Dividendos 2023: Como Viver de Dividendos e Alcançar a Independência Financeira - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

sábado, 7 de janeiro de 2023

Dividendos 2023: Como Viver de Dividendos e Alcançar a Independência Financeira

Descubra como viver de dividendos e alcançar a indepência Financeira. Saiba qual é a grande vantagem para atingir a Indepêndica Financeira com a estratégia de Dividendos,  quer seja com Ações de Dividendos, Fundos Imobiliários ou ambos. 



Como viver de dividendos e alacançar a Indepêndencia Financeira


Basicamente a estratégia é bem simples você define o valor que quer por mês de dividendos, depois multiplica esse valor por ano e depois escolhe um valor de Dividend Yield para dividir por esse valor esse valor (fica entre 6% numa estimativa mais agressiva e 4% numa estimativa mais conservadora).


Exemplo 1: Quer ter uma renda de 5.000 por mês multipla por 12 meses fica com 60.000 por ano (5.000 vezes) com Dividend Yield de 6% precisa de 1.000.000 de patrimônio para ter essa renda (60.000 / 0,06)

Exemplo 2: Quer ter uma renda de 5.000 por mês multipla por 12 meses fica com 60.000 por ano (5.000 vezes) com Dividend Yield de 4% precisa de 1.500.000 de patrimônio para ter essa renda (60.000 / 0,04).

Os calculos são bem simples e faceis de fazer poderá, utilizar para esta estratégia Ações, Fundos Imobiliários, FI-Infra e até o próprio Tesuro IPCA (fase de acumulação usar o que acumula os juros, Tesouro IPCA Principal e depois na fase de usofruto suar o com juros semetrais, Tesouro IPCA com juros semestrais, já que este paga uma premio acima da inflação).

Sempre aconselhavel, mesmo na fase de usofruto reinvestir uma parte dos dividendos recebidos, para a sua renda sempre ir aumentando acima da inflação.




Qual a grande vantagem da estratégia de Dividendos


Vamos supor que a sua meta era ter 1 milhão de reais, e no final de 2021 você já tinha alcançado 500 mil reais (ou seja 50% do seu objetivo), provavelmente com as quedas das ações e dos FIIs este ano seu patrimônio baixo para 400 mil reais (ou seja agora você apenas esta a 40% do seu objetivo). 

Provavelmente, agora você se sente demotivado e com vontade de deisistir ou colocar tudo em renda fixa. Afinal, você já estava no meio do caminho a 50% do seu objetivo e voltou parte trás um pouco esta a 40%, mesmo que você não tenha vendido e possa se dizer que essa perda é psicologica pois ainda não foi realizada. A nível psicologico a pessoa fica desmotivada. Isso é um grande obstaculo no caminho para indepêndencia financeira. 

Agora, vamos supor outra situação, seu objetivo era ter 5000 reais de reais mensal (60.000 reais por ano). No final de 2021, você tinha atingido 30.000 reais de renda passiva por ano (2.500 reais de renda por mês na média), ou seja, você tinha atingido 50% do objetivo. 

Mesmo com as quedas da ações de dividendos e dos FIIs, você continuou aportando e reinvestindo os dividendos agora no final de 2022 ganhou 36 mil reais de renda passiva por ano (3.000 reais por mês), ou seja agora você esta 60% do seu objetivo, recebe 36 mil por ano e o seu objetivo são 60.000 mil.

O seu patrimônio, este ano caiu e esta no negativo, mas olhando para o seu objtivo de viver de dividendos e ter 5.000 reais por mês de renda passiva, você esta contente e motivado afinal saiu de 2.500 reais por mês (50%) para 3.000 reais por mês (60%) esta bem mais perto do seu objetivo.

Ainda tem outra grande vantagem como as ações de dividendos e os FIIs cairam de preço esta com um Dividend Yield muito maior, ou seja, com os novos aportes mensais e o reinvestimento dos dividendos geram muito mais renda passiva, o que é uma grande vantagem.

Ainda digo mais, na estratégia de viver de renda e chegar no objetivo dos 5.000 reais por mês, se as ações de dividendos e os FIIs ficassem nestes preços muitos anos, em crise, você chegava muito mais rápido nos 5.000 reais, já que ambos (ações de dividendos e FIIs) estão com Dividend Yield muito mais alto, o que quer dizer que cada novo aporte e reinvestimento dos dividendos gera muito mais renda do que anteriormente o mesmo aporte. 

Normalmente, a renda passiva sempre cresce ano após ano, o que é muito motivador.

Dividendos 2023




Conclusão


Estratégia de viver de dividendos (por exemplo 5.000 reais por mês) mais motivadora, já que a sua renda passiva se aportar e reinvestir os dividendos, cresce ano após ano.

As crises são boas para a estratégia de viver de dividendos já que com os novos aportes e o reinvestimento de dividendos permite comprar ações de dividendos e Fundos Imobiliários com Dividend Yield muito maiores o que gera mais muito mais dividendos do que anteriormente com os mesmo aporte.

Cada ano que passa fica mais perto do seu objetivo. 



Um comentário:

  1. Eu já desisti de viver de dividendos no Brasil. Moeda fraca, rs.
    Abraço

    ResponderExcluir