Ações: Carteira de Dividendos (Janeiro) | +33% de Rentabilidade em 6 meses! - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Ações: Carteira de Dividendos (Janeiro) | +33% de Rentabilidade em 6 meses!

A carteira de Dividendos baseada na estrategia de Décio Bazin teve uma rentabilidade de mais de 33% em pouco mais do que 6 meses. Veja quais foram as ações da carteira que subiram mais!





Nota: As ações aqui faladas, são apenas exemplos didáticos, não representam indicação de compra/venda/manutenção! 

No dia 13 de Julho criei uma carteira de ações de dividendos baseada no Livro Faça Fortuna com Ações - Décio Bazin. Irei acompanhar todos os meses,  para ver o resultado no longo prazo!



Carteira de Dividendos - Fechamento de Janeiro de 2019


Tabela Carteira de Dividendos - Fechamento de Janeiro de 2019


  • Começamos nossa carteira com 99.976,67 reais, já aportamos 1.996,56 em ações e mais 8.000 reais num investimento que acompanhe o CDI (Fundo DI, CDB liquidez diaria ou Tesouro Selic) ou seja, investimos 109.973,23 reais. 
  • Este mês não aportei em ações, decidi acumular o aporte para uma próxima oportunidade. Como o mês anterior já não tinha aportado, tenho 8.000 reais de aporte acumulado no CDI, por usar, para alguma oportunidade.
  • Atualmente com a rentabilidade que tivemos e os dividendos recebidos estamos com 146.284,55 reais.
  • A rentabilidade no periodo com os dividendos foi de 33,02%, bem acima do Ibovespa que teve no periodo 27,16% de rentabilidade.



Carteira Dividendos - Composição da Carteira  em Janeiro de 2019

 

Gráfico Carteira Dividendos - Composição da Carteira  em Janeiro de 2019

 


  • Composição da Carteira neste momento está em 68,79% em Ações e 31,21% num investimento com liquidez diaria que renda perto do CDI (Fundo DI, CDB liquidez diaria ou Tesouro Selic).
  • O meu objetivo é ir juntando os aportes  e os dividendos num investimento com liquidez diária, que renda perto do CDI, para formar uma reserva de oportunidades. Essa reserva terá aproximadamente 30% da composição da carteira.
  • O motivo é bem simples, como a bolsa está subindo muito, se houver uma grande crise eu terei dinheiro, com essa reversa de oportunidades, para comprar excelentes ações por preços extremamente baratos.
  • Com está estrategia vou ter bom resultado. Se a bolsa subir a parte de ações (68,79%) vai se valorizar. Se a bolsa cair muito, com a parte do CDI com liquidez diaria (31,21%) compro excelentes empresas a preços baixos, com a reserva de oportunidades.




Carteira Dividendos - Valorização Acumulada até Janeiro de 2019

 

Grafico Carteira Dividendos - Valorização Acumulada até Janeiro de 2019

 

Os destaques pela positiva foram:
  1. HGTX3    +118,49%
  2. CGRO3    +48,50%
  3. EGIE3      +44,21%


Os destaques pela negativa foram:
  1. MPLU3   -7,77%



Carteira - Dividendos Acumulados até Janeiro de 2019

 

 
Gráfico Carteira - Dividendos Acumulados até Janeiro de 2019



Os destaques no pegamento de dividendos foram: 
  1. TRPL4       12,31%
  2. TAEE11       8,11%
  3. EGIE3         5,54% 



Carteira Dividendos - Compras e Vendas Janeiro de 2019



Tabela Carteira Dividendos - Compras e Vendas Janeiro de 2019

 

  • Este mês o aporte teórico foi feito num investimento que acompanhe o CDI com liquidez diária.
  • Decidi vender (teoricamente) 30% das ações da CCRO3, e vendi (teoricamente) 20% das ações da EGIE3 ITSA4, ITUB4, TAEE11 e TRPL4 que tinham  subido. Não é recomendação de venda, a carteira é apenas teórica.
  • As vendas são sempre feitas abaixo de 20 mil reais por mês para teoricamente ficar isento de imposto de renda. Também teoricamente escolheria uma corretora com baixa corretagem para não gastar muito dinheiro em corretagem.
  • O Lucro teórico dessa venda foi para o caixa e ficará numa aplicação que teoricamente renderá perto do CDI, até que novas oportunidades de investimento apareçam.

Nota: As ações aqui faladas, são apenas exemplos didáticos, não representam indicação de compra/venda/manutenção!     

 




Conclusão

 

  • Decidi vender uma parte das ações que tinham subido muito, para ficar com dinheiro em caixa, para as oportunidades que possam aparecer.
  • Estou confiante, teoricamente bem posicionado em ações, mas com um alguma procedência, com uma boa reserva de oportunidades. Se acontecer alguma coisa na bolsa, terei dinheiro para comprar excelentes ações a preços descontados.


 

Confira as postagens  anteriores da Carteira de Dividendos

 



Nota: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado financeiro, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e aprender máximo de educação financeira e investimentos para fazer boas escolhas.  





 
Você gosta da estratégia de investir em ações boas pagadoras de dividendos?

Compartilha no WhatsApp ou Facebook, mostre o blog para um amigo!
(use os botões embaixo para compartilhar)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário