa que dure muitos anos.

      É realmente fantástico a rentabilidade de quem comprou em 30/12/2013 por 3,97 reais, e segurou, reinvestindo os proventos.

      O mais fantástico quem comprou nesse preço 3,97 e segurou, em 2015 o Banco do Brasil pagou 2,01 reais por ação de proventos.

      Nesse ano (2015),o Banco do Brasil teve 50,63% Dividend yield em relação ao preço pago ( 2,01/3,97 x 100 = 50, 63% )


      Abraço e bons investimentos

      Excluir