Warren Buffett: História (Vendedor, Empreendedor e Investidor) - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Warren Buffett: História (Vendedor, Empreendedor e Investidor)

Conheça a história de Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos, seguidor do Buy and Hold.

As informações deste artigo foram baseadas na sua biografia, o livro "A bola de Neve. Warren Buffett e o negócio da vida".



Warren Buffett: Idade


Warren Buffett nasceu em Omaha em 30 de Agosto de 1930, actualmente tem 89 anos (em 2019).



Warren Buffett: Fortuna


Warren Buffett tem um patrimônio liquido de cerca de 82,9 milhões de dólares. Em 2008 chegou a ser a pessoa mais rica do mundo. 




Warren Buffett: História


Warren Buffett era filho de Howard Buffett e Leila. Os Buffett sempre foram comerciantes, sua família tinha uma mercearia, que provinha renda e dava emprego para alguns membros da família. 

Howard Buffett (seu pai) depois da crise de 1929, abriu uma corretora de valores em Omaha e foi  de porta em porta arrumar clientes para essa corretora. 

Apesar de o mercado de ações estar em crise, ele foi porta em porta e conseguiu, pela sua persistência, fazer com a sua corretora tive-se sucesso.

Howard Buffett com dinheiro que ganhou empreendendo com a corretora, conseguiu comprar uma casa grande e viver bem.

Howard Buffett também virou politico, tendo ganho uma eleição e indo para Washington, sendo deputado.

Entretanto Warren  Buffett nasceu em 30 de Agosto de 1930 em Omaha.



Warren Buffett: O Vendedor 



Warren Buffett desde pequeno, sempre foi obcecado por ganhar dinheiro. Sempre pensou várias maneiras de ganhar dinheiro.

Para quem não tem capital ou quase não tem dinheiro, a maneira de ganhar mais dinheiro rapidamente é vendendo.

Foi isso que ele fez, aos 6 anos de idade ele vendia porta a porta, pacotes de chicletes por 5 centavos, ele comprou por 3 centavos, lucrando 40% em cada venda. Isso já permitiu ter algum dinheiro, para um garoto de apenas 6 anos.

Mais tarde ele passou a vender garrafas de refrigerante porta a porta, pois o lucro era maior. 

Para vender alguma coisa temos de gastar um pouco de dinheiro no inicio, para depois ganhar mais dinheiro. 

Depois trabalhou para um Jornal onde distribuía jornais e num campo de golfe, vendendo assinaturas de revista as pessoas e bolas de golfe. 




Em seguida, decidiu comprar uma fliperama e alugou, com o dinheiro do aluguer conseguiu comprar mais 6 fliperamas e alugou também. Isso, permitiu ganhar muito dinheiro.  

Por volta dos 16 anos já tinha ganho uns 2000 dólares, o que era muito dinheiro na época, que permitiu comprar uma fazenda por 1000 dólares, para colocar outra pessoa a trabalhar como sócio e ganhar o dinheiro do lucro ela rendia. 

Também com o dinheiro ganho nas vendas de produtos, conseguiu comprar algumas poucas ações de uma empresa por 37 dólares, mas vendeu pouco tempo depois por 40 dólares. Ele aqui ganhou pouco dinheiro.

Ele aprendeu que devia guardar as ações, fazer o Buy and Hold, já que poucos anos depois de ter vendido as ações, elas subiram para 200 dólares cada uma. 

Como vimos a fórmula mais rápida de ganhar os primeiros reais é vender um produto ou serviço.


Se queres conhecer 15 ideias para vender produtos ou serviços pagar ganhar dinheiro baixa o Ebook é gratuito (clique aqui)




Warren Buffett: O Empreendedor


Warren Buffett pagou 100 dólares para comprar o curso que Dale Carnegie (autor do livro "Como fazer amigos e Influenciar pessoas"). Para você ter uma ideia, 100 dólares era muito dinheiro, era mais do que um mês de aluguer de uma casa. 

Warren Buffett era uma pessoa muito tímida. Esse curso fez com ele passa-se a ser bom a discursar e conversar com pessoas. 

Para ganhar mais dinheiro tem de se investir. Ele investiu em conhecimento, pagando um curso que ajudou a ganhar muito dinheiro depois. 

Warren Buffett estudou na Universidade da Columbia, fazendo o curso de Benjamin Graham (autor do livro "O Investidor Inteligente") onde aprendeu tudo sobre ações e Value Investing. 

Quando voltou para Ohama, começou a trabalhar com o Pai (Howard Buffett) na corretora.




Ele também começou a empreender dando curso sobre ações e ganhando algum dinheiro com isso.

Também correu atrás de mais clientes. Decidiu criar fundos, para investir o dinheiro das pessoas e ganhar uma comissão com isso.

O dinheiro dele também estava nesses fundos, que ele geria. Assim, o dinheiro dele crescia e o dinheiro que ele ganhava das pessoas gerindo os fundos, fazia o efeito bola de neve. 

Isso permitiu chegar ao 1 milhão de dólares, bem novo.

Como vemos para quem tem pouco dinheiro, começar empreender podemos chegar no primeiro milhão mais rápido, ainda jovem.

Além disso, Warren Buffett alguns anos depois comprou a Berkshire Hathaway uma empresa textil que não estava indo bem, que Warren Buffett transformou em uma Holding, comprando várias outras empresas lucrativas para juntar a ela. 

Isso acontece bastante agora, com várias pessoas que conseguiram vários milhões antes dos 30 anos, vendendo cursos no Youtube. 

Essa ideia não é nova. O Warren Buffett e Benjamin Graham já vendiam cursos de investimento, na época deles. 




Warren Buffett: O Investidor


Nesta fase da vida, embora ainda jovem Warren Buffett, já estava tão rico, que a melhor coisa que podia fazer era comprar ações de excelentes empresas a bons preços e as guardar para muitos anos, usando a estratégia de Buy and Hold.

Ele comprou várias excelentes negócios a bons preços,  como a Coca-cola, Washington Post, American Bank, varias empresas de seguros.

Transformou a Bershire Hataway numa holding cheia de ações de bons negócios dentro. 

No inicio da carreira ele fazia Value Investing, comprando ações de empresas razoáveis a preços muito baixos, quando ação subiu um bocado bom ele vendia.

Essa estratégia era conhecida como as bitucas de cigarro. Ele pagava muito barato (com margem segurança) fumava um pouco (ficava um pouco com elas) e deitava fora (vendia com lucro grande, mas não gigante).




Quando conheceu Charlie Munger, ele foi influenciado a escolher excelentes empresas com vantagens competitivas duráveis e as comprar a bons preços e as manter por muitos anos.

Outro factor que fez ele mudar de estratégia, que já estava com tanto dinheiro, que já não dava mais para comprar bitucas de cigarro, teria agora que comprar empresas maiores.

Foi isso aconteceu, passou a utilizar a estratégia de Buy and Hold, comprando excelentes empresas a bons preços e as mantendo por muito anos.

Claro que ele foi sempre investindo durante toda a sua vida. Com essa estratégia ele transformou os milhões em biliões. Ele tem uma rentabilidade média de aproximadamente 20% ao ano, durante mais de 50 anos. 




Conclusão


  • No inicio da vida Warren Buffett era vendedor, quando se tem pouco dinheiro a maneira mais rápida de ganhar dinheiro é vender um produto ou serviço.
  • Quando tinha um bom dinheiro, ele foi empreendedor para multiplicar o dinheiro, abriu fundos de investimento para ganhar dinheiro com administração, também dava cursos sobre investimentos.
  • Vender e empreender permite ganhar dinheiro mais rápido.
  • Claro que durante todo esse período, ele foi sempre investindo, usando a estratégia de Buy and Hold permitiu,  transformar os milhões em biliões, com uma rentabilidade média de 20% ao ano, durante mais de 50 anos.
  • Warren Buffett já ganhou dinheiro vendendo, empreendendo e investindo.






Compartilha no WhatsApp ou Facebook, mostre o blog para um amigo!
 

10 comentários:

  1. DIL,

    Warren Buffett é sempre um grande exemplo para todos nós.

    Boa semana,
    simplicidadeeharmonia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simplicidade e Harmonia, obrigado pelo comentário.

      Leio o máximo que consigo sobre Warren Buffett. Ele inspirou a minha maneira de investir, usando o Buy and Hold.

      Agora depois que li o livro "A Bola de Neve", também inspirou a minha maneira de empreender, para ganhar mais dinheiro.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  2. Sintetizou muito bem essa história bastante interessante e inspiradora, parabéns! No final das contas, vender produtos e serviços sempre tende a ser o âmago da riqueza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Med Life Medicina, obrigado pelo comentário.

      Vender produtos ou serviços ajuda bastante na criação da riqueza.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  3. WB é um mito, o jeito dele investir é único, pois ele não somente compra as ações da empresa mas ele compra em qtidade suficiente que ele possa interferir na gestão das empresas. Buy and hold que ele faz é bastante diferente do que simples mortais podem fazer. Gosto bastante de ler sobre ele TB, é um exemplo e tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário.

      Sim é verdade, ao comprar uma gigante quantidade de ações ele podia interferir na gestão das empresas. Isso não é possível para o pequeno investidor.

      Também adoro ler sobre Warren Buffett.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  4. Fascinante mesmo a história dele.

    Para mim, o que mais me surpreende é como ele mantém uma calma aparentemente inquebrável. Mesmo chegando a ser o mais rico do mundo em 2008, entre 2009 e 2011 ele chegou a perder algumas dezenas de bilhões na crise, e mesmo assim usou isso a seu favor para voltar em 2012 maior que antes. Quem teria esse estômago?

    E o cara é o "contrarian" em pessoa: come que nem criança, vive que nem moleque numa idade onde todos estão preocupadíssimos com uma rotina saudável, e mora num "fim de mundo" relativo a quase todos os investidores. E lá está ele, ainda firme, forte e lúcido.

    Não gosto de glorificar demais pessoas mas esse leva o chapéu.

    Obrigado por compartilhar, Dinheiro Investimento e Lazer. Eu tenho um blog também. Quando der passa lá também!

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pinguim Investidor, obrigado pelo comentário.

      Concordo com você. A história de Warren Buffett é fascinante!

      Eu costumo ler os artigos do seu blog, são bem interessantes.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  5. Ótimo blog para os alunos gestão ágil de projetos, bom post, recomendo a leitura, me ajudou muito essa visão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helloiza Alonso, obrigado pelo comentário.

      Fico muito feliz que tenha gostado do blog e do post!

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir