Carteira de Dividendos: Usando o Caixa Acumulado! - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

terça-feira, 7 de abril de 2020

Carteira de Dividendos: Usando o Caixa Acumulado!

Descubra que ações eu comprei para a Carteira de Dividendos usando o caixa acumulado. Veja qual foi a rentabilidade março de 2020.


Nota: As ações aqui faladas, são apenas exemplos didáticos, não representam indicação de compra/ venda/ manutenção! 

No dia 13 de Julho criei uma carteira de ações de dividendos baseada no Livro Faça Fortuna com Ações - Décio BazinIrei acompanhar todos os meses,  para ver o resultado no longo prazo!



Carteira de Dividendos - Fechamento de Março de 2020



  • Começamos nossa carteira com 99.976,67 reais, já aportamos 33.918,68 em ações e mais 4.024,92 reais num investimento que acompanhe o CDI (Fundo DI, CDB liquidez diária ou Tesouro Selic) ou seja, investimos 137.920,27 reais. 
  • Atualmente com a rentabilidade que tivemos e os dividendos recebidos estamos com 163.855,05 reais.
  • A rentabilidade no período com os dividendos foi de 18,80%, bem acima do Ibovespa que teve no período -4.67% de rentabilidade.



Carteira de  Dividendos - Gráfico da Rentabilidade


  • Atualmente a carteira está com uma rentabilidade de 18,80% bem acima do Ibovespa que é de -4.67%.


Carteira de Dividendos - Gráfico Evolução Patrimonial


  • Dinheiro investido na carteira é de 137.920,27 reais, atualmente a carteira está com um patrimônio 163.855,05 reais.  


Carteira de Dividendos - Composição da Carteira  em Março de 2020



  • Composição da Carteira neste momento está em 82% em Ações e 18% num investimento com liquidez diária que renda perto do CDI (Fundo DI, CDB liquidez diaria ou Tesouro Selic). 




Carteira de Dividendos - Valorização Acumulada até Março de 2020




 Os destaques pela positiva foram:
  1. EGIE3        +34,11%    
  2. TAEE11     +31,99%



Os destaques pela negativa foram:

  1. CIEL3        -29,52%
  2. BRSR6     -26,72%
  3. LEVE3      -17,11%



Carteira - Dividendos Acumulados até Março de 2020



Os destaques no pagamento de dividendos foram: 
  1. TRPL4        22,51%
  2. ITSA4         15,80%
  3. TAEE11      15,00% 




Carteira de Dividendos - Compras e Vendas até Março de 2020





O aporte teórico deste mês de 2000 reais foi feito para comprar 450 ações de CIEL3 com o preço de 4,44 reais, com isso a minha posição em ações da CIEL3 aumentou de 450 ações para 818 ações e meu preço médio desceu de 7,32 reais para 6,30 reais. 


Usei parte do dinheiro do caixa para comprar 268 ações de HGTX3 com o preço de 14,88 reais, com isso a minha posição em ações da HGTX3 aumentou de 88 ações para 356 ações e meu preço médio aumentou de 14,28 reais para 14,73 reais.


Usei parte do dinheiro do caixa para comprar 456 ações de ITSA4 com o preço de 8,77 reais, com isso a minha posição em ações da ITSA4 aumentou de 790 ações para 1246 ações e meu preço médio desceu de 10,13 reais para 9,63 reais.


Usei parte do dinheiro do caixa para comprar 173 ações de ITUB4 com o preço de 23,09 reais, com isso a minha posição em ações da ITUB4 aumentou de 272 ações para 445 ações e meu preço médio desceu de 29,50 reais para 27,01 reais.


Usei parte do dinheiro do caixa para comprar 228 ações de LEVE3 com o preço de 17,54 reais, com isso a minha posição em ações da LEVE3 aumentou de 243 ações para 471 ações e meu preço médio desceu de 24,57 reais para 21,17 reais.


Usei parte do dinheiro do caixa para comprar 89 ações de PSSA3 com o preço de 44,92 reais, com isso a minha posição em ações da PSSA3 aumentou de 77 ações para 166 ações e meu preço médio desceu de 51,68 reais para 48,06 reais.


Usei parte do dinheiro do caixa para comprar 335 ações de BRSR6 com o preço de 11,93 reais, com isso a minha posição em ações da BRSR6 aumentou de 278 ações para 613 ações e meu preço médio desceu de 21,53 reais para 16,28 reais.



Conclusão


Enquanto a bolsa de valores foi deixando os aportes de lado no caixa, para usar depois usar.  A medida que os preços das ações sobem o seu DIvidend Yield fica menor. 

Algumas ações que tinham subido muito foi vendendo uma parte das posições para aumentar o caixa. 

Quando surgiu a crise estava com um caixa muito grande de cerca de 26%. 

Com esse caixa aproveitei para comprar excelentes empresas que tinham caído muito de preço e estavam descontadas.  Eu gosto de usar o caixa aos poucos, não todo de uma vez.

A gestão de carteira é muito importante para o sucesso no investimento. 

Actualmente a carteira de dividendos está com uma rentabilidade de 18,80 contra -4,67% do Ibovespa, ou seja a diferença de rentabilidade entre a carteira de dividendos e o Ibovespa é de 23,47%.




Nota: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado financeiro, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e aprender máximo de educação financeira e investimentos para fazer boas escolhas.



 

Compartilha no WhatsApp ou Facebook, mostre o blog para um amigo!


10 comentários:

  1. Egie3 e trpl4 eu tb tenho. Trpl, junto com abev, é a ação mais antiga em minha e como reinvisto os dividendos, meu pm nela é muito baixo.
    Pq vc mantém Cielo?
    Pq itsa ao invés de itub?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário.

      Essas empresas que você tem são muito boas e também boas pagadoras de dividendos.

      Reinvestir os dividendos é fundamental para ter sucesso investindo no longo prazo.

      Em relação, a CIEL3, acredito que agora já não vale a pena vender, acho difícil a ação cair para muito menos de 4 reais, ainda deve ter alguma recuperação.

      Em relação, a ITSA ela tem um melhor dividend yield do que o ITUB, eu nesta carteira tenho as duas, a rentabilidade das duas anda bem próxima, devido a aproximadamente 95% da receita da itsa vem do itub.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
    2. Eu perguntei sobre a cielo pq investi nela entre 2011 e 2016. Mas quando começou a ficar claro que a concorrência iria afetar o caixa e a margem da empresa eu parei de aportar e apesar dos fundamentos da empresa se manterem robustos tava claro que o mercado que ela atua tava ficando complicado. Fui vendendo aos poucos em 2016, pra tirar "o meu", e em 2017 já tinha vendido tudo.
      Hoje acho que, pelo resultado que a empresa ainda apresenta, tá valendo o risco. Mas como há nesse momento empresas com bons fundamentos "baratas", vou deixar cielo mais pra frente.
      Em relação a itsa, me incomoda o duplo custo. A holding tem um custo pra manter suas operações. Vc compra ações da holding que compra do banco (95% dela é itub). Prefiro comprar ação do banco diretamente.

      Excluir
    3. Olá, obrigado pelo comentário.

      Fez muito bem em vender a CIEL3 em 2017, quando começou a aumentar a concorrência, que levou a perda das vantagens competitivas.

      Ao vender suas ações se livrou de um problema e não perdeu dinheiro, ainda pode investir numa empresa em melhor estado.

      Eu nesta carteira, apenas usei critérios quantitativos (indicadores de balanço e de preço) para simplificar.

      Para complementar devia ter usado critérios qualitativos como analise da gestão, vantagens competitivos, concorrência, sector, riscos e oportunidades, se tive-se feito isso, a Cielo não estaria na carteira.

      Outro ponto foi mostrar que mesmo com alguns erros, usando uma estratégia e uma carteira de ações é possível aumentar o patrimônio e a renda passiva com o passar dos anos.

      Em relação a ITSA e ITUB acho as duas excelentes! Gosto muito das duas.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  2. Tenho cielo a pm de 22 reais, mas depois disso nem quis fazer pm e pretendo vender se voltar a uns 10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário.

      A CIEL3 foi um exemplo de uma empresa que se tornou uma "armadilha de valor, começou a perder os fundamentos e teve uma queda gigante, perdeu mais de 80% do seu valor de mercado, já não deve voltar nos preços de há 2 anos atrás.

      Fez bem em não ter feito preço médio na CIEL3, como ela perdeu fundamentos, se tive-se feito preço médio teria perdido muito mais dinheiro.

      Quando é assim, melhor aplicar o dinheiro dos aportes em outra empresa que esteja com bons fundamentos.

      A melhor decisão teria sido vender, logo quando ela começou a perder os fundamentos há 2 anos atrás.

      Acredito pode recuperar alguma coisa, mas não será fácil chegar nos 10 reais.

      É a minha opinião, não é recomendação.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  3. Incrível, com o aporte do caixa você conseguiu aumentar significativamente o seu número de ações, isso só reforça a importância de ter um % da carteira em liquidez, para aproveitar esses momentos de queda.

    Essa pandemia me fez refletir sobre isso, estarei revendo minha alocação de ativos e em breve compartilharei no meu Blog.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Colheita de Dividendos, obrigado pelo comentário.

      Já há muito tempo que tenho aportado no caixa, quando comecei a achar a bolsa de valores ficando cara.

      Além disso ainda vendi partes das posições de HGTX3, CCRO3, EGIE3, ITSA4, TAEE11, TRPPL4 (não vendi dinheiro nenhuma posição inteira, apenas partes para balancear a carteira, sempre abaixo de 20 mil por mês, por causa do imposto).

      Isso me permitiu vender por preços mais altos e agora ter dinheiro para recomprar a preços mais baixos.

      Agora, quem não gostar de vender, pode simplesmente quando achar que a bolsa está cara, começar a colocar os aportes no caixa, e assim formará uma boa reserva de liquidez para as crises. Já funciona bem.

      Ter uma reserva de liquidez é fundamental ainda mais no Brasil, de volta e meia, tem uma correcção na bolsa, já teve só últimos 3 anos Joeslay Day, depois greve dos caminhoneiros, agora o coronavírus (este foi no mundo inteiro).

      Vou ler o seu post sobre a alocação de ativos.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  4. Ótima postagem.

    recentemente postei minha conquista no rompimento da barreira de 5 dígitos do Patrimônio. Que feito maravilhoso.
    É só o começo.

    Abraços,
    S&P
    https://simpleseprospero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simples e Prospero, obrigado pelo comentário.

      Parabéns pela meta financeira alcançada!

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir