Investir em Ações ou Esperar um Crise? [o que é melhor] - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Investir em Ações ou Esperar um Crise? [o que é melhor]

Descubra se é melhor investir em ações agora ou esperar um crise. Eu neste artigo vou te mostrar o que acredito ser o melhor a se fazer. 



Investir em Ações (Agora) ou Esperar um Crise?




Aperte o sininho para receber os vídeos novos


Para responder a essa pergunta é interessante olhar alguns aspectos importantes. 



Quanto tempo duram os Ciclos da Bolsa de Valores?


Em média, um ciclo de alta da Bolsa de Valores dura 6 anos. O ciclo da alta já começou em 2016 (já se passaram cerca de 4 anos) desde o seu ponto mais baixo de 2016 até agora já subiu mais de 190%. 

No entanto, por os ciclos durarem em média 6 anos, não quer dizer que este ciclo dure esse tempo, poderá durar 7 ou 8 anos. Este factor é extremamente importante para o raciocínio que vou fazer a seguir. 

Em seguida, irei mostrar alguns aspectos que devermos tomar em consideração. 



Custo de Oportunidade


O custo de oportunidade  é um custo que temos de renunciar a uma oportunidade. 

Se colocar todo seu dinheiro na Selic e esperar uma crise para investir e se a crise demorar uns 4 anos a aparecer vai perder uma oportunidade muito grande de ter ganho muito dinheiro na bolsa de valores. 

Como a Selic está apenas 4,25% a sua rentabilidade será bem baixa. Pouco mais que a inflação. 

Em seguida vou traçar dois cenários para as pessoas que estão agora investindo em ações e para aquelas que já tem um capital acumulado. 


Como começar a investir agora em ações


Por causa do custo de oportunidade é melhor começar a investir em ações agora do que esperar uma crise para começar. 

Para começar a investir em ações, você vai todo o mês comprar ações com o seu aporte mensal, para ao longo do tempo ter uma carteira de ações equilibrada e rentável.

Se acontecer uma crise no meio do caminho você continua comprando ações de boas empresas agora a um preço mais baixo com o seu aporte mensal.

Como você está começando aos poucos essa crise nem será tão grave, ainda lhe permite continuar comprando todos os meses excelentes ações com preços mais baixos. 




Como se Proteger de uma Crise (para quem já é investidor)


Para quem já tem mais de 100 mil reais investindo, na minha opinião o ideal é com os novos aportes ir montando uma reserva de oportunidade (cerca de 10% a 20% da carteira).

Essa reserva de oportunidade deverá ficar em renda fixa com liquidez diária que renda perto de 100% CDI (Fundo DI, Tesouro Selic ou CDB liquidez diária). 

Quando acontecer alguma crise você vai gastando a reserva de oportunidade aos poucos e comprando bons ativos por preços mais baixos.

Um erro muito comum nos investidores é usar a reserva de oportunidade de uma vez, depois a bolsa cai mais ainda e ficam sem dinheiro para comprar mais. 

Lembre-se a reserva de oportunidade para ser usada aos poucos e não toda de uma vez só. 


Nota: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado financeiro, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e aprender máximo de educação financeira e investimentos para fazer boas escolhas.


 

Compartilha no WhatsApp ou Facebook, mostre o blog para um amigo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário