Carteira de Value Investing: +93% Rentabilidade - Dobro do Ibovespa [Sem Aportes e Sem Vendas] - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Carteira de Value Investing: +93% Rentabilidade - Dobro do Ibovespa [Sem Aportes e Sem Vendas]

A carteira de Value Investing, baseada na estratégia de Benjamin Graham, rendeu mais de 93% em apenas 17 meses (desde 20 de Julho de 2018 até 31 de Dezembro de 2019), quase o dobro do Ibovespa. Veja quais as ações que mais subiram.  


Nota: As ações aqui faladas, são apenas exemplos didáticos, não representam indicação de compra/ venda/ manutenção!  

No dia 20 de Julho de 2018 criei uma carteira de ações de Value Investing baseada no livro o Investidor Inteligente de Benjamin Graham





Carteira de Value Investing [Sem Vendas e Sem Aportes]

Desde 20 de Julho de 2018 até 31 de Dezembro de 2019



A carteira de Value Investing teve uma rentabilidade total de 93,81% (86,86% Valorização + 6,95% Dividendos) contra 47,19% do Ibovespa.

A carteira de Value Investing rendeu quase o dobro do Ibovespa. A carteira de Value Investing rendeu mais 46,62% do que o Ibovespa.



Carteira de Value Investing - Rentabilidade Total [Sem Aportes e Sem Vendas]

Desde de 20 de Julho de 2018 até 31 de Dezembro 2109



Os destaques da Rentabilidade total da Carteira de Value Investing (Valorização + Dividendos) foram:
  1. EZTC3       +249,26%
  2. SULA11    +178,33%
  3. SAPR4      +149,86%


Conclusão

A carteira de Value Investing rendeu quase o dobro do Ibovespa (93,83% contra 47,19%).

Essa rentabilidade deveu-se a algumas grandes valorizações de algumas ações como EZTC3, SULA11, SAPR4. 

A carteira não teve ações com rentabilidade total negativa. 

Apesar antigos, os critérios usados por Benjamin Graham ainda se mostram altamente eficientes (pelo menos neste caso).  Foi uma rentabilidade fantástica! 

Esta carteira sem aportes e sem vendas rendeu mais do que a com aportes e com vendas devido a dois motivos:

  • Os aportes mensais fazem reduzir a rentabilidade da carteira quando estamos em ciclo de alta, uma vez que normalmente fazem subir o preço médio.

    • Fiz algumas vendas de ações cedo demais (como a EZTC3) depois de vender uma grande parte da posição, ela ainda subiu muito mais, como tinha uma posição menor não rentabilizou tanto a carteira. 

    Nota: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado financeiro, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e aprender máximo de educação financeira e investimentos para fazer boas escolhas.


     

    Compartilha no WhatsApp ou Facebook, mostre o blog para um amigo!


    2 comentários:

    1. Muito interessante este retorno todo, além de ser um método de aplicabilidade relativamente fácil mostrou um bom retorno. Seria interessante fazer um backtest das carteiras que atendem à esses indicadores nos anos passados para vermos como ela se sairia, 18 meses ainda é um período relativamente curto.

      https://firejovem.blogspot.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá FIRE Jovem, obrigado pelo comentário.

        A carteira mostrou um retorno incrível com critérios fáceis de utilizar.

        Esse Backtest seria muito interessante de fazer. No entanto, para fazer o Backtest precisaria de uma ferramenta paga (que custa muito dinheiro) o Economatica, só praticamente as casas de research conseguem pagar esse valor.

        Todo o ano vou actualizar as carteiras para saber qual é o retorno acumulado. Assim com o passar do tempo vai ficar mais fácil de analisar se a carteira deu certo ou não.

        Abraço e bons investimentos.

        Excluir