Ações: Carteira de Buy and Hold baseada nos fundamentos de Warren Buffett | Rentabilidade em Setembro - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

domingo, 21 de outubro de 2018

Ações: Carteira de Buy and Hold baseada nos fundamentos de Warren Buffett | Rentabilidade em Setembro

Warren Buffett - Buy and Hold
Descubra qual foi a rentabilidade em Setembro da carteira de ações de Buy and Hold baseada nos fundamentos de Warren Buffett!



Nota: As ações aqui faladas, são apenas exemplos didáticos, não representam indicação de compra/venda/manutenção! 


No dia 20 de Julho criei uma carteira de ações de Buy and Hold baseada nos fundamentos de Warren Buffett. Irei acompanhar todos os meses, para ver o resultado no longo prazo!



Carteira de Buy and Hold baseada na estrategia de Warren Buffett

 

Decidi começar uma carteira com 100 mil reias (exemplo teórico). Repare que essa carteira é só um exemplo, ela poderia ter um valor menor, como 20 mil ou até 10 mil reias.

Como hoje em dia, em algumas corretoras os custos de corretagem são baixos ou nulos para  ações, então pode-se começar uma carteira de ações de longo prazo com pouco dinheiro.

Como a maioria das pessoas faz aportes mensais na sua carteira de investimentos,  decidi fazer um aporte mensal de 2000 reais nesta carteira de investimentos. Esse aporte mensal é só um exemplo, poderia ter um valor menor como 1000 reais, 500 reais ou até 100 reias.





Carteira de Buy and Hold - Setembro

 

Tabela da Carteira de Buy and hold - Setembro
Tabela da Carteira de Buy and Hold - Setembro

 

Carteira de Buy and Hold - Valorização Acumulada

 

Gráfico da valorização acumulada da Carteira de Buy and Hold
Gráfico da valorização acumulada da Carteira de Buy and Hold

 

O destaque pela positiva foi:


  1. HGTX3    +13,69%





Os destaques pela negativa foram:


  1. CIEL3       -24,52%
  2. GRND3     -20,17%
  3. MPLU3     -12,65%
  4. WIZS3      -8,77%
  5. ITSA4       -7,08%






Carteira de Buy and Hold - Dividendos Acumulados

 

Gráfico dos Dividendos Acumulados da Carteira de Buy and Hold
Gráfico dos Dividendos Acumulados da Carteira de Buy and Hold

 

Os destaques no pagamento de dividendos são:


  1. CIEL3      2,67%
  2. ITSA4      1,92%
  3. MPLU3    1,59%
  4. ITUB4     1,58%





Carteira de Buy and Hold - Valorização acumulada + Dividendos

 

Gráfico da Valorização Acumulada + Dividendos  da Carteira de Buy and Hold
Gráfico da Valorização Acumulada + Dividendos  da Carteira de Buy and Hold


 




Carteira de Buy and Hold - Operações em Setembro

 

Tabela das operações em Setembro da Carteira de Buy and Hold
Tabela das operações em Setembro da Carteira de Buy and Hold

 

  •  CIEL3 baixou de 17,12 para 12,25  (periodo de 20  Julho até 31 de Setembro), o que representa uma queda de 28,44%.
  • A empresa Brasileira, CIELO,  atua como adquirente multibandeira, é uma das responsáveis pela captura, transmissão e liquidação financeira de transações com cartões de crédito e débito, é a empresa líder do setor em toda a América Latina.
  • A empresa teve sempre lucro nos últimos 8 anos e distribui dividendos, a empresa apresenta uma rentabilidade muito alta, além de margens muito altas, possui divida muito baixa, em relação ao balanço tem um excelente balanço.
  • A maior concorrência no setor  é  um fator a ter atenção! Será que a empresa se vai continuar mantendo o seu lucro alto, através da inovação e da boa gestão ou vai começar a cair o lucro? Na resposta  acertada a está questão está a chave do sucesso.
  • Este mês com o aporte teórico de 1996,75 reais decidi aumentar a posição na CIEL3 comprando mais 163 ações desta empresa. Não é recomendação de compra, a carteira é apenas teórica.
  • Com isso o preço médio da CIEL3 baixou de 17.12 para  16.23 e a posição teórica na empresa aumentou de 730 para 893 ações. Próxima vez que a empresa pagar dividendos, receberemos mais proventos, uma vez que temos teoricamente mais ações. 




Carteira de Buy and Hold - Rentabilidade em Setembro

 

Tabela da Rentabilidade em Setembro da Carteira de Buy and Hold
Tabela da Rentabilidade em Setembro da Carteira de Buy and Hold

 


  • A rentabilidade da Carteira de Buy and Hold teve um desempenho abaixo do Ibovespa no mês de Setembro. A carteira teve uma rentabilidade de -1,60% enquanto que o Ibovespa teve uma rentabilidade de 3,48%.
  • No acumulado a carteira de Buy and Hold  também tem um desempenho bem abaixo do Ibovespa. A carteira de Buy and Hold teve uma rentabilidade acumulada de -7,44%, enquanto que o Ibovespa teve uma rentabilidade acumulada positiva de 0.98%.





 

Conclusão



  • Neste momento apenas a ação HGTX3 se valorizou, vamos esperar uma melhora na economia ou nas expectativas para o futuro para ter uma subida das ações. 
  • O objetivo de uma carteira de ações de Buy and Hold é acumular ações de excelentes empresas, com bons balanços, boa gestão e com um bom futuro.
  • A melhor altura para fazer isso, é nas crises, quando os preços das ações descem, em que você com o mesmo dinheiro consegue comprar mais ações de excelentes empresas.
  • Compra nas crises excelentes empresas e depois segure por alguns anos até as fases de crescimento econômico chegar e com isso valorizar muito suas ações.
  • No Buy and Hold para além de analisar o balanço da empresa é fundamental analisar a gestão da empresa, quem é o majoritário, as prestativas futuras do setor e da empresa.




 

 

Confira as postagens  anteriores da Carteira de Value Investing

 

 
Nota: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado financeiro, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e aprender máximo de educação financeira e investimentos para fazer boas escolhas.  

Qual  acreditas ser a melhor ação para Buy and Hold?
Compartilha no WhatsApp e no Facebook, ajuda o blog a crescer!






4 comentários:

  1. Legal DIL,

    Eu comprei Cielo por R$12,30, mas não foram muitas.
    Sua carteira tem boas empresas. Acredito que no longo prazo baterá o IBOV.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Acho que Warren jamais investiria em algumas empresas da sua lista ai DIL. Ciel? MPLU? Acho que pecam em muitos quesitos Buffet. Abcs

    ResponderExcluir
  3. Olá Cowboy Investidor, obrigado pelo comentário.

    Fico feliz que tenha gostado das empresas da carteira. Também, acredito que a carteira no longo prazo possa bater o Ibovespa. Vamos esperar para ver, só o tempo o dirá.

    Abraço e bons investimentos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, obrigado pelo comentário.

    Eu aqui na carteira só fiz a Analise Quantitativa (dos Balanços, e dos indicadores), para simplificar.

    Nessa Analise quantitativa escolhi indicadores que o Warren Buffett gosta, lucro nos últimos 10 anos tendencialmente crescente, margens altas, ROE e ROIC altos, divida baixa.

    O ideal que a pessoa possa fazer as duas. Analise Quantitativa (balanços e dos indicadores) e Analise Qualitativa (gestão, do majoritário, das vantagens
    competitivas, das perspectivas futuras do setor e da empresa, dos riscos).

    A responsabilidade do investimento é de cada investidor. Por isso, é ótimo que você tome as suas decisões.

    Lembrando que eu neste blog, não recomendo ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir