Dólar a 5 Reais, Ibovespa a 71 mil pontos: Agora o que fazer? - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

segunda-feira, 16 de março de 2020

Dólar a 5 Reais, Ibovespa a 71 mil pontos: Agora o que fazer?

Hoje é um dia histórico no Brasil o Dólar atingiu 5 reias. Além disso, a bolsa de valores não para de cair chegou hoje a 71 mil pontos. Descubra o que fazer nesse cenário de incerteza.



A minha primeira mensagem é para que façamos a nossa parte, evitando sempre que possível actividades de risco, para assim tentar evitar o pegar o vírus.

Para que deste jeito, haja menos infectados e os hospitais possam dar uma melhor resposta a quem esteja no hospital com o coronavírus.


Agora falando do ponto de vista financeiro, o que fazer neste cenário de incerteza. 

Veja os factos em baixo: 


Dólar a 5 reais




Hoje o Dólar chegou a marca histórico de 5 reais. Isso significa que nos estamos perdendo poder de compra e estamos empobrecendo em comparação com os outros países do mundo. 

A situação é grave e terá de ser revista no médio prazo. 



Ibovespa em 71 mil pontos




Desde 23 de Janeiro de 2020 até 13 de março de 2020 o Ibovespa já caiu mais de 30%.  Esta queda impressiona pela sua velocidade, uma das quedas mais rápidas de sempre na bolsa. 

Com o cenário incerto, ainda podem acontecer quedas maiores no próximos meses. 


Bolsa de Valores do Brasil em Dólares


Quando olhamos o EWZ que é uma aproximação da Bolsa de Valores do Brasil em dólares vemos uma queda de mais de 50% em dois meses e meio, entre os dias 3 de Janeiro de 2020 e 16 de Março de 2020.

O que é mais preocupante é que o EWZ no seu valor mais alto que foi em 16 de Maio de 2008 chegou a negociar em 99,54, actualmente negocia em 22,38, o que significa que a queda foi de mais de 77%.

Para chegar no valor anterior o EWZ teria que subir mais de 344%. Claro que está subida seria de duas formas a valorização das empresas e também o abaixamento do preço do dolár em relação ao real. 

Em dólar estamos numa crise que já dura a 12 anos. 





Agora o que fazer?


Antes de falar o que fazer, vou mostrar algumas questões básicas que foram esquecidas por alguns investidores durante o ciclo de alta que são:

Reserva de Emergência



Antes de começar a investir em ações é importante fazer uma reserva de emergência. Essa reserva deve ter de 6 meses a 1 ano o seu custo de vida mensal. 

A função deste dinheiro lhe dar tranquilidade financeira e mental, para passar as crises e as emergências. 

Por isso, este dinheiro deve estar num investimento com liquidez diária, seguro e com rentabilidade razoável como Tesouro Selic, Fundo DI, CDB. 

Se você uma reserva de emergência está mais tranquilo do ponto de vista financeiro. 


Reserva de Oportunidade


O segundo ponto, é que é importante ter uma reserva de oportunidade, você só compra excelentes empresas a bons preços nas crises se tiver dinheiro para isso.

A reserva de oportunidade é um dinheiro renda fixa com liquidez diária (Tesouro Selic, Fundo DI, CDB) que serve para comprar ações quando aparecem excelentes oportunidades.

O maior investidor do mundo Warren Buffett tinha cerca de 122 milhões de dólares em caixa como reserva de oportunidade para agora comprar ações baratas na crise, isto corresponde a 20% da sua carteira de investimentos.

Se você tem reserva de oportunidade e tem reserva de emergência, não está despertado e continua comprando excelentes ações a preços muitos baixos. 





A bolsa está barata?


Fonte: Oceans14

Actualmente  a bolsa de valores negocia com um P/L de 9,11. Este nível é mais baixo do que em 2016 quando a bolsa de valores chegou nos 38 mil pontos. 

Esta crise poderá afectar um ou dois anos, mas não muito mais que isso, depois os lucros das empresas devem recuperar. 

Então para quem já tem uma reserva de emergência montada e tem um dinheiro para aplicar para longo prazo (mínimo 5 anos, sendo o ideal 10 anos) é um excelente momento para investir para longo prazo. 



Longuíssimo Prazo a bolsa tem tendência de alta 




Como vimos neste gráfico do site Enfoque  no longuíssimo prazo em períodos de mais de 20 anos a bolsa tem tendência de alta. 

Isto é, se deixarmos o dinheiro aplicado por mais de 20 anos a chance de ganhar dinheiro é muito grande. 

Além disso, ainda temos mais chances de ganhar dinheiro na bolsa de valores se tivermos os seguintes cuidados, que são:



Aportes Mensais


Os aportes mensais ajudam a reduzir o risco da sua carteira. Quem colocou toda a sua fortuna em ações em Janeiro de 2020 agora está super preocupado e com uma queda de 30% na sua carteira de investimento. 

Agora, quem vem fazendo aportes mensais não é tão grave, porque nesta altura de crise vem comprando excelentes ações a preços mais baixos com os aportes mensais e reduzindo o preço médio das suas ações. 


Diversificação




A diversificação permite reduzir o risco não sistemático (que é o risco de uma empresa especifica ou de um setor especifico).
É possível reduzir bastante o risco não sistemático com uma carteira entre 8 a 20 ações. A partir de 20 ações já não há praticamente nenhum beneficio em diversificar. Essas ações devem ser de setores diferentes. 

A diversificação também permite que se uma ação entrar em recuperação judicial você apenas perca uma parte do dinheiro investido e não todo o seu dinheiro. 

Já o risco sistemático (que é o risco do mercado) não é possível reduzir. Mesmo que você tive-se 100 ações a sua carteira de ações teria caído mais de 20% nesta crise. 




Conclusão


Para investir na bolsa com sucesso você deve tomar as seguintes atitudes:
  • Ter uma reserva de emergência
  • Ter uma reserva de oportunidade
  • Focar no longo prazo (mínimo 5 anos, o ideal são 10 anos)
  • Fazer aportes mensais
  • Diversificar



Nota: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado financeiro, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e aprender máximo de educação financeira e investimentos para fazer boas escolhas.


 

Compartilha no WhatsApp ou Facebook, mostre o blog para um amigo!


4 comentários:

  1. A bolsa já está em 66k se segurem, estamos ladeira abaixo e a caça aos filhos do Bull Market já aniquilou quase todos, não vejo muitos You Tubers de finanças animados, já vi nego até chorando na televisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Surfista Calhorda, obrigado pelo comentário.

      A queda tem sido muito grande e rápida, assustou muita gente, muitas dessas pessoas saíram da bolsa. Muitos YouTubers de finanças ficaram bem desanimados.

      Eu continuo aqui com os meus projectos na internet, meus sites e meu canal do youtube, tentando passar uma mensagem de esperança no longo prazo. Tento passar ensinamentos da filosofia de Buy and Hold, mesmo em momentos difíceis.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  2. hahaha...e ainda tem gente que me critica por mandar todo meu dinheiro par ao exterior e só ter dólar. Jamais o Brasil vai voltar a um EWZ de 99. Jamais. Daqui 10 anos o dolar estará em 15 reais, isso se real ainda existir=. Saiam dessa e invista só em dolar gente, não estao vendo nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário.

      A situação no Brasil está complicada o EWZ (aproximação do Ibovespa em Dólares) tem 12 anos que só cai (desde 2008 até 2020, teve mais de 77% de queda).

      Já que tivesse investido desde 2009 até 2020 num índice que tivesse acompanhado a bolsa americana ou em ações Americanas teria muito dinheiro em dólar mesmo com está queda de agora (S&P500 subiu 2009 até 2020 mais de 258%).

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir