sábado, 10 de março de 2018

Como ficar rico (mais rápido)

Descubra como ficar fico em menos tempo, usando estratégias combinadas que vão ajudar na construção de riqueza e de patrimônio. 



Como ficar rico 

 

A forma de enriquecer é ganhar dinheiro, poupar e investir. Para ter melhores resultados e ficar rico mais rápido é necessário atuar nestas 3 frentes e não apenas numa delas.


Quando criei o meu blog, a ideia foi sempre falar nas 3 estrategistas em conjunto, ganhar mais dinheiro, poupar mais, e investir melhor. 



Como ganhar mais dinheiro

 

Para ganhar mais dinheiro existem basicamente 3 estratégias, você pode usar as 3 em conjunto para aumentar os seus resultados, são elas:

  • Oferecer serviços - trabalhar nos fins de semana ou depois do  horário de trabalho poderá te dar uma boa renda extra. Aqui você troca tempo por dinheiro. Escreva numa lista tudo o que você sabe fazer. Esses serviços podem ser desde ser churrasqueiro, ser musico em casamentos, DJ de festas, segurança, lecionar aulas particulares, passear e tomar conta de cachorros com o DogHero, aqui também incluo alugar um quarto da sua casa com o Airbnb.



  • Crescimento profissional - Aqui você se concentra em cada vez aprenda mais e entregar mais valor no seu trabalho, para com o passar do tempo ser reconhecido e com isso ganhar mais dinheiro, na sua empresa ou numa concorrente. Atualmente ter mais conhecimento é bem pratico e simples existem cursos online de Excel, AutoCAD 2D e 3D, Informática, HTML5, Gestão, entre outros cursos, com certificado e com professores altamente qualificados, com flexibilidade de horário a preços super acessíveis. Através dos cursos poderá adquirir mais conhecimento e mais competências para  ter salário maior,  que lhe permitirá ficar rico mais rápido.




Preparei um esquema de como aumentar o salário.



Como poupar mais dinheiro

 

Para poupar mais dinheiro você terá que gerir o seu orçamento de forma mais eficiente, cortar ou reduzir alguns gastos mantendo a qualidade de vida. Você terá de fazer igual a um gestor de uma grande empresa que corta nas despesa e a empresa mantém a sua qualidade. Existem 4 maneiras de fazer isso:

  • Cortar despesas essenciais  - você tem de pegar no seu orçamento e analisar quais são as coisas que você paga e não utiliza, como aquela assinatura de Tv  de muitos canais que você não usa, aquela conta de anuidade de banco que você paga e poderia ter sem anuidade, aquela mensalidade que você paga na academia e não usa.
  • Substituir despesas essenciais por opções mais econômicas -  você poderá substituir uma academia muito cara por outra mais em conta, que lhe trará praticamente o mesmo beneficio em termos de saúde, aqui você pode trocar alguns produtos mais caros do super mercado por outras mais baratos, desde que tenham qualidade, etc.
  • Cortar nos supérfluos  - Você não precisa de sair sempre sexta e sábado toda a semana, poderá sair no sábado e na sexta ficar a ver um filme em casa comendo pipoca, ao cortar nas suas saídas a noite você vai poupar muito mais dinheiro. 
  • Substituir os supérfluos - Você não precisa de comer na naquele restaurante ou ir naquele bar super caro, poderá ir noutro mais barato, mas também com qualidade, o que lhe permitirá poupar muito dinheiro.




Investir melhor

 

Aprender investimentos faz toda a diferença no longo prazo, uma pequena rentabilidade media a mais no longo prazo, poderá dar uma diferença muito grande no futuro na sua aposentadoria ou dependência financeira. 

Você não vai conseguir uma rentabilidade de média de 30% ao ano, nem Warren Buffett conseguiu, ele teve um retorno médio de 21%. 

Quaisquer 3% a 5% ao ano em média mais do que a poupança, darão uma diferença de centenas de milhares ou de milhões (de reias) no longo prazo. outra dica é aportar bastante todos os meses.

Para investir melhor siga estes 5 passos:

  • Abra conta em Banco Digital  isento de anuidade e de TED - isto vai permitir poupar muitos reias no final do ano.
  • Abra conta numa Corretora - escolha uma corretora que tenha produtos que lhe agradem e tenha baixos custos.
  • Aprenda sobre os produtos de Renda Fixa - Comece estudando os pós-fixados para o curto prazo como o Tesouro Selic, CDB liquidez diaria, Fundo DI, em seguida estude os produtos de médio prazo como LCI, LCA, CDB por ultimo estude os de longo prazo como o Tesouro IPCA, fiz uma post sobre esse assunto onde eu explico Como escolher produtos rentáveis e seguros de renda fixa.
  • Faça um TED mensal do Banco digital para o Corretora - este será o seu aporte mensal, quando maior mais rico você ficará no longo prazo.
  • Invista em Renda Fixa - Deverá começar por o Tesouro Selic ou um CDB liquidez diaria ou Fundo DI, para formar a sua reserva de emergência (confira nesta postagem as vantagens e desvantagens de cada um), só depois de formado a sua reversa de emergência poderá ir para os produtos de médio prazo as LCI, LCA e os CDB, depois o Tesouro IPCA.
  • Estude sobre Fundos Imobiliários e Ações - Renda Variavel, é bem mais complexa precisará de um conhecimento mais profundo, é do mindset de longo prazo,  caso goste de imóveis, poderá começar pelos fundos imobiliários pois eles tem menor volatilidade do que as ações e os proventos dos alugueis caiem na conta todos os meses isentos de imposto de renda. Em seguida poderá ler sobre investimento em ações, caso você aprenda o mindset correto (de sócio), aprenda a analisar as empresas, a escolher melhores empresas, e  adquira um estômago forte para comprar nas crises, será o investimento mais rentável no longo prazo.


Para investir em ações eu aconselho a seguinte lista de livros:

  • O Investidor Inteligente - este é considerado o melhor livro de investimento de todos os tempos pelo melhor investidor do mundo Warren Buffett, este livro ensina a diferença entre investimento e especulação e escolher empresas que estejam a preços abaixo do seu valor intrínseco, como ele diz comprar 1 dólar por 50 centavos. Para saber mais leia este livro.
  • O jeito de Warren Buffett investir - este é um dos melhores livros do melhor investidor do mundo Warren Buffett, este livro ensina a sua estrategia o Buy and Hold (compra e segurar) de adquirir excelente empresas  e ótimos negócios, com vantagens competitivas e ficar por eles por muitos anos até décadas, aqui o investir só vai deixar de ser sócio da empresa quando ela perder os fundamentos. Para saber mais leia este livro.

  • O jeito de Peter Lynch investir  - este livro é sobre o Peter Lynch a pessoa que conseguiu ter um  retorno 29% gerindo o Fundo de Investimento, neste livro ele mostra as vantagens do investidor pessoa física em relação  aos fundos investimentos, também classifica os tipos de empresa (crescimento lento, robustas, crescimento rápido, cíclicas, turn-arond e as oportunidades) como tirar partido para escolher as melhores ações de cada tipo para ter boa rentabilidade. Para saber mais leia este livro.

  • Faça Fortuna com Ações - Este livro do Décio Bacin é o livro de investimento recomendado por Luiz Barsi, neste livro ele fala de conta tirar partido dos ciclos do mercado Brasileiro os "Boom" e os "Crashes" de critérios para escolher ações de dividendos rentáveis e seguras, que trarão riqueza no longo prazo. Para saber mais leia este livro.


  • Invista em Fundos Imobiliários e Ações - Caso você goste de imóveis, investir primeiro em fundos imobiliários poderá ser uma vantagem, tem menos volatilidade, pagam proventos todos os meses, assim você aprendera a segurar o investimento para o longo prazo, pois os proventos mensais são algo viciante, depois de já ter estudado bastante e lido bastantes livros poderá ir para as ações, comece por um percentual pequeno na carteira e a medida que vai tendo mais conhecimento e experiência aumente pouco a pouco. Com o conhecimento e o  mindset correto (de sócio) você ganhará muito dinheiro com o passar dos anos em Fundos Imobiliários e Ações.


Seguindo este passo a passo, aprendendo o mindset correto (de sócio), tendo o conhecimento para escolher as melhores empresas, estômago para comprar nas quedas, você conseguirá um retorno bem grande com o passar dos anos, qualquer porcento a mais no longo prazo fará uma enorme diferença.



Preparei um esquema, para ficar mais fácil.
 




Exemplo pratico de como ficar rico (mais rápido)

 

Vamos imaginar dois empregados da mesma empresa, com o mesmo cargo, com o mesmo salário (3000 reais), eles são o André o Bruno.

O André ficou mais relaxado, decidiu apenas trabalhar na empresa,  gastar 2500 reais por mês, e investir no tesouro Selic.

O Bruno decidiu além do salário procurar uma renda extra  e conseguiu mais 1000 reais por mês (usando algumas das alternativas que mencionei acima), também economizou mais  e passou a viver com 2000 reais por mês, e decidiu aprender mais sobre investimentos para aumentar um pouco sua rentabilidade.

O André chegou ao final do ano com apenas 6180,75 reais enquanto que o Bruno conseguiu 24937,25 reais, graças ao aumento da receita, através da renda extra, a ter reduzido as despesas e ter investido melhor!


Fiz um quadro abaixo para mostrar os valores.




Conclusão

 

 O caminho para ficar rico é um bem demorado, a melhor forma de o encurtar é buscar o aumento das receitas quer através de aumento salários, quer através do aumento da renda extra.

A grande vantagem da renda extra é que no final de alguns anos, poderá ser muito maior que o seu salário e com isso entrar na via rápida para ser milionário.

Já as promoções dentro da empresa, para além oferecem um bom aumento da receita mensal, tem uma ótima  previsibilidade de entrada de dinheiro.

É importante que o investidor sempre mantenha as despesas controladas, para poder sobrar um bom dinheiro todos os meses, aumentar o aporte mensal  nos investimentos é fundamental para enriquecer.

O investidor deve estudar os investimentos, para saber escolher os Fundos Imobiliários e as Ações que são sólidos e que tem uma preservativa de retorno. Ao fazer isso conseguirá um aumento da rentabilidade, que no longo prazo, poderá se tornar numa diferença de milhões de reias na sua conta.

É essencial, para ficar rico mais rápido, atuar nas 3 seguintes áreas: 
  • Ganhar mais dinheiro 
  • Poupar mais
  • Investir melhor


Comenta ai embaixo, em quantos anos você espera ficar rico?

Faz alguma coisa para ter renda extra?


Blog Widget by LinkWithin

16 comentários:

  1. Obrigado pelo poste DIL!
    Sua síntese facilitou muito meu aprendizado. Sendo realista, você acha possível alguém ter um retorno de 8,65% a.a sem grandes conhecimentos de investimento?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Sim, neste momento existem CDB Prefixados com prazos mais longos com rentabilidade fixa de 11,70% a.a. o próprio Tesouro Prefixado tem rentabilidade de 9,55%a.a.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  2. DIL, parabéns pelo detalhamento no post! Eu pretendo alcançar um patamar razoável lá pelos 45 anos,abraço do DM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      É uma boa idade, depois disso ainda pode aproveitar muito a vida, para viajar e fazer o que mais gosta.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  3. Olá DIL,
    Gostei das dicas de leitura!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  4. Excelente disca D.I.L.,
    Se pelo menos 30% dos brasileiros lessem este post, teríamos uma futuro mais promissor.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  5. Bem legal esse post para quem está começando DIL! Penso da mesma forma...aos poucos vamos criando um belo patrimônio!
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  6. Fala, DIL. Ótimo post. Queri ter encontrado um roteiro assim quando iniciei a jornada, teria me poupado muito tempo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  7. Parabéns pelo post di.

    Rápido, simples e certeiro KKKk

    Já passei e venho passando por todos estes estágio ao longo da minha caminhada.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  8. ótimo texto, compilado de todas as dicas que todos devem saber para focar no crescimento financeiro

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...