terça-feira, 3 de abril de 2018

Investimento em Ações: Quais são as áreas que o investidor precisa saber?

Para investir em ações, não basta saber de contabilidade e de economia, é preciso ter entendimento interdisciplinar das empresas e do mundo. Descubra quais são as áreas que o investidor precisa saber.



Entre os conhecimentos mais importantes para se tornar um bom investidor de longo prazo, destaco as seguintes áreas:



Finanças Pessoais

 

Um dos fatores mais importantes para se enriquecer é o seu aporte mensal, para isso acontecer terá de adquirir um bom conhecimento de finanças pessoais, pois sem dinheiro ninguém poderá investir.

Você vai ter de se tornar um empresa rentável, aumentando as suas receitas através de Renda Extra ou de aumentos salariais, e diminuindo os custos, através de um melhor controle das despesas, sem perder qualidade de vida.


 

Português

 

 Os relatórios  e os fatos relevantes são textos extensos com varias dezenas de paginas, é preciso ter uma boa capacidade de interpretação para conseguir tirar os fatos mais importantes desses relatórios, pois muitas vezes algumas informações importantes estão nos detalhes, nas notas de rodapé, etc.

Também é preciso ter uma boa capacidade de leitura para ler muitos livros de investimento, pois são bem extensos com algumas centenas de paginas. Estes livros são de extrema importância para formar uma mentalidade de sócio e investidor de longo prazo.





Inglês

 

Saber inglês ajuda muito, pois existe uma infinidade de livros excelentes sobre investimento em inglês.

Saber inglês permite estudar e investir em outros países. Ao saber inglês você tem a chance de encontrar excelentes investimentos em outras partes do mundo, aumentando assim sua diversificação e conseguindo achar algumas oportunidades escondidas.




Contabilidade

 

 A contabilidade  é fundamental para se entender DFP (Demonstrações Financeiras Padronizadas) para entender a lógica dos Balanços dos Ativos, Balanços dos Passivos, das DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), e do Fluxo Caixa.

Para ser um grande investidor de longo prazo, você precisa de aprender esta habilidade, para acompanhar as empresas, descobrir alguns riscos e algumas oportunidades.

Caso queira aprender mais sobre Balanços, leia os 4 posts aqui embaixo:





Administração

 

 A gestão das empresas é um fator decisivo para o sucesso de uma empresa no longo prazo, empresas bem geridas, com bons projetos para o futuro, transparentes, que respeitam o acionista, tem mais chances de ter  sucesso no longo prazo.

Ter noções de Administração ajuda a estudar a empresa, a entender se a empresa é bem gerida, se é transparente, se é um bom negócio, se tem boas perspectivas futuras.

Poderá aprender mais de como escolher empresas bem administradas, lendo esse post:





  Economia

 

 Ter noções de economia ajuda a ter uma Visão Macro, ajuda a entender quais são os setores que se vão beneficiar com determinada mudança na taxas de juro, com determinada acontecimento do País, com a valorização do dólar, com o crescimento ou  recuo da economia, ajuda muito a escolher empresas que possam se valorizar com esses fatores.

Eu escrevo sobre Economia na Blasting News,  meu ultimo artigo foi sobre:




Psicologia

 

 Para investir em valor no longo prazo é preciso ter uma grande força psicológica, pois é extremamente difícil ter uma ação excelente no prejuízo  e ter coragem para  comprar mais.

Também é preciso ter uma enorme força psicológica  para quando uma ação já perdeu os fundamentos é está no prejuízo para vender, você tem tendência a esperar que ela suba, só que se perdeu os fundamentos nunca mais vai subir.






Conclusão 

 

Para ser um bom investidor é preciso ter uma boa noção de algumas disciplinas como Finanças Pessoais (para sobrar mais dinheiro), Português (para interpretar os relatórios, ler livros de investimento), Inglês (para ler livros estrangeiros de investimento)  de  Contabilidade (para saber interpretar as DFP), Administração (para saber se uma empresa é bem gerida, entender a empresa), Economia (para entender o cenário Macro, com isso impacta as empresas), Psicologia (para encarar os momentos difíceis nos investimentos).




Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

  1. Olá DIL,

    Parabéns pelo post. Excelentes colocações.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  2. Obrigado DIL mais uma vez por compartilhar informações relevantes, mais uma leitura que recomendarei!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  3. É muita área de conhecimento, rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  4. Bom dia Dinheiro Investimento e Lazer,

    Excelente blog, acredito muito na sua linha de pensamento. Indicarei para outras pessoas, parabéns pelo blog

    Se possivel, gostaria de contar com a sua ajuda, sou um blog novo, estou começando agora, vou tratar de investimentos com aportes pequenos (por motivos de salário pequeno), te adicionei aqui na lista de blog sugeridos, se puder fazer o msm, te agradeço

    att.. Investidor e Realista
    https://investidorerealista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Valeu por me indicar a outras pessoas, legal o seu artigo sobre o despertar do investidor, também vou indica-lo.

      Abraço e sucesso para seu blog.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...