Diversificação:Quantas Ações ter na Carteira? [Estudo de Caso] - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Diversificação:Quantas Ações ter na Carteira? [Estudo de Caso]

Descubra tantas ações você deve ter na sua carteira de investimentos para ter uma carteira bem diversificada. Veja este estudo de caso. 




Estudo de Caso - Carteira da Fórmula Mágica


Em 13 de Julho de 2018 resolvi fazer uma carteira baseada na Formula Mágica de Joel Greenblatt. Para fazer isso usei os seguintes critérios:

  • Ordenei as empresas por ROE mais alto - este critério foi feito para mostrar as empresas mais rentáveis. Podia ter usado também o ROIC, mas optei pelo ROE para incluir os bancos.

  • Ordenei as empresas por P/L mais baixo - mostra as empresas que estão com o preço mais baixo em relação ao seu lucro e possivelmente "descontadas". Podia ter usado o EV/EBIT, mas optei por P/L para incluir os bancos.

  • Somei as duas etapas e ordenei - Aqui somei as duas e ordenei pela numero de pontos mais baixo. Por exemplo se uma empresa tem o maior ROE e menor P/L vai ficar em primeiro lugar nas duas colunas, então vai receber 2 pontos (1 ponto por o ROE 1ºlugar e 1 Ponto por o P/L 1ºlugar). Já se por exemplo uma empresa tive-se o segundo lugar no ROE e o terceiro no P/L ia receber 5 Pontos (2 pontos por o ROE 2ºlugar e 3 pontos por o P/L 3ºlugar). Agora era só ordenar pelo menor numero de pontos geral, a 2 pontos ficava em primeiro lugar e a de 5 pontos em segundos lugar e assim por diante. 


Usei também alguns critérios extra, como:

  • Lucro nos últimos 5 anos - para mostrar bom histórico de lucro e uma boa consistência. 

  • Lucro maior ou igual 6 - para tirar os lucros não recorrentes. Se uma empresa tem P/L de 2 tem grande chance de ter um lucro não recorrente e desvirtuar a classificação da formula mágica acima.

  • Dívida Controlada - Para esse critério usei Divida Liquida dividir por EBITDA menor ou igual a três. Divida controlada é sempre bom é um factor a mais de segurança.

  • Liquidez maior que 100.000 - Para ter alguma liquidez para ser mais fácil comprar ações. Também quando tinha (ON, PN e UNIT) da mesma empresa geralmente optei por a classe de ações com mais liquida. 

Poderá conhecer mais sobre essa carteira clicando aqui.

Resultados do Estudo de Caso




Segundo os dados de 13 de Julho de 2018 a ação que ficava em primeiro lugar pela formula magica era a WIZS que tinha um dos maiores ROE e um dos menores P/L. A segunda ação era a UNIP6, seguida pela CARD3 e assim por diante. 

Estes valores são de 13 de Dezembro de 2018 até 31 de Dezembro de 2019 (cerca de 17 meses)

A carteira seria só constituída pela WIZS3. Eu decidi excluir deste teste, uma vez que é uma carteira constituida apenas uma ação.  O seu resultado com apenas uma ação pode ser qualquer um, desde 0% se a ação falir, rentabilidade muito negativa se ação tiver uma queda, até subidas de 200% ou 300% num ano. Então não faz sentido considerar uma carteira de uma só ação.

A segunda carteira seria WIZS3 e UNIP6 as duas que ficaram melhores classificadas pela formula mágica a proporção da carteira seria 50% em WIZS3 e 50% em UNIP6. 

A terceira carteira seria WIZS3, UNIp6 e CARD3 as três que ficaram melhores classificadas pela formula mágica a proporção da carteira seria 33.33% em WIZS3, 33,33% em UNIP6 e 33,33% em CARD3 e assim por diante para as outras carteiras. 

No total fiz 19 carteira. A primeira carteira constitutiva por uma ação, a segunda carteira por duas ações, a terceira carteira por três ações, a quarta carteira por quatro ações e assim por diante. 

Este estudo foi feito para ver qual era a diversificação necessária par diluir os riscos não sistemáticos (que dependem a diversificação) e aumentar o potencial de ganho. 



Agora vamos ver os resultados


Rentabilidade Total 


No eixo de baixo está o número de ações de cada carteira

Vou excluir a carteira com apenas uma ação, uma vez que podia ter qualquer resultados.

A vermelho está o índice Ibovespa para ter uma referencia. 

Agora vou mostrar algumas curiosidades importantes:

  • Da Carteira com 8 ações até a carteira com 19 ações todas essas 11 carteiras renderam mais do que o Ibovespa. 
  • As carteira com 2 ações, 6 ações e 7 ações renderam abaixo do Ibovespa. 
  • Da carteira 2 até a carteira 7 houve uma grande variação de 32,19% entre a carteira que rendeu mais  (a carteira com 4 ações) rendeu 78,09% e a carteira que rendeu menos (carteira com 6 ações) rendeu 45,9%.
  • Da carteira 8 até a carteira 19 houve uma variação muito menor de 11,85%% entre a carteira que rendeu mais  (a carteira com 10 ações) rendeu 72,95% e a carteira que rendeu menos (carteira com 8 ações) rendeu 61,10%.
  • Da carteira 13 até a carteira 19 quase não  houve variou, a variação foi de apenas 1,88%% entre a carteira que rendeu mais  (a carteira com 15 ações) rendeu 63,38% e a carteira que rendeu menos (carteira com 19 ações) rendeu 61,50%.

Classificação das carteiras que mais renderem, foi a seguinte:
  1. Carteira com 4 ações      78,09%
  2. Carteira com 10 ações    72,95%
  3. Carteira com 9 ações      71,64%
  4. Carteira com 11 ações     69,14%
  5. Carteira com 12 ações     65,32%

Classificação das carteiras que menos renderem, foi a seguinte:
  1. Carteira com 6 ações      45,90%
  2. Carteira com 7 ações      46,44%
  3. Carteira com 2 ações      48,99%

Diversificação de Ações




  • Como vemos no gráfico em cima o risco não sistemático diminui bastante quando se tem 10 ou mais ações de setores diferentes na carteira. 

  • A partir de 20 ações de setores diferentes praticamente não se consegue diminui mais o risco não sistemático.
  • O risco sistemático (risco de mercado) não é possível diminuir mesmo com centenas de ações. 

  • Repare com 7 ações ou menos de setores diferentes ainda temos bastante risco não sistemático. 

Também fiz artigo sobre diversificação poderá clicar aqui para ver




Conclusões


  • Este estudo mostrou que tivemos praticamente o mesmo resultado com 13 ou 19 ações. Mostra que a partir da décima segunda ação não houve vantagem em adicionar mais empresas. 
  • Outro ponto importante que de 8 até 19 ações todas as carteira ganharam do Ibovespa. 
  • As carteira que perderam do Ibovespa foram com 2, 6,7 ações
  • Também mostrou quando temos poucas ações os resultados variam muito. Podem ser muito bons como no caso das carteira de 4 ações (78,09%) ou mais fracos como nos casos da carteira de 6 ações (45,90%), da carteira de 7 ações (46,44%), da carteira de 2 ações com (48,99%).
  • Outro ponto interessante que quatro das cinco carteiras que mais renderam foram com perto de 10 ações (de 9 até 12 ações) carteira de 10 ações (72,95%), carteira de 9 ações (71,64%), carteira de 11 ações (69,14%), carteira de 12 ações (65,32%). 
  • Neste estudo mostrou que as carteira que boa rentabilidade e boa diversificação seria as carteira a volta de 10 ações, podendo variam de 9 a 12 ações.
  • Por fim, vale a pena lembrar que isto é apenas estudo que fiz para ver os resultados. Deveria-se fazer muito mais estudos e testes para comprovar estes resultados. 



Aviso: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e  aprender máximo de educação financeira para tomar boas escolhas.



 

Compartilha no WhatsApp ou Facebook, mostre o blog para um amigo!


4 comentários:

  1. Acredito que a quantidade de ações em uma carteira é aquela em que ficamos tranquilos com o número e diversificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beto Fiscal, obrigado pelo comentário.

      Isso é uma grande verdade!

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  2. Otimo artigo. etf entao eh furada por ser excesso de diversificacao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário.

      ETFs replicam índices. Os ETFs são bons para quem quer a mesma rentabilidade de um índice.

      Actualmente na minha opinião, os ETFs que replicam os índices do S&P500 (IVVB11), BOVA11(Bovespa), Divo11 (Dividendos) e das Small Caps (SMAL11) estão um bocados caros (por as bolsas terem subido já bastante).

      Mas para quem fizer aportes todos os meses em alguns destes ETFs e fizer balanceamento da carteira de tempos em tempos, aportando no que está mais descontado no longo prazo ao fim de uns 15 ou 20 anos provavelmente vai ficar rico.

      Então, para longo prazo (15 a 20 anos) com aportes mensais os ETFs são uma boa opção. Para quem quer ter a mesma rentabilidade de algum índice.

      Para mim, só faz sentido ter uma carteira de ações se no longo prazo (ao fim de 10 anos) bater o índice (Ibovespa), caso contrario teria sido melhor ter colocado o dinheiro no índice (tipo Bova11).

      Falei da diversificação entre 8 a 15 ações, 20 ações no máximo, para tentar ter um retorno melhor que o Ibovespa.

      Não é recomendação, é apenas a minha opinião.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir