Selic a 3%: O que muda nos meus investimentos? - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

domingo, 10 de maio de 2020

Selic a 3%: O que muda nos meus investimentos?

Selic a 3%


Descubra o que muda nos meus investimentos com a selic a 3% por ano. Veja o que irá acontecer. 




O que é a Selic?

A sigla Selic quer dizer Sistema Especial  de Liquidação e Custodia. A Selic é a média de juros que o governo do Brasil paga por empréstimos tomados das instituições bancárias. 



O que muda com a Selic em 3%?

Com a selic em 3% os investimentos que seguem a selic que são o Tesouro Selic e também os investimentos que seguem o CDI que são os fundos DI e o CDB de liquidez diária passam a render menos.


Rentabilidade do Tesouro Selic com a Selic em 3%

Rentabilidade bruta do Tesouro Selic: 3% ao ano.

Rentabilidade Liquida (retirando 15% imposto de renda  e taxas do Tesouro Direto) : 2,30% ao ano 

Rentabilidade real (descontando a inflação de 2%) 0,30% ao ano (aproximadamente)



Rentabilidade do CDB ou Fundo DI  com rentabilidade de 100% do CDI


Para este calculo eu vou aproximar a rentabilidade de 100% do CDI a 3% ao ano 

Rentabilidade bruta do  CDB ou Fundo DI com rentabilidade de 100% do CDI: 3% ao ano.

Rentabilidade Liquida (retirando 15% imposto de renda) : 2,55% ao ano 

Rentabilidade real (descontando a inflação de 2%) 0,55% ao ano (aproximadamente)




Rentabilidade Real inferior perto de zero!

Como vimos anteriormente pelos cálculos, a rentabilidade real da renda fixa pós-fixada com liquidez diária fica perto de zero ( bem inferior a 1% ao ano). 



Para que serve a renda fixa com liquidez diária?


A renda fixa com liquidez diária serve para dois objectivos, que são:


  • Reserva de Emergência - é um dinheiro que fica guardado no Tesouro Selic, CDB ou Fundo DI  que serve para ser usado nas emergências graves e que evita que por exemplo você precise de contrair empréstimos a taxas altas de juros quando acontecer alguma emergência grave. 

  • Reversa de Oportunidade - é um dinheiro que fica no Tesouro Selic, CDB ou Fundo DI que serve para ser usado em oportunidades de investimento, como por exemplo, quando as ações ou os fundos imobiliários de excelente qualidade ficam a um preço barato, bastantes descontados em relação ao seu valor intrínseco. 

A renda fixa com liquidez diária não serve para enriquecer no longo prazo. Os melhores investimentos para enriquecer no longo prazo são ações, fundos imobiliários, REITs, Stocks, ETF. 

Amazon Klndle Unlimited


O que muda nos investimentos com a Selic a 3%?

Não muda nada, com a selic a 3% ou a menos, você precisa de ter uma reserva de emergência de 3 meses a 12 meses num Tesouro Selic, Fundo DI, ou CDB, para ter uma segurança financeira. 

Também precisa de ter uma reserva de oportunidade em CDB, Fundo DI ou Tesouro Selic, para caso apareçam boas oportunidades na bolsa de valores.

Então, não muda nada, apenas a sua rentabilidade real nestes investimentos (renda fixa pós-fixada com liquidez diária) fica um pouco menor. 

Não vale a pena inventar e deixar a reserva de emergência ou oportunidade em fundos imobiliários (mesmo que seja em fundos imobiliários de papel) uma vez que estes investimentos apresentam uma maior volatilidade e quando precisar do dinheiro pode acontecer uma boa queda e você retirar menos dinheiro do que investiu. 

Cada vez mais, para enriquecer você vai precisar de ter uma parcela de investimentos para longo prazo como ações, fundos imobiliários, REITs, Stocks, ETFs. 


Conclusão

Com a taxa Selic a 3% a rentabilidade real (descontada inflação, taxas e imposto de renda) do Tesouro Selic, Fundo DI e CDB de 100% do CDI fica quase zero (muito abaixo de 1% ao ano).

Apesar destes investimentos terem uma rentabilidade real quase zero (muito abaixo de 1% ao ano) ainda são lugares indicados para deixar a sua reserva de emergência e a sua reserva de oportunidade.  

Outro ponto que quero destacar para enriquecer no longo prazo, você precisa de ter uma carteira de investimentos com um ou mais destes tipos de investimento que são: Ações; Fundos Imobiliários; REITs; Stocks; ETFs. 

Amazon Prime


 

Nota: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado financeiro, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e aprender máximo de educação financeira e investimentos para fazer boas escolhas.




 

Compartilha no WhatsApp ou Facebook, mostre o blog para um amigo!


2 comentários:

  1. A essa altura do campeonato a taxa anual de 0,25% da B3 já está pesando no tesouro selic. Meus novos aportes na reserva de oportunidade/emergencia vao pra CDB 100% CDI. Para aplicacao até 1 ano a poupança já é melhor que o tesouro selic, é de se pensar tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário.

      É verdade, com a taxa anual de 0,25% a rentabilidade do tesouro selic que é pequena, fica ainda menor.

      Existem alguns bancos com balanços seguros e lucrativos que tem CDBa de 100% CDI, com liquidez diária.

      Eu mesmo uso esses CDBs para minha reserva de emergência, rendem mais do que o tesouro Selic, ainda tem a vantagem de ter liquidez diária (D+0) enquanto o tesouro Selic tem liquidez D+1.


      Abraço e bons investimentos.

      Excluir