Carteira de Dividendos: +75% de Rentabilidade Fantástica em 17 meses [Sem Aportes e Sem Vendas] - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Carteira de Dividendos: +75% de Rentabilidade Fantástica em 17 meses [Sem Aportes e Sem Vendas]

A carteira de ações de dividendos, baseada na estratégia de Décio Bazin, rendeu mais de 75% em apensas 17 meses (desde 13 de Julho de 2018 até 31 de Dezembro de 2019). Veja quais foram as ações que mais subiram!




Nota: As ações aqui faladas, são apenas exemplos didáticos, não representam indicação de compra/venda/manutenção! 






Carteira de Dividendos [Sem Aportes e Sem Vendas]

Desde 13 de Julho de 2018 até 31 de Dezembro de 2019



A carteira de Dividendos teve uma rentabilidade total de 75,49% (64,77% de Valorização + 10,73% de Dividendos) contra 50,98% do Ibovespa.

A Carteira de Dividendos rendeu mais impressionantes 24,51% do que o Ibovespa.




Carteira de Dividendos - Rentabilidade Total [Sem Aportes e Sem Vendas]

Desde 13 de Julho de 2018 até 31 de Dezembro de 2019



Os destaques da Rentabilidade Total (Valorização + Dividendos) pela positiva foram:
  1. HGTX3    +145,80%
  2. CCRO3    +93,64%
  3. WIZS3     +88,04%
  4. EGIE3      +84,69%





Conclusão


A Carteira de Dividendos rendeu 24,51% a mais do que Ibovespa. Uma rentabilidade total impressionante de 75,49%.

Esta carteira veio desmentir o "mito" falso de que uma carteira de dividendos não valoriza. Repare que dos 75,49% a maior parte (64,77%) veio da valorização e 10,73% veio dos dividendos. 

Como estas ações tinham um alto Dividend Yield e pagam dividendos na sua maioria seguros os investidores se a perceberam disso e começar comprar mais dessas ações fazendo o seu preço subir. Ainda mais depois da queda do juro da renda fixa.

Outro dado importante é que receber 10,73% de Dividendos em apenas 17 meses é óptimo, uma excelente renda passiva. 

Um grande destaque é que não houve nenhuma ação com rentabilidade negativa . A ação que teve a pior rentabilidade o total foi o ITUB4 (rendeu 33,65%). Apesar de ter tido a pior rentabilidade total ainda assim teve uma boa rentabilidade. 

Existem 2 grandes factores que fizeram esta carteira sem aportes e sem vendas ter uma rentabilidade bem maior do que a carteira com aportes e com vendas, são eles:

  • Os aportes mensais fazem reduzir a rentabilidade da carteira quando estamos em ciclo de alta, uma vez que normalmente fazem subir o preço médio.

  • Fiz algumas vendas de ações cedo demais (como o caso da HGTX3) depois de vender uma grande parte da posição ela ainda subiu muito mais, como tinha uma posição menor não rentabilizou tanto a carteira. 

Nota: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado financeiro, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e aprender máximo de educação financeira e investimentos para fazer boas escolhas.

 

Compartilha no WhatsApp ou Facebook, mostre o blog para um amigo!


4 comentários:

  1. Você pegou uma carteira num período de menos de 1 ano e meio e já concluiu que isso "desmente o mito de que uma carteira de dividendos não valoriza". Isso tem fundamento estatístico 0 e, por isso, não confirma nem desmente nenhum mito.

    Seria melhor fazer um backtest com fundos ou etfs de dividendos. Na pior das hipóteses, compara divo11 com ibovespa no período de 10 anos. Ou pega um FIA dividendos no mesmo período.

    E aí sim teríamos algo um pouco melhor como parâmetro de comparação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário.

      O Divo11 desde o inicio que foi lançado até agora bateu o BOVA11.

      Também se pegar o indíce das Dividend Aristocrats (que são ações que pagam 25 anos seguidos dividendos) também bate o S&P500, na janela de longuíssimo prazo.

      Existem alguns fundos de Dividendos, como por exemplo o XP Dividendos (não é recomendação) que também bate por muito o Ibovespa por muito.

      Na América existem outros estudos que provam está teoria.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
    2. Mas ai é carteira de crescimento de dividendos e não dividendos puros. Pega todo historico NOBL contra SPY e nao bate, fica 2%aa de CAGR abaixo

      Excluir
    3. Olá, obrigado pelo comentário.

      O Tiago Reis da Suno fez dois estudos.

      Num deles, pegou as regras do livro do Bazin e escolheu em cada trimestre as ações que tinham mais de 6% de Dividend Yield e que tinham Divida Liquda/ Patrimonio Liquido menor que 0,5.

      Nesse estudo, ambas as carteiras começaram com 100 reais em 1999 e foram até 2016 a carteira de Décio Bazin em 2016 tinha 2802 reais enquanto que o Ibovespa ficou com 352 reais. Uma diferença gigante entre as duas formas de investir.

      Deixo aqui o link se quiser copiar e colar par ver:
      https://www.sunoresearch.com.br/artigos/entenda-estrategia-de-decio-bazin/

      Ainda a outro estudo do Tiago Reis da Suno, que fez uma carteira com as 20% de empresas melhores pagadoras de dividendos da bolsa de valores comparando com o Ibovespa de 2000 até 2018.

      A carteira das 20% melhores pagadoras de Dividendos rendeu ao ano em média 24,9% ao ano enquanto o Ibovespa rendeu em média 9,3% ao ano.

      Deixo também aqui o link para que você possa ver (só copiar e colar):
      https://www.youtube.com/watch?v=EmRTh69TjwA

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir