Previdência Privada: Porque fazer? [Guest Post] - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Previdência Privada: Porque fazer? [Guest Post]

Investir em Previdência é, sim, um bom negócio para realizar sonhos.




Se o seu sonho é conseguir uma aposentadoria tranquila, com o recebimento de um valor mensal, a Previdência Privada é um ótimo negócio.

Mas, mais do que isso, se você tem um sonho de comprar um imóvel ou de conquistar a independência financeira, este investimento também é para você. Sim: a gente chama de negócio porque este produto financeiro confere uma liberdade de escolha bem diferente da tradicional previdência oficial, o INSS.

É possível falar em liberdade de escolha porque fazer um plano de previdência privada é assegurar a realização de qualquer sonho, pois é possível escolher se, na hora do resgate, o investidor irá sacar o valor integral acumulado ou receberá por parcelas.

Assim, antes de prosseguirmos, é bom lembrar que este investimento possui duas fases:


  • acumular: quando os valores mensais serão pagos e geridos pelo contratado, rendendo juros;


  • resgatar: quando a data estabelecida no contrato chegar, é o momento de tomar a decisão sobre receber valores mensais (ótima escolha para quem deseja complementar a aposentadoria) ou o valor integral (podendo adquirir um imóvel, por exemplo).


Aliás, sobre liberdade e independência, é importante lembrar que, a depender do valor combinado para aportes mensais e da taxa que incidirá na administração do produto contratado, é possível que seja um complemento bem gordo para somar ao valor almejado pelo investidor que busca a independência financeira.

E, mesmo antes de tudo isso, a previdência privada é um tipo de produto que possibilitar muitas outras escolhas: desde o administrador a ser contratado para gerir o dinheiro investido, passando pelas taxas de administração.

A verdade é que, diferentemente da previdência oficial, os planos de previdência privada podem ser contratados de acordo com as finalidades almejadas pelo investidor, quais sonhos quer conquistar e como utilizar o valor investido.

Outra escolha que deverá ser feita é entre qual, dos dois tipos de previdência privada existentes, é melhor para os planos almejados: a VGBL ou a PGBL - lembrando que a diferença maior reside no que diz respeito ao Imposto de Renda.

VGBL: "Vida Gerador de Benefício Livre" é o plano perfeito para quem não precisa pagar Imposto de Renda (isento) e, também, para quem envia a declaração através do modelo simplificado. É o tipo de previdência cuja incidência do Imposto de Renda ocorre apenas sobre o valor dos rendimentos.

PGBL: "Plano Gerador de Benefício Livre" é o plano indicado para os contribuintes que enviam suas declarações pelo modelo completo. Lembrando que este plano é considerado despesa dedutível e, portanto, os aportes mensais, até o máximo de 12% da renda tributável, poderão abater da base de cálculo do Imposto de Renda (mas, no momento do resgate, o IR será cobrado integralmente).

Agora é só pensar em quais planos e quais taxas está disposto a pagar. O importante é considerar este investimento na sua carteira, fazendo uma escolha segura.

Este artigo é um Guest Post realizado pelo site Leoa


Nenhum comentário:

Postar um comentário