Como investir em ações (como escolher as melhores ações - Analise Qualitativa) - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Como investir em ações (como escolher as melhores ações - Analise Qualitativa)

Aprenda como fazer uma boa Analise Qualitativa para escolher as melhores empresas.




 Na primeira parte desta serie de posts  eu falei sobre quais são os tipos de analise e as estratégias que existem, é importante que você defina seu tipo de analise e sua estrategia antes de analisar e escolher ações. Confira a primeira parte (como investir em ações, com pouco dinheiro, sendo um iniciante, passo a passo).

 Analisar as empresas é a parte mais difícil, que é preciso mais tempo para aprender, bom lembrar que este estudo nunca acaba, é um aprendizado continuo.

 Como não é possível falar sobre as estratégias todas, eu vou falar sobre as minhas estratégias preferidas, sobre a quais entendo melhor que são as estrategia de investimento Buy and Hold e Buy and Hold com ações de dividendos, ambas são Analises Fundamentalista de longo prazo.





 Analise Fundamentalista da empresa é divida em duas partes:

  •  Analise Qualitativa - que é qualidade da gestão, vantagens competitivas,  modelo de negócios, setor que está inserida, transparência, integridade, perspectivas futuras, riscos.

  • Analise Quantitativa - que tem a ver com os seus múltiplos,  com seus lucros, dividendos, rentabilidade, com suas dividas, com suas margens, coisas que é fácil quantificar através do números. 

  Neste post falaremos sobre Analise Qualitativa e deixaremos a Analise Quantitativa para o próximo post.


Empresas de alta qualidade



Escolher os melhores setores

 

 De uma maneira geral existem dois tipo de setores, são eles:

  • Setores cíclicos - são por exemplo o setor da construção civil, e das commodities (que são mercadorias no estado Bruto, produzidas em grande escala com grande valor comercial) as commodities mais famosas são o Mineiro e o Petróleo, com duas das maiores empresas do Brasil. Nas empresas do setor cíclico os seus lucros variam muito. Nos ciclos de alta tem muito lucro, nos ciclos de baixa tem pouco lucro ou prejuízo, isto faz com que a cotação varie muito, tanto seja muito alta como muito baixa.

  • Setores não cíclicos - são por exemplo. setor bancário, seguros, energia elétrica,  saneamento, estes setores tem lucros mais constantes, tanto tem bom lucro em anos de crescimento econômico como em anos de crise, uma vez que estes setores são essenciais a vida das pessoas, são setores que provavelmente sempre existiram. Como os lucros destes setores são mais constantes sua cotação  também, assim como a sua distribuição de dividendos.

 Tanto para a  estrategia de Buy and Hold, como para a estrategia Buy and Hold com ações de dividendos, as empresas do setor não cíclico são as mais indicadas uma vez que o seu lucro é constante e por vezes até crescente, a sua distribuição de dividendos é constante.


Empresas de setores não ciclicos

 

Analisar a gestão da empresa


 Ao analisar a empresa é importante olhar a distribuição acionaria, quem é o presidente, qual o percurso dele, ele é um homem bem sucedido, integro. Outro ponto importante é saber se as  ações tem boa liquidez. Já em relação a gestão existem dois tipos:

  • Gestão Privada - Aqui os gestores tendem a ter visão de mais longo prazo, pois querem ter uma empresa saudável que dure muitos anos,  quanto mais a empresa lucrar mais ricos eles ficam (e você também caso seja sócio), mas é preciso analisar quem é o presidente da empresa e os gestores que passado eles tem, qual o histórico deles, se têm escândalos na carreira, é preciso encontrar empresas com gestão integra.

  • Gestão Publica - Aqui a visão das empresas é mais de curto prazo, os gestores mudam mais rapidamente e há uma maior impressibilidade quanto ao futuro. São empresas que precisam de uma margem de segurança maior para entrar.

 Em geral as empresas de gestão privada tendem a ter uma gestão de mais longo prazo, e a ser mais rentáveis, porém é preciso analisar bem o presidente e os gestores da empresas para saber se são íntegros, apesar de gestão publica ser mais imprevisível existem boas empresas publicas e boas oportunidades, devemos ficar atentos.




 A melhor maneira saber mais sobre a gestão da empresa é responder a estas perguntas:
  • A empresa possui um presidente e uma administração integra e seria? 
  • Qual o currículo e o percurso do presidente e dos administradores?
  • A empresa tem uma gestão transparente com os acionistas?
  • A gestão toma boas medidas para a empresa?
  • Que medidas a gestão toma para remunerar os acionistas?


Liderença para uma gestão de sucesso



Modelo de Negócios

 

 Entender o modelo de  negócios é entender o que a empresa produz, como funciona, o que ela vende, como ela lucra, basicamente saber tudo sobre a empresa, como você fosse um trabalhador que analisa-se a empresa por dentro.


Aqui algumas perguntas que você poderá responder, para entender melhor a empresa, que são:

  • O que esta empresa faz, produz ou vende?
  • Seu serviço ou produto é de qualidade?
  • O que ela faz para ter lucro?
  • Quais são as características do  modelo de negócios da empresa?


Modelo de negócios da fabrica


Vantagens competitivas

 

 As vantagens competitivas permitem a empresa ter margens de lucro maiores e afastar as concorrentes, ter mais potencial de sucesso, uma vez que tem uma proteção contra as outras.


 Existem alguns tipos de vantagens competitivas, entre eles:

  • Exclusividade ou pouca concorrência - no caso das energia elétrica e do saneamento cada estado geralmente só tem uma companhia de energia elétrica e de agua, então você é "obrigado" a usar luz e agua daquela companhia, o que faz a companhia ter tudo para lucrar sem concorrência.
  • Tamanho - Walmart é tão grande que os seus custos são mais diluídos por causa  do seu enorme tamanho, isso faz com que seus preços sejam melhores, assim os clientes compram mais deles e  cada vez ficam maiores.
  • Patente ou segredo - por exemplo a Coca-Cola tem um segredo assim ninguém pode "copiar"  igualzinha,  isso oferece uma  proteção natural, que permite a ela lucrar muito, durante muitos anos.
  • Habituação e fidelidade  - As pessoas estão acostumadas a usar o Facebook e Google preferem usar estes produtos e dificilmente vão trocar. No Brasil as pessoas preferem as cervejas que a Ambev faz então já se acostumaram com  o gosto. Quando você faz uma festa coloca para beber essas cervejas porque sabe que todo o mundo gosta. As pessoas são fieis a marca, por exemplo, a quem tome a mesma cerveja por a vida
  • Contrato de exclusividade e/ou longa duração - A Taesa tem contratos tem transmissão de energia elétrica de longa duração, então ela só tem de manter funcionando as linhas de transmissão e ganha dinheiro, isto dá origem a um lucro constante e uma distribuição de dividendos previsível.
  • Qualidade do produto - A Toyota é conhecida no mundo automóvel por ter carros de excelente qualidade, isto faz com a marca possa colocar um preço um pouco maior, e assim ter maiores margens de lucro.

Estas são alguns tipos de vantagens competitivas que existem. Para saber se a empresa tem vantagens competitivas faça as seguintes perguntas:

  • Esta empresa tem vantagens competitivas?
  • Quais são as vantagens competitivas desta empresa?

empresas com mais vantagens competitivas conseguem mais dinheiro


Perspectivas Futuras da empresa e do setor

 

 Olhar para o passado é super importante pois através do passado, conseguimos analisar como a empresa perfumou, se tem uma historia de sucesso, rentabilidade, lucro, se passou bem as crises, mas agora é importante olhar para o futuro, perceber e prever como ela vai estar daqui a alguns anos, será uma empresa que continuará ter sucesso, para saber isso faça as seguintes questões:

  •  O setor continuara a ser um setor necessário no futuro?
  • Este setor tende a crescer, manter-se constante ou diminuir?
  • A empresa continuará a ser bem gerida no futuro?
  • A administração tem visão de longo prazo?
  • As suas vendas e as suas margens de lucro vão crescer, manter-se ou diminuir?
  • O lucro vai crescer, manter-se ou diminuir?
  • A sua divida vai diminuir, manter-se constante ou aumentar?

Prespectivas Futuras da empresa e do setor



Riscos  


 Analisar os riscos, ajuda a perceber o que poderá acontecer a empresa caso estes riscos se concretizarem,  em geral acredito que devemos escolher empresas de alta qualidade com poucos riscos, para isso faça as seguintes perguntas:

  • Quais são os riscos deste setor?
  • Quais são os riscos desta empresa?
  • Qual a solidez desta empresa?
  • Quais são os motivos para eu sair de sócio desta empresa?


riscos da empresa e dos setores



 São estes os aspectos principais da Analise Qualitativa, esta analise completa a Analise Quantitativa, estas duas analises nos mostrar uma melhor visão de um todo, e uma melhor visão para o futuro.

 Muitas destas informações encontram-se presentes nos dois seguintes livros, que vou deixar como sugestão de leitura, para quem quiser saber mais sobre o assunto :




Se você gostou deste post compartilha com seus amigos

Você também utiliza Analise Qualitativa? 
 Quais são pontos que você analisa na empresa?

Comenta ai embaixo





8 comentários:

  1. Ótimo post. Pretende fazer uma terceira parte?

    Acho que seria interessante falar de free float, governança, segmento de listagem, categoria de ação (ON ou PN)... esses critérios considero de suma importância para o holder.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Sim, vou fazer uma terceira parte falando desses temas.
      Valeu a sugestão!

      Abraço e bons investimentos

      Excluir
  2. Está fazendo um belo trabalho educativo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, DIL!

    Um "must read" pra quem tá começando no mercado!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de receber uma força para divulgar o meu novo blog sobre Independência Financeira. Nele vou compartilhar meu último ano antes de começar a viver a sonhada IF. Lá compartilho um olhar menos técnico e uma visão mais pessoal da transição que estou fazendo para deixar meu emprego. Se eu puder divulgar aqui no seu blog ficaria feliz em retribuir a gentileza colocando um link na minha página também.
    IF365 | INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA E APOSENTADORIA ANTECIPADA

    https://srif365.wixsite.com/if365

    Obrigado!

    Sr. IF365

    ResponderExcluir