Qual das Carteiras de Ações dos Grandes Investidores que rendeu mais em 1 ano? - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Qual das Carteiras de Ações dos Grandes Investidores que rendeu mais em 1 ano?

Veja qual foi a carteira de açoes baseada nos grandes investidores que rendeu mais ao final de 1 ano, será que foi a carteira de Buy and Hold, Dividendos, Value Investing ou da Fórmula Mágica.



Nota: As ações aqui faladas, são apenas exemplos didáticos, não representam indicação de compra/ venda/ manutenção! 



Rentabilidade das Carteiras de Ações em 1 ano




As carteiras ficaram pela seguinte ordem:

  • 1º Lugar - Carteira de Value Investing (47,31%) - Está carteira rendeu fantásticos 47,41% em 1 ano, o que é bastante alto, uma vez que o Ibovespa neste período rendeu 29,58%. Essa rentabilidade não deverá ser tão alta no futuro. É a prova que comprar ações abaixo do seu valor intrínseco, com um preço que garanta uma boa margem de segurança, faz sentido. Para isso, usei um critério bem simples aliado a outros indicadores de qualidade da empresa. Comprar boas ações a bons preços é uma das fórmulas do sucesso.
  • 2º Lugar - Carteira de Dividendos (40,44%) - Está carteira rendeu excelentes 40,44% em 1 ano, que é muito alto, uma vez que o Ibovespa no mesmo período rendeu 32,92%. Essa também foi uma rentabilidade alta, difícil de se manter no longo prazo. Ao contrario de que muitos pessoas falam, uma carteira de ações de dividendos, pode gerar uma boa renda passiva e boa valorização da carteira. Ao escolher ações com bons fundamentos e com dividendos sustentáveis, que estejam com um boa rentabilidade dos dividendos, por estarem descontadas, para além de receber bons dividendos ainda tem a chance se valorizarem bastante no futuro. 

  • 3º Lugar - Carteira da Fórmula Mágica (22,43%) - Esta carteira rendeu 22,43%  em 1 ano, apesar ter sido abaixo do Ibovespa quer rendeu 32,92% no mesmo período, tem de se considerar uma boa rentabilidade, caso se mantenha no longo prazo. Está carteira teve uma rentabilidade puxada um pouco para baixo por causa da CIEL3 que caiu muito. Vamos ver o que acontece com está carteira no longo prazo.

  • 4º Lugar - Carteira de Buy and Hold (21,63%) - Esta carteira rendeu 21,63% em 1 ano, apesar ter sido abaixo do Ibovespa que rendeu 29,58% no mesmo período. Uma rentabilidade acima de 20% ao ano, tem é considerada uma boa rentabilidade. Esperamos que se mantenha no longo prazo. Está carteira também tinha a CIEL3 que caiu muito, o que fez com a carteira fica-se em último lugar. Vamos ver o que acontece no longo prazo, já que é uma carteira de Buy and Hold. 


Está rentabilidade já inclui os dividendos, é valorização da cota mais os dividendos, é rentabilidade total.  As rentabilidades das carteiras variam de 47,31% a 21,63%. 




Dividend Yield das Carteiras em 1 ano






Em termos de Dividend Yield as Carteiras ficaram organizadas da seguinte forma:

  • 1º Lugar - Carteira de Dividendos (5,04%) - Como seria de esperar a carteira de Dividendos foi a teve maior Dividend Yield. Um dividendo liquido de mais de 5% ano ano. Se comparamos com a renda fixa que está rendendo 6% (tirando o 15% de Imposto de Renda fica 5,1%) quase o mesmo da carteira de Dividendos, que teve uma excelente valorização. 

  • 2º Lugar - Carteira da Fórmula Mágica (4,82%) - Está carteira teve um dividend yield bem próximo da carteira de dividendos. O facto que a carteira tentar escolher empresas com boa rentabilidade a bons preços ajudou a ter um bom dividend yield.

  • 3º Lugar - Carteira de Buy and Hold (4,54%) - Apesar de ter ficado em último lugar na rentabilidade, em termos de dividendos a carteira de Buy and Hold rendeu 4,54%, o que é um dividend yield bastante interessante. Apesar das algumas empresas terem desvalorizado elas ainda continuaram gerando lucro e pagando dividendos, porque são empresas com bom histórico de lucros e de dividendos. 

  • 4º Lugar - Carteira de Value Investing (3,94%) - Apesar de ter sido a que recebeu menos dividendos, teve um dividend yield (3,94%), mas foi a que mais se valorizou (47,31%). Isto se deve a carteira de Value Investing tentar escolher ações que estejam abaixo do seu valor intrínseco, buscando uma futura valorização. 


As carteiras tiveram em 1 ano um dividend yield liquido entre 5,04% a 3,94% bem próximo a renda fixa que está rendendo 6% ano, retirando os 15% de imposto de renda fica 5,1%. As carteiras ainda tiveram um excelente valorização, além dos dividendos.

Quando comparado ao título de Tesouro IPCA com juros semestrais 2050 que rende IPCA +3,81% (ainda tem 15% de imposto de renda), as carteiras de ações renderam de 5,04% a 3,94% de dividendos líquidos.  Se espera que o lucro no médio/longo prazo cresça igual ou acima da inflação, o que favorece ainda mais as ações. 




Para ver os critérios que utilizei em cada carteira poderá ler as seguintes postagens:




Nota: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado financeiro, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e aprender máximo de educação financeira e investimentos para fazer boas escolhas.   





Compartilha no WhatsApp ou Facebook, mostre o blog para um amigo!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário