Ações: Carteira de Value Investing baseada na estratégia Benjamin Graham | Outubro (tem 2 ações que valorizaram muito) - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Ações: Carteira de Value Investing baseada na estratégia Benjamin Graham | Outubro (tem 2 ações que valorizaram muito)

Veja qual foi a rentabilidade em Outubro da carteira de ações baseada na estratégia de Benjamin Graham. Descubra quais são as duas ações que valorizaram muito!



Nota: As ações aqui faladas, são apenas exemplos didáticos, não representam indicação de compra/venda/manutenção! 


No dia 20 de Julho criei uma carteira de ações de Value Investing baseada no livro o Investidor Inteligente de Benjamin GrahamIrei acompanhar todos os meses, para ver qual foi o resultado no longo prazo!



 

Carteira Value Investing -Fechamento de Outubro

 

Tabela Carteira Value Investing -Fechamento de Outubro 

  • Começamos nossa carteira com 99.950,56 reais, já aportamos 3996,97 (aproximadamente 2 mil reias por mês), ou seja, investimos 103.947,53 reais. 
  • Atualmente com a rentabilidade que tivemos e os dividendos recebidos estamos com 114.594,56 reais.
  • A rentabilidade no periodo com os dividendos foi de 10,24%, mesmo assim aquém do Ibovespa que teve no periodo 11,27% de rentabilidade.


 

 

Carteira Value Investing - Valorização Acumulada até Outubro

 

Grafico Carteira Value Investing -Valorização Acumulada até Outubro

 

Os destaques pela positiva foram: 

  1. EZTC3     +32,78%
  2. BBAS3     +29,55%


Os destaques pela negativa foram:

  1. MRVE3    -6,23%
  2. FESA4     -4,69%
  3. COCE5    -4,12%






 Carteira Value Investing - Dividendos Acumulados até Outubro

 

Grafico Carteira Value Investing - Dividendos Acumulados até Outubro

 

Os destaques no pagamento de dividendos foram:

  1. TAEE11     2,42%
  2. FESA4       1,93%
  3. BBAS3      1,07%



 Carteira Value Investing - Compras e vendas em Outubro

 

Tabela Carteira Value Investing - Compras e vendas em Outubro

 


  • A MRVE3 passou de  13,66 para 12,64  (periodo de 20 de julho até 31 de Outubro), o que representa uma queda de 7,46%.
  • A MRV é a maior incorporadora e construtora brasileira no segmento de empreendimentos residenciais populares em numero de unidades incorporadas nas cidades atendidas. A companhia atua em 148 cidades em 21 estados
  • A MRV, a meu ver, é uma das melhores empresas de construção civil da bolsa, teve lucro nos últimos 10 anos. Pode-se beneficiar de um cenário positivo na bolsa, uma vez que está num setor cíclico. Pode gerar uma boa subida. Está num valuation interessante, com preço abaixo só seu valor patrimonial.
  • Este mês com o aporte teórico de cerca de 2000 reais, decidi aumentar a posição na MRVE3, comprando mais 158 ações desta empresa. Não é recomendação de compra, a carteira é apenas teórica.
  • Com isso o preço médio da MRV3 baixou de 13,66 para  13,48 e a posição teórica na empresa aumentou de 732 para 890 ações. Próxima vez que a empresa pagar dividendos, receberemos mais proventos, uma vez que temos teoricamente mais ações.
  • Decidi vender (teoricamente) 50% das ações da Eztec que tinham  subido 32,78%. Não é recomendação de venda, a carteira é apenas teórica.
  • Também vendi (teoricamente) 50% das ações da Banco do Brasil que tinham subido 29,55%. Não é recomendação de venda, a carteira é apenas teórica.
  • As vendas são sempre feitas abaixo de 20 mil reais por mês para teoricamente ficar isento de imposto de renda. Também teoricamente escolheria uma corretora com baixa corretagem para não gastar muito dinheiro em corretagem.
  • O Lucro teórico dessa venda foi para o caixa e ficará numa aplicação que teoricamente renderá perto do CDI, até que novas oportunidades de investimento apareçam.
Nota: As ações aqui faladas, são apenas exemplos didáticos, não representam indicação de compra/venda/manutenção!    



Conclusão

 

  • O Value Investing consiste em comprar ações que estejam descontadas em relação ao seu valor intrínseco esperar se valorizar bastante para depois vender com muito lucro.
  • Um aumento de 32,78% e de 29,55% são excelentes aumentos de preço, por isso teoricamente vendi uma parte.
  • Eu prefiro comprar  e vender por partes, ajuda a diminuir o risco. Só vendo tudo de uma vez, quando perceber que não tem mais jeito, a ação perdeu completamente seus fundamentos de longo prazo.
  • Comprar uma ação por partes, fica menos arriscado, uma vez que reduz o timing de entrada.
  • Vender parte das ações com excelente lucro, será sempre bom. Se ação continuar subindo, tenho chance mais a frente, de vender mais algumas ações, com isso, ter mais lucro. Se a ação cair, já realizei parte do lucro, num preço alto.
  • Vender abaixo de 20 mil reais por mês é fundamental para ficar isento de imposto de renda, para não ver seu patrimônio diminuindo com esse facto.
  • Outro ponto fundamental é escolher uma corretora com baixas taxas de corretagem para não gastar muito dinheiro com isso, para não reduzir seu lucro.



Confira as postagens  anteriores da Carteira de Value Investing

 


Nota: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado financeiro, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e aprender máximo de educação financeira e investimentos para fazer boas escolhas.  



Prefere fazer o Valuation das ações ou comprar sem olhar ao preço?

Inscreva-se no nosso canal do YouTube? 

Compartilha no WhatsApp e no Facebook, ajuda o blog a crescer!




2 comentários:

  1. Olá DIL,

    Legal sua carteira. Está indo bem.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cowboy Investidor, obrigado pelo comentário.

      Felizmente está indo bem, vamos ver se melhora ainda mais.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir