CIEL3: Queda justificada ou exagerada? - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

CIEL3: Queda justificada ou exagerada?

A queda da Cielo é justificada ou exagerada? Irá cair mais ou começar a subir?



A Cielo (CIEL3) caiu desde o inicio do ano mais de 50% e num espaço de 1 mês mais de 20%. Ao ver isto, faz-me lembrar de uma parte do livro O Investidor Investidor de Benjamin Graham em que ele mostra como funciona os preços das ações. No curto prazo o mercado é movido por medos e euforias.

A queda dos lucros da Cielo e das margens da Cielo, trouxe medo aos investidores, que imediatamente fizeram cair a ação muito, num espaço de alguns meses.



 Situação da Cielo

 

A CIELO atualmente ainda apresenta muito bons fundamentos, tem margens altas, rentabilidade alta, divida baixa, lucro nos últimos 10 anos em todos os trimestres, excelente pagadora de dividendos.

 

 

 

Perspectivas Futuras da Cielo e do Setor

 

A Cielo atualmente é líder no segmento de pagamentos eletrotécnicos na América Latina, mas ultimamente tem enfrentando maior concorrência de outras empresas do mesmo setor,  o que tem reduzido sua margem de lucro e seu respectivo lucro.

Espera-se que no futuro essa concorrência seja ainda maior podendo reduzir mais o seu lucro, pois poderá-se entrar numa "guerra de preços" que irá reduzir as margens de lucro.




Valuation da Cielo 

 

Segundo o site Fundamentus, no dia 04 de Dezembro de 2018, a empresa está  com os seguintes dados:

  • Preço / Lucro = 7,17
  • Dividend Yield = 12,5%, 
  • Preço/ Valor Patrimonial = 2,31

Com um valuation desses, mesmo que o lucro, rentabilidade e as margens venham a cair no futuro, parece que o mercado já precificou toda a possivel piora no presente. 

Com um valuation assim, o investidor tem uma certa margem de segurança. Se a piora no futuro, não for tão má como o mercado pensa, será um bom investimento. Uma vez que ação está bem descontanda em relação ao seu passado e ao mercado como um todo.  Não é recomendação de compra, venda ou manutenção.



Nota: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado financeiro, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e aprender máximo de educação financeira e investimentos para fazer boas escolhas.  


O que acha da Cielo, vai cair mais ou daqui para a frente vai subir?

Inscreva-se no nosso canal do YouTube?   

Compartilha no WhatsApp e no Facebook, ajuda o blog a crescer! 




10 comentários:

  1. Rapah no curto prazo é muita volatilidade e materlagem mas no longo prazo continua sendo uma boa empresa. Dobrei minha posicao anteontem. Voltar aos 30 tlvz nunca mais mas aos 20 quem sabe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo seu comentário.

      Concordo com você. No curto prazo vai ser muita volatilidade, mas no longo prazo ainda acredito nos fundamentos e no valor da empresa.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  2. Olá DIL,

    Para mim está exagerando. A empresa quase não perdeu mercado e receita. A sardinhada ficou louca e os tubarões aproveitaram com essa baixa. Uma empresa que tem mais da metade do mercado e o povo fica com medo. Eu ficaria se a empresa não tivesse fazendo nada, mas eles estão trabalhando e lançando produtos para se manter no poder.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cowboy Investidor, obrigado pelo comentário.

      É verdade a empresa quase não perdeu mercado e receita. A bolsa precificou uma forte piora nos próximos anos, por isso caiu tanto.

      A sua gestão está tomando medidas em relação a concorrência, lançando otimizações dos seus produtos, se derem certo a sua cotação irá subir no longo prazo.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  3. Pelos fundamentos da Cielo a queda foi especulativa, acho que o mercado pegou pesado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beto Fiscal, obrigado pelo comentário.

      É verdade. Apenas houve uma ligeira queda de receita e mercado, já o lucro caiu um pouco mais, mas a cotação muitíssimo. O mercado pegou pesado demais, está precificando uma perda de receita e lucro muito grande nos próximos anos.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  4. Meu amigo, boa noite!
    Percebi esse alvoroço. Estou atento para os movimentos, mas será mesmo que essa nova concorrente vem com tanta força? Pois, tens razão nessa reação normalmente desmedida. Vais entrar com força nela em algum ponto? Vê também como uma oportunidade de entrada?

    Forte abraço, Fernando do Sou Poupador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando, obrigado pelo comentário.

      Eu não uso analise técnica, apenas fundamentalista. Tento escolher ações com bons fundamentos a preços descontados, compro com margem de segurança e espero elas se valorizarem, as vezes demora anos.

      Também não entro nas posições de uma vez, prefiro entrar aos poucos, ajuda a reduzir o risco.

      Em relação a Cielo, a minha opinião, não é recomendação, é que é uma ação para ter uma percentagem não muito grande na carteira, porque se der errado você está diversificado, não afetará a carteira como um todo, se der certo, existe uma grande margem de ganho.

      Agora é bem provável haver uma grande volatilidade na Cielo no curto prazo, tanto para cima como para baixo, se não gosta de volatilidade melhor ficar de fora, senão vai vender quando cair.

      Lembrando que as opiniões dividem-se. Por isso, melhor mesmo você pensar, refletir e tomar a sua decisão de forma independente.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Olá Soldado do Milhão, obrigado pelo comentário.

      Felizmente a Cielo não é o Titanic.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir