Bitcoin ou Ações: Qual é o melhor? - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Bitcoin ou Ações: Qual é o melhor?

Bitcoin versus investimentos tradicionais.
Descubra qual é melhor Bitcoin ou Ações. Qual te pode deixar mais rico no longo prazo é qual tem a melhor relação risco/retorno.


Neste Post, inspirados numa passagem que está no livro  O Investidor Inteligente, falaremos sobre os riscos de investir em Bitcoin, comparados com os dos investimentos tradicionais.


 "Em 1999, risco não significava perder dinheiro; significava ganhar menos dinheiro do que os outros. Muitas pessoas temiam encontrar alguém em um churrasco que estive enriquecendo mais rapidamente do que elas ao fazer day trades de ações ponto-com. Então de repente, em 2003, o risco tinha passado a significar que o mercado acionário poderia continuar a cair até que destruísse quaisquer resquícios de riqueza que você ainda conservasse." - Benjamin Graham em O Investidor Inteligente.

Caracteristicas do investimento em Bitcoin


  Neste ano o Ibovespa subiu 20,26% e o IFIX subiu 17,46%. 2017 foi um ano excelente para as ações brasileiras e para os fundos imobiliários. Em condições normais estaríamos pulando de alegria com estes resultados, porem existe uma coisa chamada Bitcoin que subiu 1600%, o que faz com que a boa rentabilidade do Ibovespa e do IFIX pareça ridícula.


 Imagine-se chegando em ruma roda de amigos, contando, todo feliz, que suas carteira de ações tinham subido 20% ou que sua carteira de Fundos Imobiliários subiu 17%  e, de repente, um deles se vangloria dizendo que comprou Bitcoin há uns meses atrás e que estes tiveram uma valorização de mais de 1000% , ou seja: que investiu 10 mil agora esta com 100 mil.  

 As maioria das pessoas diriam que você deveria investir em Bitcoin e que 20% de rentabilidade não é quase nada.

 Você poderá se questionar: - "será que vale a pena estudar tanto e analisar diversos relatórios de empresas e de fundos imobiliários afim de identificar os mais rentáveis e menos arriscados para formar uma carteira de longo prazo?"

  A resposta é "SIM!" Grandes investidores como Warren Buffett, Luiz Barsi, por exemplo, fizeram fortuna investindo em ações.

 É preciso decidir com cautela sobre qual investimento a adotar. Uma vez decidido, siga em frente com seu projeto, sem se comparar com os demais. Não tome decisões precipitadas. Qualquer mudança de rumo exige uma avaliação rigorosa das circunstâncias (riscos e oportunidades).
 
Descubra mais sobre o investimento em Bitcoin


 Aviso: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado financeiro, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e aprender máximo de educação financeira e investimentos para fazer boas escolhas.


 O que você pensa sobre o Bitcoin? Será que continuará subindo ou trata-se de uma grande bolha, que logo irá se estourar? 

Comente aqui embaixo.




23 comentários:

  1. Olá DIL,

    Parabéns pelo post.

    Se todos os anos eu conseguir uma rentabilidade de 20% está bom demais.
    Se o Bitcoin subir nessa frequência por muitos anos, todo o dinheiro do mundo só vai estar nessa moeda. Acho que um dia vai parar ou cair.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Com 20% de rentabilidade nos investimentos juntamente com um bom aporte mensal lhe permitirá acumular riqueza a longo prazo.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  2. Uma hora a cotação vai cair muito, mas não creio que isso trará a extinção da moeda e do conceito.

    ResponderExcluir
  3. Se alguém falasse isso na roda de amigos eu diria que ele teve sorte, e isso acontece toda hora com apostadores, assim como também perder 100% do patrimônio.

    Se tem outras moedas mais eficientes que o btc eventualmente o valor dele irá a zero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      É preciso ser bastante racional nos investimentos.

      Abraço e bons investimentos

      Excluir
  4. Eu imagino que esteja supervalorizado. Estou migrando boa parte dos meus BTCs para altcoins.

    ResponderExcluir
  5. Ótima reflexão, concordo totalmente, DIL.

    Na minha opinião existe muita histeria nesse negócio de criptomoedas, principalmente na finansfera. Inclusive, alguns colegas de serviço que não possuem nem reserva de emergência (vivem literalmente de paycheck-to-paycheck) tão botando dinheiro nisso, sem sequer saber como funciona a coisa.

    Estou satisfeito com a modesta rentabilidade da minha carteira diversificada. Quem sabe após passar essa euforia eu coloque alguma coisa numa moeda dessas... mas nesse momento de euforia generalizada, tô fora!

    Abraço, gostei bastante do seu blog, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pelo elogio.

      Concordo com você, todos deveriam ter uma reversa de emergência antes de fazer investimentos mais arriscados.

      Abraço e bons investimentos

      Excluir
  6. Bitcoin: Uma aposta que deu certo.

    Infelizmente nunca estudei ou mesmo levei isto a serio, hoje so me resta acompanhar de longe e me lamentar rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário

      Com certeza outras oportunidades ainda irão aparecer.

      Abraço e bons investimentos

      Excluir
  7. Olá confrade!

    Estou aqui bebendo minha cerveja e pensando: "e dai que o Bitcoin subiu 1600%".

    O negócio é continuar focando no aporte e investindo com segurança.

    A vida tem muitos anos pela frente e daqui a pouco esta febre passa e vai ser substituida por outra.

    Abraço e bom findi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Concordo com você, investir com segurança aliado a bom aporte mensal é uma ótima maneira de construir riqueza no longo prazo.

      Abraço e bons investimentos.


      Excluir
  8. Olá, parceiro.
    Coloquei um pouco de dinheiro nisso aí mas não faço ideia se é bolha ou não. Mas deixei meu dinheiro lá.
    Te adicionei no meu blogroll.
    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e por meu ter adicionado no seu blogroll.

      Abraço e bons investimentos

      Excluir
  9. Acho que o valor irá cair para patamares de 15 mil dolares, preço justo dela acredito eu.

    BnA

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que louco é aquele que investe 100% em bitcoin... mas doido de pedra é quem não comprou NADA dessa moeda.

    "What if" o futuro se provar como os early adopters da moeda previam? Fim dos bancos centrais, das moedas fiduciárias, da impressão infinita de dólares? E se o bitcoin de fato "pegar" no mundo inteiro e ser o ouro digital deste milênio?

    Eu acho que o que o bitcoin (e algumas altcoins) pretendem ser está muito além da nossa capacidade de discernimento como investidor. É uma disrupção total no sistema econômico mundial e no dia a dia das pessoas. Pena que eu só percebi isso esse ano.

    ResponderExcluir
  11. Isso é uma coisa nova, não há parâmetro para quantificar. O BTC possuí um numero finito diferente de uma Fiat, onde imprimem que nem água pelo mundo afora. Olhei a impressão de dinheiro nos últimos anos dos principais países (EUA, Japão, Euro) e vi que a cada ano o numero está subindo vertiginosamente, isso para mim está gerando as bolhas em muitos setores, imobiliário, ações, etc.
    Aproveitando que passei por aqui, gostaria de convidar para participar de um quadro novo no meu blog, chama-se Bastidores da vida.

    Abs.

    ResponderExcluir
  12. "Grandes investidores como Warren Buffett, Luiz Barsi, por exemplo, fizeram fortuna investindo em ações." Veja bem: eles foram visionários naquela época. Quem naquela época investia em ações? O mesmo vale hoje para as criptomoedas, quantos novos milionários estão surgindo a cada dia com criptos. Também são visionários. Os irmãos Winklevos que o digam. Acho que investir na Bolsa já foi muito bom, mas estou abrindo minha mente para um futuro diferente que a tecnologia blockchain vai trazer. Abraço!

    ResponderExcluir