Ações: Carteira da Formula Mágica (modificada) | Fechamento de Outubro - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Ações: Carteira da Formula Mágica (modificada) | Fechamento de Outubro

Veja qual foi a rentabilidade da carteira de ações da Formula Mágica (modificada) em Outubro. Fique a saber qual ação subiu mais de 50% em 3 meses!



Nota: As ações aqui faladas, são apenas exemplos didáticos, não representam indicação de compra/venda/manutenção! 

No dia 13 de Julho criei uma carteira baseada na Formula Mágica (com algumas alterações),  decidi acompanhar todos os meses, para ver o resultado no longo prazo! 







Carteira Formula Mágica -Fechamento de Outubro

 

Carteira da Formula Magica - Fechamento de Outubro

  • Começamos nossa carteira com 99.992,85 reais, já aportamos 3946,41 (aproximadamente 2 mil reias por mês), ou seja, investimos 103.939,23 reais. 
  • Atualmente com a rentabilidade que tivemos e os dividendos recebidos estamos com 109.694,33 reais.
  • A rentabilidade no periodo com os dividendos foi de 5,54%, mesmo assim aquém do Ibovespa que teve no periodo 14,14% de rentabilidade.



 

 Carteira Formula Mágica -Valorização Acumulada até Outubro

  

 Carteira Formula Mágica -Valorização Acumulada até Outubro


Os destaques pela positiva foram: 

  1. HGTX3    +58,61%
  2. BBAS3     +37,33%
  3. SAPR4     +17,48%


Os destaques pela negativa foram:

  1. CIEL3       -21,89%
  2. MPLU3      -10,46%
  3. FESA4      -10,30%
  4. CGAS5     -9,12%



 Carteira Formula Mágica - Dividendos Acumulados até Outubro

 

Carteira Formula Mágica - Dividendos Acumulados até Outubro

 

Os destaques no pegamento de dividendos foram: 

  1. UNIP6       3,55%
  2. CIEL3       3,13%
  3. TAEE11    2,44%
  4. ITSA4       2,06%



 Carteira Formula Mágica - Compras e vendas em Outubro



 Carteira Formula Mágica - Compras e vendas em Outubro


  • A CGAS5 passou de  61,95 para 54,10  (periodo de 13 de julho até 31 de Outubro), o que representa uma queda de 12,67%.
  • A Comgás é uma companhia de gás de São Paulo, considerada a maior distribuidora de gás natural do Brasil, com mais de 1,7 milhões de consumidores em 88 cidades.
  • A Comgás a meu ver é uma das empresas mais previsíveis da bolsa, margens interessantes, rentabilidade alta, boa geração de caixa, lucros e distribuição de dividendos nos últimos 10 anos.
  • Este mês com o aporte teórico de 2000 reais decidi aumentar a posição na Comgás comprando mais 36 ações desta empresa. Não é recomendação de compra, a carteira é apenas teórica.
  • Com isso o preço médio da Comgás baixou de 61,95 para  59,53 e a posição teórica na empresa aumentou de 81 para 117 ações. Próxima vez que a empresa pagar dividendos, receberemos mais proventos, uma vez que temos teoricamente mais ações.
  • Decidi vender (teoricamente) 50% das ações da Hering que tinham  subido 58,61%. Não é recomendação de venda, a carteira é apenas teórica.
  • Também vendi (teoricamente) 50% das ações da Banco do Brasil que tinham subido 37,33%. Não é recomendação de venda, a carteira é apenas teórica.
  • As vendas são sempre feitas abaixo de 20 mil reais por mês para teoricamente ficar isento de imposto de renda. Também teoricamente escolheria uma corretora com baixa corretagem para não gastar muito dinheiro em corretagem.
  • O Lucro teórico dessa venda foi para o caixa e ficará numa aplicação que teoricamente renderá perto do CDI, até que novas oportunidades de investimento apareçam.

Nota: As ações aqui faladas, são apenas exemplos didáticos, não representam indicação de compra/venda/manutenção!     






Conclusão

 

  • O mercado geralmente premia que escolhe bons ativos com um preço descontado e tem paciência para esperar até que o preço ultrapasse o seu valor intrínseco.
  • Um aumento de 58,61% e de 37,33% são excelentes aumentos de preço, por isso teoricamente vendi uma parte.
  • Eu prefiro comprar  e vender por partes, ajuda a diminuir o risco. Só vendo tudo de uma vez, quando perceber que não tem mais jeito, a ação perdeu completamente seus fundamentos de longo prazo.
  • Comprar uma ação por partes, fica menos arriscado, uma vez que reduz o timing de entrada.
  • Vender parte das ações com excelente lucro, será sempre bom. Se ação continuar subindo, tenho chance mais a frente, de vender mais algumas ações, com isso, ter mais lucro. Se a ação cair, já realizei parte do lucro, num preço alto.
  • Vender abaixo de 20 mil reais por mês é fundamental para ficar isento de imposto de renda, para não ver seu patrimônio diminuindo com esse facto.
  • Outro ponto fundamental é escolher uma corretora com baixas taxas de corretagem para não gastar muito dinheiro com isso, para não reduzir seu lucro.




Confira as postagens  anteriores da Carteira da Formula Mágica

 

Nota: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado financeiro, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e aprender máximo de educação financeira e investimentos para fazer boas escolhas.  


Você prefere nunca vender ações ou vende quando o preço da ação cresce muito?

Inscreva-se no nosso canal no YouTube


Compartilha no WhatsApp e no Facebook, ajuda o blog a crescer!




4 comentários:

  1. Olá DIl,

    Parabéns pelo trabalho. Muito bem feito.
    Essa Cielo está dando "trabalho". kkkkkkk.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cowboy Investidor, obrigado pelo comentário.

    Fico muito feliz que goste do meu trabalho no blog, é muito importante para mim!

    É verdade, a Cielo está com bastantes desafios para o futuro, vamos ver o que a sua gestão consegue fazer.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  3. Pena que diversificou e diminuiu a posição em BBAS3, teria surfado 10 reais de alta.

    E não entendi porque você está considerando dividendos como um ganho ou espécie de renda. Os dividendos são literalmente perdas no valor da ação, não ha ganho nenhum em dividendos, até é ruim para a empresa distribuir pois cresce menos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Monty Montana, obrigado pelo comentário.

    É verdade, se não tivesse diminuído a posição teria tido mais lucro. No entanto, faz parte da minha estrategia já realizei teoricamente um lucro alto de 37%, ainda continuo continuo com uma posição, se continuar subindo venderei mais uma parte com um lucro ainda maior.

    Em relação aos dividendos, é considero rentabilidade, uma vez que eu vou depois reinvestir para comprar mais ações aumentando a minha posição em outras empresas, como isso aumentar o "efeito bola de Neve" como o Luiz Barsi faz, sempre reinveste os dividendos.

    Em teoria as empresas que distribuem dividendos crescem menos, só que tem empresas que não distribuem dividendos e acaba gastando o dinheiro mal gasto e não crescendo, é preciso ver caso a caso.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir