Ações: Fórmula Mágica (alterada) ainda mais Mágica, será? - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

domingo, 15 de julho de 2018

Ações: Fórmula Mágica (alterada) ainda mais Mágica, será?

Formula Magica para investir em açõesA fórmula Mágica tem obtido resultados fantásticos, nos 17 anos que foi testado entre 1988 a 2004, obteve 30,8% de rentabilidade contra 12,4% do S&P500.
Será possível  alterar a fórmula mágica, para obter uma boa rentabilidade, com maior segurança?




O que é a Fórmula Mágica

 

A fórmula mágica é a forma de investir em ações, criada por o mega investidor Joel Greenblatt que tenta comprar excelentes empresas com alto retorno sobre o patrimônio, a preço de barganha, com baixo preço em relação ao lucro obtido.

As ações são classificadas primeiro por retorno sobre o patrimônio, pode-se usar o ROE. A com ROE maior recebe 1 ponto a segunda 2 pontos e assim pode diante.

Em seguida, as ações são classificadas com preço mais baixo em relação ao lucro. Pode-se usar o EV/EBIT. A que tiver um EV/EBIT menor recebe 1 ponto a segunda 2 pontos e assim sucessivamente.

Por ultimo, soma-se as duas classificações e ordena-se por ordem decrescente. Primeiro vem as ações com menores números de pontos.

Deve-se escolher uma carteira entre 20 a 30 ações.






Problemas da Fórmula Mágica

 

O facto de escolher ações sem as conhecer, olhando apenas para o ultimo ano, com apenas dois indicadores, pode ter vários problemas, entre eles destaco:

  • Deixar os Bancos de fora - Ao usar o EV/EBIT como os bancos não tem EBIT (lucro antes do juros e dos impostos) eles automaticamente ficam de fora, só que no Brasil os bancos são um setor muito forte e lucrativo.
  • Lucros não recorrentes - uma empresa que apresente lucro não recorrente vai ter um EV/EBIT menor e um ROE maior, logo vai entrar na carteira de empresas. Como esse lucro é não recorrente passa a frente das outras de forma injusta. Para o ano não irá ter os mesmo resultados.
  • Pode ter prejuízo nos anos anteriores - Como a formula mágica só leva em o ultimo ano, a empresa pode ter prejuízo nos anos anteriores. Isto é péssimo, porque no ano seguinte a empresa tem uma boa chance de voltar a ter prejuízo.
  • Empresas muito envidadas - Como a formula não olha as dividas da empresa (pelo menos diretamente, o EV/EBIT incorpora o divida na para calcular este indicador), a empresa por ter grande divida e aparecer na carteira da fórmula mágica.
  • Muito baixa liquidez - As empresas podem ter liquidez tão pequena, que seja difícil de comprar sem influenciar o preço.
,


 

 Como resolver estes problemas

 

  • Deixar os Bancos de fora - Para isso em vez de usar o EV/EBIT, passei a usar o P/L e com isso consegui incluir os Bancos, já que o setor financeiro é um dos melhores setores do Brasil.
  • Lucros não recorrentes - Para isso coloquei o P/L maior do que 6, porque P/L iguais ou menores do que 5, correm um grande risco de ter um lucro não recorrente. Pois, esses P/L não são comuns.
  • Pode ter prejuízo nos anos anteriores - Para resolver este problema, a empresa só apareceria na carteira se tivesse tido Lucro nos últimos 5 anos. Esta medida, ajudou a tirar as piores empresas da carteira.
  • Empresas muito endividadas  - Para tirar empresas com divida muito grande (ou seja empresas financeiramente muito alavancadas) usei dois indicadores de divida Divida Liquida sobre Patrimônio Liquido menor que 1 e Divida Liquida sobre EBIT menor do que 3, para bancos usei Índice de Basileia maior do que 14.
  • Muito baixa liquidez - para tirar empresas com baixa liquidez e por isso muito difíceis de comprar usei volume médio de negociação dos últimos 2 meses maior que 100.000, também optei sempre pela ação mais liquida, quando tinha duas ações iguais.







Carteira da Fórmula Mágica Alterada

 

A carteira da fórmula alterada ficou com 20 ações, para garantir uma boa diversificação, uma vez que não houve um estudo profundo sobre as empresas.

As ações foram escolhidas pelos critérios em cima  selecionados.

Todos os meses divulgarei o rentabilidade da carteira da fórmula mágica alterada em comparação com o Ibovespa e Bova11. Divulgarei este estudo por um periodo mínimo de 5 anos, pois no investimento, temos de ter um perfil de longo prazo, para saber se a formula mágica alterada resulta e se tem bons resultados no longo prazo.




Quais são as ações que vão entrar na Carteira da Fórmula Mágica Alterada?

Comenta ai embaixo, quero saber se acertas nas empresas selecionadas.







Aviso: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e  aprender máximo de educação financeira para tomar boas escolhas.

13 comentários:

  1. Olá DIL,
    Será um teste longo. Está pensando em marcos para fazer rebalanceamento ou giro?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá DIL,

    Essa estratégia ficou legal. Parabéns!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Cowboy Investidor, obrigado pelo comentário.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcio Amaro, obrigado pelo comentário.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Janota investidor, obrigado pelo comentário.

    Até Dezembro não vou mexer na carteira da formula mágica. Depois vou pensar numa estrategia, pois não sou a favor do giro, por causa do pagamento de impostos, o que no longo prazo pode diminuir a rentabilidade.

    Acredito que faça uma estrategia de balanceamento da carteira usando o limite de 20mil reais de vendas por mês (para ter isenção do imposto de renda), isso deve ajudar aumentar a rentabilidade. Embora seja uma carteira teórica é sempre bom usar a isenção de imposto.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  6. Oi DIL,
    Achei interessante a sua estratégia e fiquei curioso para conhecer as ações selecionadas. Seria a PTBL3 uma delas??
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá Papai na bolsa, obrigado pelo comentário.

    Divulgarei no próximo post as ações. A PTBL3 tem bom P/L e bom ROE, mas não passou no critério de Divida Liquida sobre o Patrimônio Liquido (DL/PL) menor ou igual a 1, tem DL/PL de 1,49.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  8. Legal! Fiz algo parecido, uni a fórmula de Bazin com a do Joel.

    ResponderExcluir
  9. Olá LucS, obrigado pelo comentário.

    Sua iniciativa é muito interessante. Sempre bom usar critérios de analise fundamentalista para escolher ações para longo prazo.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante!

    Logo que conheci a fórmula mágica já fiquei cismado pelo fato dela ser apenas uma "foto" da empresa. Qualquer fator de valor (P/L, EBITDA, ROE, etc) visto sem histórico não é confiável.

    Você sabe onde posso encontrar o histórico desses fatores (VPA, EBITDA, ROE, P/L, etc)? Não quero apenas seus valores atuais, mas os passados (pelo menos de 05 anos atrás). Só assim para testar e ver se nossas ideias fazem sentido.

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante!

    Logo após conhecer a fórmula fiquei cismado pelo fato dela ser uma "foto" da empresa. Sem considerar o histórico dos indicadores fica difícil saber a saúde da empresa.

    Você conhece algum site que disponibiliza o histórico dos indicadores fundamentalistas? Assim poderíamos fazer backtest das nossas ideias.

    ResponderExcluir
  12. Olá João, obrigado pelo comentário.

    É verdade, a formula mágica original, tem esse "problema", de não levar em conta o histórico da empresa, apenas considera o ultimo ano. Por isso, fiz a formula mágica alterada, para usar esses fatores.

    Para os históricos dos últimos anos, P/L, ROE, P/VPA, lucro, divida, fluxo de caixa e muitos outros, tem o site Pense Rico e o Ocean14.

    Para complementar a informação tem Investsite, Fundamentus.

    Caso esteja a acessar pelo computador, os links destes sites, ficam do lado esquerdo aqui do site embaixo, em sites gratuitos para analisar ações, só clicar, ou então ir no google.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir